Título: Pacto Secreto
Série: História Secreta
Autora: Eliane Quintella
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Edição: 1
Ano: 2011
Páginas: 357
Avaliação:

Sinopse: Três regras haviam sido reveladas à Valentina. Mas, ela não sabia se existiriam outras regras que teriam sido ocultadas. Tinha certo em seu coração que precisava ter seu pedido atendido. Era o que havia de mais importante. Precisava decidir se assinaria ou não o pacto. É a pergunta que não se cala.
Será que Valentina deveria assinar o pacto sem ter certeza do que estava em jogo? O que realmente assumiria se assinasse?
E você, assinaria o pacto? Em troca, teria o que pedisse. Poderia ser qualquer coisa...
Essa será uma das resenhas mais difíceis para mim.
Primeiramente gostaria de parabenizar a autora Eliane Quintela pela coragem de desenvolver uma estória com essa temática.
Bom, desde o início da leitura eu venho "lutando" contra o tema... E tenho certeza que isso interferiu na minha crítica.
Mesmo lendo com a maior impessoalidade que consegui, não foi suficiente. A história desperta temas, conceitos e fatos bem interessantes e intrigantes, para alguns, porém, há alguns questionamentos que, pelo menos pra mim, são completamente desinteressantes, pode me chamar de hipócrita, medrosa, o que for, mas mesmo estando no "ramo" da ficção literária, existem conceitos que não aceito, mesmo sendo fictícios.
Tina é uma personagem que já tem tudo, e quando eu digo tudo, é tudo mesmo, ela é bonita, saudável, rica, bem sucedida, inteligente, tem amigos e família leais... e muito mais, mas como a maioria dos seres humanos, não se contenta... Uma culpa consome nossa protagonista e esse é o motivo do pacto... Mas não é só isso, Tina é muito esperta e perspicaz, quer dizer, mais ou menos... O foco de Tina muda, e o Pacto é só uma desculpa para ela enganar o Diabo, pelo menos foi isso que achei na maior parte da estória...
Mas não vou mais contar nada, se não perde a graça... Mas preciso enfatizar a teoria de "céu" que a autora desenvolve, que por sinal são as partes que achei mais interessantes no livro, o "Paraíso Celestial" descrita pelo pai (morto) de Tina em suas conversas imaginárias... ele descreve o lugar e os espíritos que lá habitam, fala também da evolução desses espíritos: "...onde estamos reinam os mais puros e belos ideais. Não há espaço para nada que seja pequeno, menos evoluído." (P. 70)
Agora sobre o "Enviado"... Estou citando ele somente por ter sido consumida por uma curiosidade tremenda de como esse ser tão belo (que nas descrições só visualizei os Irmãos de IAN) e digamos, atraente e sedutor, tornou-se um "mensageiro" do diabo...
Eu poderia concluir essa resenha com um daqueles meus discursos de "leia você mesmo para tirar sua própria conclusão"... Mas vocês já sabem. (rs)
Boa Leitura!
Agora sobre o "Enviado"... Estou citando ele somente por ter sido consumida por uma curiosidade tremenda de como esse ser tão belo (que nas descrições só visualizei os Irmãos de IAN) e digamos, atraente e sedutor, tornou-se um "mensageiro" do diabo...
Eu poderia concluir essa resenha com um daqueles meus discursos de "leia você mesmo para tirar sua própria conclusão"... Mas vocês já sabem. (rs)
Boa Leitura!
Oii,
ResponderExcluirO último livro que eu li foi este, eu gostei do livro e acho o mesmo que você em relação á coragem da autora por escrever um livro que fala e "discute" sobre. Mas primeiramente antes de ler o livro eu mesma tive que ter certeza que eu não teria nenhum preconceito, em fim, que saberia separar que o livro era somente uma ficção.
Beijos, ótima resenha.
Cartas para Ficção
Fiquei sem saber se você gostou ou não do livro, mas não sei se leria algo com esse tema.
ResponderExcluirCaso encontre em algum sebo, farei questão de comprar e tirar a prova.
Beijos
Oi ..
ResponderExcluirJá li o livro e achei bem interessante. Concordo com você em relação a "coragem" que a autora teve em desenvolver um tema deste tipo. Mas enfim, eu até que gostei da leitura. Estou aguardando o segundo volume para ver o que acontece, rs.
Ótima resenha!
Amigo do Livro
http://www.amigodolivro.blogspot.com/
Bem fiquei curiosa,vou procurar le lo em breve
ResponderExcluirNossa... fiquei ate curiosa ma snao leria esse livro nao.
ResponderExcluirkkkkkk
Primeiro pq ia bater um medo, depois pq talvez eu ficasse um pouco paranoica. kkkk
Esses livros nao me chamam a atençao, acho que talvez por eu ser religiosa e tals.
Mas enfim... nao gostei mt nao...
bjim
Eu entendo quanto foi dificil fazer essa resenha, porque também estou lendo esse livro e posso afirmar que ele é muito bom, eu adorei!
ResponderExcluirSou um pouco medrosa em relação a esse tipo de coisa (rs). Estou lendo esse livro pq eu sou muuuito curiosa (hehe). Ainda tô no comecinho, estou gostando. Ótima resenha!
ResponderExcluirBisous
Nossa eu já li pacto secreto, e também adorei, o livro te envolve de uma tal maneira que você fica cada vez mais curioso pelo final. E a Eliane é uma querida, supre atenciosa.
ResponderExcluirBjo!!!
Sabe q li muiitas resneha boas desse livro e estou encantada pelo fato da Eliane entrar de cabeça nessa tematica. Estou ansiosa para ler e acredito que irei gostar bastante, pela sua resenha vi q existem alguns pontos dos quais temos q nos despir antes de começar a primeira pagina e acho q estou pronta, o livro e a sinopse me encantaram...a unica coisa q achei d negativa foi o fato da protagonista ter uma vida perfeita, acho muito cliche, mas pela sua resenha pude perceber q é exatamente isso q move o sentido da historia.
ResponderExcluirABraço
Infelizmente ainda não o li, mas estou morrendo de vontade, pois gosto de todas as resenhas que leio dele. Bjs, Rose.
ResponderExcluirAinda não li.. o livro parece ser bem interessante..espero ter a oportunidade de ler! Como sempre adorei o post!
ResponderExcluirPela sua resenha, achei bem intrigante o livro.
ResponderExcluirTenho uma certa curiosidade até em saber como é a história mesmo, pra tirar minha conclusão, como você mesma disse. Mas, não foi um livro que me chamou muito a atenção, geralmente não me interesso por histórias assim.
Olha, sendo sincera eu geralmente tento ler os livros com muita imparcialidade, mas esse nao vai dar esse é um dos poucos livros que eu vi e tenho certeza de que nunca vou ler, por mais que seja ficçao e eu tenha consciencia disso, eu nao consigo aguentar essa tematica. Mas eu tambem acho bem corajoso da parte da autora escolher esse tema!
ResponderExcluirBjs
Humm não sei se gostaria de ler esse livro...
ResponderExcluirVou dar uma pesquisada sobre ele...
Valeu a dica!
wow. fiquei curiosa agora. tipo, é universo criado, totalmente nunca visto antes. Digamos, algo nos que não se baseia em nada.
ResponderExcluirtotalmente interessante!
Fiquei com o ponto de interrogação enorme pela parte do céu..
e pela parte que voce não aceitou..
mas enfim..
beijinhos;
http://addictiveworld.blogspot.com/
Esse livro é super comentado em vários lugares...tenho muito curiosidade para ler, principalmente por parecer misterioso e cheio de aventuras!!!!!!!!
ResponderExcluirbjus