Asas da literatura, 2013, Edição 1ª
"Paris. Um professor da Sorbonne é assassinado e o objeto que ele guardava desaparece. Marselha, três anos depois: uma expedição arqueológica chega à Provença para tentar descobrir se Maria Madalena teria mesmo desembarcado com outros apóstolos na região, como diz a lenda. Os dois fatos inéditos alertam os sagrados, anjos que receberam um corpo para que pudessem sobreviver na atmosfera terrestre desde que começou a Guerra dos Imortais. Eles são os guardiões do segredo que Maria Madalena trouxe da Palestina em uma bagagem extramente preciosa. Entre seres extraordinários, cenários de sonho no sul da França e muita magia, Diana, Anne, Thérèse e Nina vão se encontrar. Cada uma tem uma missão que por enquanto elas mesmas desconhecem. Descobrir qual é o papel delas nessa aventura e se elas vão estar à altura do desafio é apenas o primeiro passo desse caminho cheio de surpresas e emoção que começa com o primeiro livro da série SagradoS - A Aliança de Maria Madalena".
A história começa focada em um único homem: Gilles Sartre, um professor emérito e coordenador do curso de Filosofia da Comunicação da Sorbonne. Ele é o "Eleito" e possui diversas responsabilidades que podem custar muito a ele, inclusive a eleição de seu futuro substituto. Algumas de suas responsabilidades incluem também se proteger de Anakins, que são espectros de anjos rebeldes expulsos do Círculo e ser o guardião de um determinado objeto que pode mudar o curso da humanidade. Conforme a trama se desenrola, observamos que existem diversos núcleos que interagem entre si.
O livro é composto por núcleos de sagrados, templários, magas e a AArmA (Amara Archóelogie, Mythes & Antiquites). Cada núcleo possui um "destino" a cumprir e personagens com personalidades fortes e marcantes. São tantos personagens que chamam a atenção durante o decorrer da leitura que fica difícil falar de cada um detalhadamente.
Um dos pontos fortes da trama é o fato de que apesar de existirem divisões claras entre o bem e o mal, o leitor consegue enxergar através dessas limitações. Por exemplo, existem magas que lutam pelo lado dos bonzinhos, mas que nem sempre suas ações são totalmente corretas. Essas nuances que cada personagem possui nos permite identificarmos com os personagens e concede a eles uma maior humanização.
A construção dos personagens é magnífica: temos mulheres fortes e poderosas na trama, que não se deixam abalar diante de situações difíceis. Algumas mais sedutoras, outras mais ingênuas; homens que representam o próprio príncipe encantado e outros mais ardilosos e até mesmo um pouco assustadores, alguns misteriosos do começo ao fim do livro. Observamos também a relação que um personagem tem com o outro. De alguma forma, seja ela positiva ou não, todos estão conectados.
É difícil para o leitor escolher um único personagem favorito: Yves, Fabian, Taven, Alain, Joseph, Marc, Anne, Khali, Nina, Thérèse, Diana e tantos outros que aparecem no livro são carismáticos ao extremo.
Temos também descrições maravilhosas. A escritora através de sua escrita fluida e ritmada permite que o leitor imagine-se em locais incríveis, como a Abadia de Silvacane, em Provença, ou em Marselha, ou para os fãs de locais mais "exóticos" um deserto e tantos outros. A riqueza dos detalhes mesclada com a qualidade da escrita garante que iremos nos sentir nesses lugares durante essa jornada.
O enredo é muito bem construído: a mistura do sobrenatural com alguns detalhes históricos, a passagem de tempo, os flashbacks, são fatores que trabalharam muito bem juntos e resultaram em uma história sem pontas soltas, que pede ao leitor que preste atenção aos detalhes, como por exemplo, o fato de que alguns capítulos são em primeira pessoa e outros em terceira e a importância disso no quadro geral.
Para os fãs de livros complexos, que possuem mistérios, ação, personagens fortes, um toque de sobrenatural que ainda por cima debate algumas possibilidades históricas, sem dúvida o livro é mais do que recomendado.
"Com uma benção, lhe confio a missão de
encontrar os seres celestes presentes na Terra
desde os primeiros sopros de violência humana.
Os que, como eu, foram chamados de etéreos,
ganharam um corpo e um coração para continuar
a proteger a Criação dos anjos expulsos do Círculo,
os anakins. Achem, cuidem e ajudem os sagrados na construção do Templo."
(p.35)
Não gostei muito dele , pra mim pareceu uma mistura de Dan Brown com Carolina Munhóz '-',e ainda o gênero não é meu preferido :s
ResponderExcluirEsse livro eu passo...
Que pena Jayh. Quem sabe a próxima resenha não desperta o seu interesse?
ExcluirBjkas
Bastante interessante, não sei se gosto da quantidade de personagens, isso não deu um nó na sua cabeça?
ResponderExcluirNo mais gostei bastante, me pareceu ser um livro bem complexo e misterioso.
Não conhecia nem o livro nem a autora, mas vou me inteirar sobre as obras dele. Livros nacionais dificilmente me pegam mas pretendo dar uma chance a esse.
Oi Ieda, tudo bem?
ExcluirO número de personagens não me confundiu, pois cada um deles tem um papel específico e a autora escreve de modo que a história tenha uma coerência ;)
Bjkas
Oi Carol, muito obrigada pelo espaço e palavras carinhosas. Espero que o livro faça muitos outros leitores sonharem acordados com essa viagem inusitada pela Provence. Um grande abraço!
ResponderExcluir;)
ExcluirBjkas
Oi Carol, bom conhecer mais um livro nacional. Aliás, u não conhecia a autora.
ResponderExcluirPor hora não seria um livro para ser lido agora.
Bjs, Rose
Oi Rose, tudo bem?
ExcluirQuem sabe a próxima resenha não desperta o seu interesse?
Bjkas
OI Carol...Nossa que demais esta historia!!! Não conhecia o livro mas fiquei realmente encantada com esta historia, alem de ser de uma autora nacional, amo livros com esta " pegada" e fiquei bem animada com esta sua resenha!!!
ResponderExcluirBeijos!!
Oi Michelli. Fico feliz em saber que gostou da resenha ;)
ExcluirBjkas
Oi Carol. Eu não gostei muito da história, apesar de me lembrar os livros do Dan Brown e eu gostar bastante dele... Não curto muito essa coisa de mistura de religião, história e fantasia. Mas que bom que você gostou!
ResponderExcluirBeijos
Oi Cristiane. Quem sabe a próxima resenha não desperta o seu interesse?
ExcluirBjkas
O enredo parece interessante mas achei confuso esse tanto de grupos e personagens! Concordo com a Cristiane (acima), me lembrou os livros do Dan Brown.
ResponderExcluirNão leria por agora, mas fico feliz de ser mais um autor brasileiro despontando. :)
Oi Amanda. Eu li os comentários sobre o Dan Brown, mas não vi semelhança durante a leitura rs. A escrita e a concepção da trama é bem diferenciada ;)
ExcluirBjkas
Achei bem interessante. Assim como Amanda Péres escreveu, eu também lembrei dos livros do Dan Brown. Seria bem interessante ler um livro com esse tema, discutindo de certa forma sobre religião, o ponto de vista de uma autora brasileira. Será semelhante ao de autores coo Dan ? Ou causará um conflito de ideias entre os dois ?
ResponderExcluirVale à pena conferir ! haha
Oi Andrea, apesar da temática ser parecida com a do Dan Brown a escrita e a construção da história é totalmente diferente.
ExcluirBjkas
Ainda não li este livro, mas ja tenho ele em ebook e pretendo ler em breve!!! Gostei muito da resenha!!! Parabens!!!
ResponderExcluirBjssssssssssssss
Oi Marcilene, tudo bem?
ExcluirQuando realizar a leitura venha aqui nos contar se você achou o livro semelhante com o do Dan Brown ok? rsrs
Bjkas
Outro livro nacional =) Que demais...
ResponderExcluirbom, o gênero eu leio bastante... mas eu costumo escolher bem as leituras, sabes? Com tantas para fazer... mas este parece até legal... vou ver né.. quem sabe.
Oi Karolyne. Espero que leia "SagradoS" e venha nos contar o que achou do livro ok?
ExcluirBjkas