Resenha || Doutor Sono - Stephen Kin


Editora Suma de Letras, Edição 01, 2014
Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder.Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível de sua infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o Doutor Sono.Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela. Uma guerra épica entre o bem e o mal, uma sangrenta e gloriosa história que vai emocionar os milhões de fãs de O Iluminado e satisfazer os leitores deste novo clássico da obra de King.
"QUESTÕES PRELIMINARES
MEDO quer dizer: foda-se tudo e corra.
 - Velho ditado do AA"



Doutor Sono, para aqueles que não sabem é a continuação de O Iluminado. Nesse novo volume Danny já é adulto e sofre o mesmo que o seu pai, tornou-se alcoólatra, ele tenta a todo custo ficar sóbrio e tornar-se assim uma pessoa sã.. Porém Danny é assombrado pelas marcas do passado o que dificulta suas decisões e acaba levando ele a cometer erros que o levam rumo ao declínio; fazendo com que nós leitores, fiquemos em uma devastadora onda de sentimentos e nostalgia diante a história anterior e tudo que Danny já viveu. 

Em dado momento, Danny começa a trabalhar em um asilo onde procura ajudar as pessoas que estão prestes a morrer. Essa é a sua forma de usar seu Dom e manter-se sóbrio e até útil. Nesse asilo há um gato um tanto diferente, já que o mesmo parece possuir um "Dom" também, já que se deita no leito daqueles que estão prestes a falecer; além disso, em dado momento, Danny conhece Abra, uma menina que tem o mesmo Dom que ele. 

"Sim. Ele podia ajudar. Era seu sacramento, tinha sido criado para aquilo...
- Basta você dormir.
(não me deixe)
- Não - Disse Dan. - Estou aqui. Vou ficar aqui até que você durma.
Ele pegou a mão de Carling nas suas. E sorriu.
- Até que você durma - disse."
Pág.472
A coisa já é de todo incomum com toda essa onda sobrenatural, e quando surge Rose, fica realmente pavoroso.. Pois ela lidera um grupo que "suga" uma espécie de energia ou vapor vinda de crianças iluminadas assassinadas e Abra é uma das mais poderosas já vistas .. E isso claro, chama atenção da sua tribo esquisita; já que precisam dessa energia para alimentar os seus! (horrendo de se pensar e ainda mais de se ler!).

"Não era bom, mas a recompensa valia a pena: 
a energia e a vida armazenadasem uma lata de aço. 
Em muitos casos havia até um ganho secundário. 
O vapor erahereditário, e muitas vezes todos na família 
tinham pelo menos um pouquinho." 
pág.148

Esse segundo volume é muito bom, mas ainda assim prefiro o primeiro. Porém não pude deixar de me encantar mais uma vez com Danny, sentir tristeza pelo rumo de sua vida e escolhas.. Torcer por ele; e ficar completamente com os olhos fixos a cada página virada.. Esse livro foi mais um lido em uma sentada só, como a maioria dos "Kings" que eu leio! O autor continua sendo um dos meus preferidos, sinceramente, igual a ele não há! Ao  menos eu não conheço!

4 comentários

  1. Esou louca para ler a continuação com o Danny, ele parece ter ficado com vários problemas depois do seu passado trágico com o pai. E a forma de que ele se tornou bem parecido, com bebidas. Gostei bastante da quote 472, bem intensa as palavras. King é King, o próprio já diz.
    Beijos Karini, ThayQ.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li O Iluminado, nem vi o filme :( tenho muita curiosidade, sei que é um clássico do King e agora que saiu Doutor Sono quero mais ainda por der ler.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li nada do Stephen Kin acho que vou ler Doutor Sono para conhecer melhor sua escrita ouço todo mundo falando muito dele fiquei curiosa pra saber como são seus livro e adorei a resenha!!!!

    ResponderExcluir
  4. Karini!
    Sou bem fã de O Iluminado e de King claro e estou muito curiosa para poder ler Doutor Sono, o enredo é interessante, como sempre em se tratando de King.
    Doidinha para ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir