Tagarelar do Mix: Entrevista com Maribell Azevedo


Hey galera do bem, depois de certo tempo sem fazer o Tagarela do Mix - e que saudade eu estava dessa coluna - trago hoje para vocês uma entrevista bem interessante com a fofa Maribell Azevedo autora do livro ‘Amor no Ninho’. Na entrevista ela fala um pouco de como surgiu a ideia do livro e sobre seus projetos futuros. 

Mix: Oi Maribell, obrigada por participar da entrevista no Mix Literário. Para começar, fale um pouco sobre você e sua carreira como escritora.
Tive uma infância cercada por livros, fui uma consumidora ávida, porém foi na adolescência que comecei a escrever minhas primeiras histórias. Sempre fui tímida demais para mostrar o que escrevia, então esse projeto acabou ficando arquivado por um tempo. Mas há alguns anos descobri que poderia expor meus textos na internet, sem compromisso. Achei uma ótima oportunidade para mostrar meu trabalho, além de ser um excelente filtro, pois poderia saber a opinião de pessoas que não me conheciam e por isso seriam totalmente imparciais no seu julgamento. Felizmente minha primeira história foi muito bem aceita e depois de muita insistência e trabalho, se tornou Amor no Ninho.

Mix: Sabemos que “Amor no Ninho” é uma história que aborda de certa forma um assunto polêmico: amor entre irmãos. Como surgiu ou em que você se inspirou para escrever esse enredo?
Bem, acho bom esclarecer para quem ainda não conhece bem a história, que não abordo o tema do incesto. Os personagens Marina e Daniel são irmãos adotivos, criados pela mesma família, morando na mesma casa. Minha maior inspiração foi Machado de Assis, na adolescência li seu livro Helena, que também relata uma história de amor entre supostos irmãos e esse tema me emocionou profundamente. Só que como acontece na maior parte dos livros da época, sempre acaba de forma trágica, Então, eu tinha muito o desejo de escrever sobre isso, mas com um final diferente.

Mix: Sobre o seu estilo literário, qual sua a formação e influências? Quais os autores que a inspiraram?
Na minha formação acadêmica, sou museóloga formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Com relação ao meu estilo literário, sou uma romântica e fã de literatura clássica nacional. Então Machado de Assis e José de Alencar são fortes influências. Também adoro romances históricos, literatura fantástica e sobrenatural. Alguns autores que poderia citar são: Marion Zimmer Bradley, Federico Moccia, Carlos Ruiz Záfon, Anne Rice e Margareth Mitchell. Também leio muito poesia, principalmente Fernando Pessoa e Walt Whitman.

Mix: Quais foram as maiores dificuldades encontradas para o desenvolvimento das ideias? E em algum momento pensou em desistir?
A dificuldade era decidir o que escolher pra escrever, porque simplesmente eu tinha ideias demais guardadas dentro de mim e várias circulavam ao mesmo tempo em minha mente, então precisava me concentrar pra decidir o que seria melhor e como conduzir a história. Sim, desistir e continuar arquivando esse projeto foi algo que chegou a passar pela minha mente. Porém surgiu uma insistente leitora que acreditou tanto nesse livro, que se propôs a me ajudar, graças a ela foi que o livro aconteceu. Estou falando da minha grande amiga, irmã e agente Josy Luz. Depois surgiu a Fádia, que se tornou também uma amiga e consultora preciosa. Chamamos-nos as 3 Mosqueteiras, acho que todo mundo conhece o lema: “Um por todos, todos por um”. Rsrs... Porém posso afirmar que Amor no Ninho existe a pedido do público, a história recebeu mais de 180 mil acessos. Sou imensamente grata a todos pelos comentários generosos e positivos.

Mix: Quais foram às dificuldades encontradas para publicar o livro? E qual foi à sensação de ver seu livro pronto para ser lançado no mercado?
Encontrei as mesmas dificuldades de todo autor iniciante nacional, ser ignorada pelas editoras, e-mails sem resposta e coisas do gênero. Continuei insistindo, até que encontrei uma editora que aceitou a parceria. Não tenho como explicar a emoção de segurar o livro nas mãos pela primeira vez, indescritível! Um sonho realizado, com certeza.

Mix: Sua família a incentivou quando você resolveu iniciar sua carreira literária? Exerce alguma outra atividade além de escrever?
Minha família foi a última, a saber, na verdade minha mãe levou um susto, rsrs... Agora que tudo se realizou, eles me apóiam e torcem muito por mim. No momento minha ocupação é continuar escrevendo a continuação de Amor no Ninho, arrumar minha casa nova, pois acabei de me mudar e criar meu filho, ele sempre virá em primeiro lugar.

Mix: Qual seu grande desafio hoje?
Conseguir me organizar sou uma bagunceira nata, rsrs... Tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, então me esforço por agendar meus compromissos por ordem de prioridade e anoto tudo para não esquecer nada.

Mix: Planos para novos projetos? Fale um pouco deles.
Meu próximo projeto é a continuação de Amor no Ninho, que estou dando uma atenção especial. Mas também tenho planos de desenvolver um romance sobrenatural e uma história de amor envolvendo diferentes classes sociais, na verdade são histórias que já estou trabalhando.

Mix: Uma mensagem para seus leitores.
Sucesso é 1% de inspiração e 99% de transpiração. Sonhar é bom, mas o sonho só se torna real com dedicação, comprometimento e a escolha dos amigos certos para te apoiar. Escrevo sobre amor, porque acredito no amor, pode até soar clichê, mas acredito que precisamos de mais amor em nossos lares, com nossos amigos, em nossa comunidade, enfim no mundo.

Amor no Ninho - Maribell Azevedo
Sinopse: se você fosse escolhida, para ser irmã do amor de sua vida? Num mesmo ninho, podem nascer diferentes tipos de amor. Irmãos por acaso, Marina e Daniel se tornam grandes amigos. O tempo passa e à medida que eles crescem a semente do amor, enraizado em seus corações desde a infância, começa a germinar, desafiando assim as regras impostas por seus pais. Ao tentar viver esse amor, uma inesperada e assustadora previsão, feita por uma humilde anciã, revela que o futuro será traiçoeiro e cheio de armadilhas. Eles estarão preparados, para enfrentar todos os desafios que o destino lhes apresentar? Daniel e Marina uma surpresa, o conflito, um segredo e a oportunidade de viver um “Amor no Ninho”. Adicione no Skoob.



Bem, espero que tenham gostado por que eu adorei e estou louca para ler Amor no Ninho. Maribell foi super atenciosa com o Mix e eu em nome do Mix Literário agradeço essa oportunidade de entrevista-la e ler seu livro, portanto em breve teremos resenha dele aqui no blog.




4 comentários

  1. Adorei as perguntas, Patrícia!
    Agradeço muito o espaço e o carinho que vc me dedicou. Espero que esse seja o início de uma bela e frutífera parceria. Desejo muito sucesso ao blog e na sua vida.
    Bjks,

    Maribell Azevedo

    ResponderExcluir
  2. PATTY! EU ADOREIIII!!! O livro é muito lindo e vale a pena ler. Sei como é dificil lançar um livro e tenho passado pelos problemas citados pela Maribel. Enviei para várias editoras e não tive resposta. A única se se deu ao trabalho de entrar em contato não foi nada gentil. Sei como é trabalhoso, mas vale a pena ir em busca do seu sonho. Fico muito feliz pelo sucesso dela e espero que esse seja o primeiro de muitos livros. Tenho certeza que a Maribel nasceu para brilhar. Sua escrita é emocionante, envolvente e muito doce. SIMPLESMENTE AMEI!!! Ficarei esperando as suas impressões sobre o livro.
    Bjus no core

    ResponderExcluir
  3. Oi Pat,eu não conhecia esta escritora nem seu livro. Mas que capa linda!E o tema é polemico apesar de não se tratar de incesto, como diz Maribell. Acho que ia gostar de ler este livro, pois me identifiquei muito com a entrevista da escritora.
    Adorei, bju

    ResponderExcluir
  4. Muito legal essa entrevista!!! É tão bom conhecer um pouco mais os autores dos livros que lemos!!!
    ainda não conheço essa autora, mas me interessei bastante pelo seu livro e com certeza vai para minha lista de leitura!!!

    Parabens Pat pela entrevista ficou otima!!!!

    Bjssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir