Editora: Planeta
Páginas: 496
Páginas: 496
*Livro recebido em parceria com a Editora*
Eles se conheceram há dois anos, quando mais precisavam de apoio, e formaram o clube dos incompreendidos. No entanto, algo mudou e agora já não sabem se podem contar uns com os outros. Valéria não sabe se, ao se deixar levar pelos seus sentimentos, pode trair sua melhor amiga; Bruno escreve cartas de amor que não dão resultado; Maria é o patinho feio que busca o seu lugar; Elisabete não está acostumada a ouvir “não”; Raul não quer se equivocar desta vez; e Ester gostaria de gritar o seu amor aos quatro ventos. Amores transbordantes, dúvidas existenciais, segredos inconfessáveis e muita, muita diversão.
A trama gira em torno de um grupo de amigos formado há dois anos e autodenominado o clube dos incompreendidos. Raul, Éster, Bruno, Maria, Valéria e Elisabete são adolescentes que por conta das circunstâncias acabam se unindo. Raul é um garoto popular e bonito, mas a perda prematura do pai o deixa com uma mãe aérea e duas irmãs gêmeas curiosas; Elisabete foi o patinho feio que graças aos hormônios tornou-se uma beldade de parar o trânsito; Valéria é a tímida do grupo, Éster é aquela que quer agradar a todos; Maria ou Meri é a quieta do grupo e Bruno é o fã de videogames, baixinho e com um temperamento esquentado.
Os acontecimentos desse livro acontecem todos em apenas quatro dias, começando pelo sábado e terminando na terça-feira. A história se passa em Madri e o ano é 2011. Valéria nutre uma paixão secreta por Raul e finalmente decide tomar coragem para se declarar. Tudo seria ótimo se Raul não fosse um pegador e Elisabete, a sua melhor amiga, não declarasse que está interessada nele. Valéria então fica quieta mais uma vez sobre os seus sentimentos e assiste de camarote sua amiga tentar de todas as formas conquistar Raul.
O triângulo amoroso é algo comum, mas existem alguns diferenciais nesse livro. Primeiramente, Raul o foco de desejo das garotas não demonstra que está romanticamente interessado em nenhuma das duas. Os primeiros momentos dele com a sua escolhida mais parece se tratar de uma questão de obrigação, por estar se tornando um adulto e é o único homem da família. Por sua vez, a forma como Elisabete vê sua atração/paixão por Raul é um pouco descabida. Em um minuto ela está tranquila, aproveitando a sua beleza para conquistar os rapazes e na outra gira seu foco totalmente no mocinho. Existe uma justificativa para tal ação e a resposta foi surpreendente. Valéria por sua vez é um pouco sem graça. Ela é uma jovem bonita, inteligente, mas sem confiança. E passa a questionar cada movimento dado durante todo o livro.
Em paralelo a esse romance, temos alguns dramas envolvendo Ester, Bruno e Meri. Ester tem uma paixão por seu treinador de vôlei, o Rodrigo. Ele é 10 anos mais velho e tem um ar confiante, além de saber ser encantador quando quer. Ester é a garota que quer agradar a todos, sempre imparcial nas votações, sorrindo quando não está feliz, ela vive para deixar os outros felizes. Essa dinâmica entre ela e o treinador é algo interessante a ser observado, pois muitos jovens acabam desenvolvendo paixões por figuras como professores na adolescência. O problema é quando tal situação saí de algo platônico para algo real e muitas vezes, esses jovens não estão prontos para lidar com isso. Bruno é o garoto que desde o primeiro instante se apaixonou pela Ester, mas nunca teve coragem para assumir tais sentimentos. Agora, ele percebe que precisa amadurecer e ser capaz de declarar-se, mas acaba sendo mais o ombro amigo. Meri é a personagem que mais consegue manter seus sentimentos escondidos. Sabemos que ela está apaixonada por um de seus amigos, mas ela não confessa. É apenas em seu blog secreto que ela consegue colocar em palavras tudo o que sente para não ficar ainda mais sufocada. Sua realidade começa a mudar quando ela e a irmã percebem que o pai, que mora em outra cidade, precisa do apoio das filhas. É quando chega o momento em que ela precisa decidir se quer e pode abrir mão da própria felicidade em prol de seu pai.
"Mas esse pouquinho é muito pra ela. Seus amigos, o clube... e essa pessoa, sua verdadeira razão para seguir em frente. E ainda que seus sentimentos não sejam correspondidos, não imagina a vida sem sua presença." (p.118)
Como pode-se imaginar, o livro é cheio de dramas, paixões e dúvidas, tudo muito comum no mundo adolescente. A história fala do presente, mas também apresenta flashbacks dos momentos em que o grupo começou a se formar, há dois anos. As personalidades tão diferentes umas das outras acabam tornando a leitura rápida e fluida, pois os personagens se complementam.
Existem algumas revelações importantes que vão ser realizadas no decorrer da leitura que acabam fazendo o leitor refletir sobre alguns assuntos mais sérios e polêmicos, mas no geral, é uma trama voltada para o público mais jovem por ser bem descontraída e leve.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um ótimo trabalho. Foram encontrados alguns errinhos de digitação, como por exemplo nas páginas 233 e 409, mas nada que interfira na compreensão do texto. A capa é simples, mas ao mesmo tempo leve e descontraída.
"É possível que o que vai ouvir em alguns minutos a faça sofrer mais, mas precisa saber o que Raul quer." (p.85)Para aqueles que ficaram curiosos com o livro, ele inspirou o filme El Club de Los Incomprendidos, lançado mundialmente no final de 2014. Trata-se de uma adaptação, mas que apresenta os seis protagonistas. O filme foca mais no romance, apresentando mais cenas do mesmo.
É difícil assisti-lo e não pensar em uma versão mais moderna do clássico "O Clube dos Cinco", mas com menos drama e mais romance.

Ester, Eli, Valeria, Raul, Meri e Bruno
Que livro fofo
ResponderExcluirQuero ler porque amei o trailer mais não quero assistir o filme e estragar o livro rsrs
Oi Carol, desta vez eu passo, não me interessei por ele.
ResponderExcluirBjs!
Óla achei este livro bem fofo alem da capa ser uma graça,fiquei curiosa,valeu a dica.
ResponderExcluirbjs
Ooi!
ResponderExcluirIria falar justamente isso me veio logo na cabeça me lembrou ao "O clube dos cinco" que por sinal eu amo! O livro parece ser legal, cheio de draminha adolescente e tudo mais, contudo essa capa.... Aah poderia ser melhorzinha ein? Okay, não irei julgar o livro pela capa. Bela resenha. Bjs xz
Gostei da história e não sabia que tinha adaptação. Deu mais vontade de ler ainda! A trama, mesmo tendo algumas coisas que achei bem clichê, parece ser fofa e rápida de ler. Com romance, drama e muita história boa. Gostaria de conferir.
ResponderExcluirOi Karini! Achei a capa desse livro tão fofa,não sei se capa e nome do livro tem muito haver com enredo pelo que você disse parece que não tem nada haver, mais em algum momento da leitura isso deve ser explicado. Achei a história legal, mas acho que irei baixar o filme para ver :P
ResponderExcluirBjs
Gracinha de livro, parece ter várias idas e vindas e com personagens bem diferentes. Esse livro quero ler com certeza.
ResponderExcluirAdorei essa capa mas acho que essa história não é para mim. Não sou muito chegada a livros que foquem tanto no drama, gosto mais de ação. Mesmo assim, acho que o filme eu gostaria de assistir. Vou procurá-lo.
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro nem o filme, a historia pareceu ser interessante e gostei como mostra cada um dos personagens com seus conflitos, mas não é o tipo de historia que gosto de ler !!
Oi! Acho muito engraçado livros que acontecem em poucos dias, eu acabei de ler um que se passa em uma semana e ja li outros 2 que se passam em apenas 24 horas hahah muito bom! clube dos incompreendidos hahah no minimo curioso. Vou ler o livro e depois ver o filme :D
ResponderExcluirOi!!!.
ResponderExcluirEu adorei a resenha, não sou fã de livros com toda essa cota de hormônios adolescentes não.
Que hormônios a flor da pele ja basta o meu.
Me interessei bastante pela estória, interessante esse triângulo amoroso, diferente eu digo.
Apesar de não fazer meu gênero, irei ler com toda certeza.
Bom Dia.
super fofo o livro e o trailer!!!
ResponderExcluir