Resenha: Pequeno Irmão - Cory Doctorow



ISBN: 9788501087218
Livro: Pequeno Irmão
Autor(a): Cory Doctorow
Editora: Galera Record
Edição: 1
Ano: 2011
Páginas: 400
Onde compra: Submarino Cultura ou Saraiva
Avaliação:

Sinopse: Marcus, pseudônimo “w1n5t0n”, só tem 17 anos, mas acha que sabe tudo sobre como o sistema funciona — inclusive como passar a perna nele. Esperto, rápido e escolado no mundo da internet, Marcus não tem problema nenhum em enganar os sistemas de segurança da escola. Mas sua vida muda totalmente quando ele e os amigos são presos pelo Departamento de Segurança e levados a uma prisão secreta onde serão interrogados. Lá fora, São Francisco sofre um gigantesco ataque terrorista. Agora, cada cidadão é tratado como um terrorista em potencial. Ele sabe que ninguém vai acreditar na sua história, então só lhe resta uma opção: derrubar o sistema com as próprias mãos. O livro de Doctorow, best seller do New York Times (que avaliou o livro como uma “leitura incrível”), chegou a ser comparada com o clássico 1984, de George Orwell. Pequeno Irmão já foi traduzido para diversas línguas e os fãs são tantos que, pela internet, circulam campanhas de arrecadação de fundos para que o livro seja traduzido em idiomas menores como o birmanês e o esloveno. Cory Doctorow é um dos editores do site Boing Boing, que já ganhou por duas vezes o Weblog of the year.

Pequeno Irmão é um livro inspirador, conta a história de Marcus, um garoto de 17 anos aficionado por tecnologia e que consegue burlar todo método de segurança instalado na escola desde câmeras até  o computador utilizado em aula. Sua outra paixão são os jogos como RPG e ARG. Ele e seu grupo de amigos Van, Darryl e Jolu são jogadores inveterados de Harajuku Fun Madness, um excelente jogo que mistura o mundo real e virtual e é exatamente em fuga da escola para mais uma partida desse jogo que Marcus e seus amigos estarão na hora e no local errado e isso acarretará em grandes mudanças em sua vida por que São Francisco, a cidade a qual eles moram sofre um ataque terrorista e todos os cidadãos que estavam naquela área são suspeitos. Ele é preso pelo Departamento de Segurança Nacional e interrogado, porém ele não se livra tão fácil assim do departamento.

E meus amigos, a vida de Marcus depois da prisão e do interrogatório não fica nada fácil. O departamento não só deixou traumas como usurpou a privacidade de toda a população com seus métodos duvidosos, levando assim o nosso herói a criar uma rede no Xnet, rede “teoricamente” segura onde eles criam diversas formas de contra-atacar o governo.
O livro é eletrizante, é uma mistura de tecnologia onde tudo é explicado de forma minuciosa fazendo o leitor sentir exatamente tudo o que Marcus está executando. A sensação passada ao leitor é que ele próprio está burlando todos aqueles sistemas ou fazendo novas jogadas.

Mas o livro trata também assuntos sérios como terrorismo e o quanto toda essa situação traz traumas irreversíveis à vida de quem foi atingido por esse tipo de ataque, o quanto uma população fica fragilizada e como ela se submete a alguns tipos de situações consideradas absurdas por aqueles que não passaram pelo trauma, mas que também foge ao bom senso, lembrado que o direito de cada um começa onde o seu termina.

Recomendo Pequeno Irmão, um livro brilhante escrito por um autor expert no assunto que nos conduz para uma mente intensa de um jovem que nos leva a uma percepção de que há muito mais coisas neste nosso mundo que ficam invisíveis, mas que nós simplesmente ignoramos que existe. Com uma narrativa inteligente, enredo alucinante e uma pitada de romance por que ninguém é de ferro, “Pequeno Irmão” é incrivelmente fantástico.

12 comentários

  1. Ahhhhhhhh, amei a resenha, só deu mais vontade ainda de ler Pequeno Irmão. O tema é muito interessante e pelo sucesso que está tendo parece realmente ser muito bom. E a capa também é linda. Quero ler em breve *--*

    @HPJulioCesar
    www.pottercave.com
    www.ojovemescritor.com

    ResponderExcluir
  2. Patrícia!
    ão tinha lido nenhuma resenha desse livro ainda e adorei!
    Parece terno e doce.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha! Já ouvi falar sobre o livro, mas nunca tinha prestado tanta atenção nele. E adorei a história, toda baseada em tecnologia, e na inteligência de personagem principal. Deve ser bem interessante mesmo, deu curiosidade e vontade de ler pra saber mais sobre o livro.

    ResponderExcluir
  4. MEu Deus o livro é exatamente o que eu imaginava e muiiito mais. Amei a resenha e acho que ele vai me prender do começo ao fim, a trama parece bem elaborada como tu disse. Acho incrivel quando o personagem possui uma inteligencia q nos deixa abismados, admiro muito essa capacidade dos autores de criarem algo q mostre ao extremo a capacidade de seus personagens.

    ResponderExcluir
  5. Nossa... vc gostou ms do livro hein?!
    achei sua resenha mt boa, super bem explicada.
    Mas nao gosto da capa do livro, realmente é uma capa mt diferente, mas nao achei bonita, nem chamativa...
    A estoria tbm nao em chama a atençao.
    bjim

    ResponderExcluir
  6. Nossa Pat voce parece ter gostando muito do livro, até me deu vontade de ler tambem!!!!
    Muito legal a resenha!!!!

    Bjsssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar desse livro. Quero lê-lo :)
    A capa - na minha opinião - é bem bonita e a estória não deixa a desejar, parece ser boa!

    ResponderExcluir
  8. Resenha linda *--*, realmente só de ler a resenha da vontade de ler! Mas vou esperar minha listinha de leitura diminuir, mas obrigada =PP

    ResponderExcluir
  9. Quando comecei a ler a resenha, pensei se tratar de outro livro, ou melhor filme que tinha visto, mas a hstória é bem diferente e pelo visto muito legal. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, pela resenha já dá pra perceber que é um livro bastante intenso, eu amo livro com jovens que sao genios da informatica, com certeza esse vai pra minha listinha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante da história, bem diferente, mas interessante...
    Adoro tudo que é voltado para o lado da computação, coisas nerds....

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha!!!! Voce me empolgou pra ler esse livro!!!!!

    Bjssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir