Book x Movie - Um amor para recordar

Hey galera, há um tempo atrás me foi dada a oportunidade de ler o livro "Um amor para recordar", do autor  Nicholas Sparks (resenha aqui), o qual eu já era apaixonada pelo filme, mas vou ser justa: o livro é muito diferente do filme em quase toda a sua narrativa a começar pelo os acontecimentos: no livro os fatos se passam nos finais dos anos 50 e no filme em tempos mais atuais, meados dos anos 90 por assim dizer já que o ambiente apresenta um ar mais atual.


E há mais diferenças: Landon e Jamie por exemplo, se aproximam de um forma bem diferente: no livro ele a convidada para ir ao baile em homenagem aos ex-alunos da escola, enquanto no filme há uma série de acontecimentos até eles se aproximarem, como o fato dele a procurar para lhe pedir ajuda com a peça. Peça essa que é sua "detenção" pelo acidente ocorrido nas docas, lembram? Pois bem, no livro Landon se inscreve por livre e espontânea vontade para as aulas de teatro a fim de escapar de outras disciplinas às quais ele não tem afinidade, mas quando é o escolhido para o papel principal também tem a peça como sua "detenção".

Claro que as diferenças entre o livro e o filme não são só essas, são inúmeras, onde os fatos mais importantes acontecem de formas bem distintas entre um e outro, mas não posso negar: eu amo os dois, tudo em ambos é perfeito, um não diminui o outro apesar das grandes diferenças. A essência da história é a mesma, o sofrimento e as lágrimas derramadas por nós, leitor ou espectador também é a mesma, neste caso, dimensionar qual dos é melhor é difícil e acho que esse é um caso especial, na maioria das vezes os livros superam os filmes e aqui isso ocorreu diferente talvez pelo fato do filme ter captado apenas a essência da estória, personagens e cenário e de uma forma diferente não alterou em nada o livro.

Aqueles que ainda tinham dúvidas de que ler o livro iriam se decepcionar com o filme podem ficar tranquilos, porque a emoção em ambos corre solta e há lágrimas para dar e vender. Só aconselho não fazer o mesmo que eu, que logo que terminei de ler o livro corri para assistir filme, passando o final de semana em prantos e sensível.

13 comentários

  1. Pelo jeito o livro parece muito melhor, mas os dois ainda são bem emocionantes!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li o livro, só assisti ao filme e é um dos meus preferidos *-*

    ResponderExcluir
  3. Ai o filme eh totalmente perfeito!!!..toda vez q eu vejo não consigo naum chorar!!!!!!..eu tenho o livro mais ainda naum tive a oportunidade para ler...listinha grande sabe?!..hehehe

    bjus

    ResponderExcluir
  4. Que bom eu ja assisti o filme e fiquei um pouco desanimada pra ler o livro mas agora estou pensando em ler!

    ResponderExcluir
  5. Næo tive a mesma opinião, como assisti ao filme primeiro, quando fui ler senti falta dos muitos detalhes que o diretor com certeza refinou. O livro foi muito bruto e sem emoção pra mim. É um livro ótimo, mas me faltou aquela sensibilidade do filme, entende?
    Beijos,
    Booksworld.co.cc

    ResponderExcluir
  6. Ai o filme é maravilhoso e o livro ta aki na estante só falta eu ler, mas estou meio sem tempo T-T

    ResponderExcluir
  7. Sempre fico com um pé atrás pra ler os livros do Sparks cujos filmes eu amo. Até hoje não li Diário de Uma Paixão e continuo com medo de ler Um Amor Pra Recordar.
    Um dia eu consigo! HAHA

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  8. EU QUERO ESSE LIVRO
    NOME LUCAS DE FREITAS PEREIRA
    EMAIL FREITAS.LUCAS98@GMAIL.COM
    TWITTER WWW.TWITTER.COM/LUCASFREITAS000

    ResponderExcluir
  9. Eu não li o livro, então não posso falar muita coisa, o filme é lindo, por mais que seja bastante triste, o amor deles é enorme e igualmente lindo :D Gostei.

    ResponderExcluir
  10. Estou ansiosa para ler este livro, parece muito bom mesmo!
    Parabéns pelo blog, muito legal!
    Depois se vocês quiserem visitar o meu... e se puderem segui-lo também eu agradeço.. Já estou seguindo o de vocês :)
    Bjs
    Jade

    ResponderExcluir
  11. AMO AMO AMO de paixão esse filme! Já tenho o livro e não vejo a hora de lê-lo *.*
    Ótimo post ;D

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei do filme mas não achei grande coisa. O livro ainda não li então...para mim tanto faz!

    ResponderExcluir
  13. Na época que eu li Um Amor pra Recordar o nome não era nem esse ainda. Era alguma coisa tipo, Verão Inesquecível, algo assim. Mas eu me lembro que tinham coisas bem diferentes sim. A começar pela época, mas tinha uma narrativa tão bela, tão antiquada, suave... Foi um dos primeiros livros que eu chorei lendo... E isso é muito, MUITO difícil!

    ResponderExcluir