Editora: HarperCollins
Páginas: 352
Ano: 2017

*Acervo Pessoal

Faz três meses que os invernianos foram libertados e o rei de Primavera, Angra, desapareceu — graças, em grande parte, à ajuda de Cordell. Meira só quer que seu povo esteja a salvo. Quando a dívida com Cordell força os invernianos a cavar nas minas em busca de pagamento, o que eles encontram é algo poderoso e possivelmente perigoso: o abismo de magia perdido de Primoria. Para Theron, isso é motivo para alegria e esperança — com essa imensa fonte de magia, seria possível finalmente se armar contra ameaças como Angra. Mas Meira sabe que, da última vez que o mundo teve acesso a tanta magia, os resultados foram dramáticos. Então, quando o rei de Cordell manda os dois em uma missão para atravessar os reinos de Primoria e desvendar os segredos do abismo, Meira planeja usar a viagem para conseguir apoio para destruí-lo, o que faria Inverno permanecer em segurança e Theron ficar furioso. Mas ela será capaz de completar sua missão sem colocar em risco aqueles que ama? Mather só quer ser livre. Os horrores infligidos aos invernianos permanecem frescos na memória e em Jannuari, o que deixa o reino de Inverno vulnerável à opressão crescente de Cordell. Quando Meira deixa o reino em busca de aliados, Mather decide tomar a iniciativa e defender a segurança de seu povo. Será ele capaz de reconstruir seu reino e protegê-lo de novas ameaças? Conforme a teia de mentiras e a batalha pelo poder se fecha, Theron luta pela magia, Mather, pela liberdade — e Meira começa se perguntar se não deveria estar lutando não por Inverno mas sim por toda a humanidade.
CONTÊM SPOILERS DO LIVRO ANTERIOR

Gelo e Fogo se inicia exatamente três meses após os acontecimentos do primeiro livro. Após a procura pelo medalhão, Meira descobriu que é mais importante do que imaginava: ela é a rainha de Inverno e tem em suas costas grandes responsabilidades.

Para derrotar Angra foi necessário realizar uma aliança com Cordell, uma aliança que tem um custo alto demais. Para pagar essa dívida, Meira precisa permitir que Cordell explore suas minas, sob o pretexto de encontrar riquezas para pagar a dívida. Mas Meira sabe o verdadeiro objetivo de Cordell: encontrar o abismo da magia.

Como observamos no livro anterior, a magia é um grande condutor do enredo. Quem tem a habilidade e consegue controlá-la pode ter o controle de um reino inteiro ou mais. Então encontrar o abismo da magia, um local que possui tanta magia bruta que poderia destruir um mundo inteiro.

É nesse momento que a trama de certa forma se divide em duas. Enquanto Meira precisa tomar a decisão de resolver por conta própria o assunto do abismo, o Reino ainda está repleto de cicatrizes e traumas por conta dos anos escravizados. Então, Mather precisará tomar a frente da situação e tentar manter o reino em controle, lidando com os traumas do passado e a reconstrução do futuro. 

Meira está aprendendo sobre suas novas responsabilidades, mas é inteligente o bastante para saber que o desaparecimento de Angra não significa que ele foi totalmente destruído. Seus objetivos foram traçados e Meira está mais do que determinada a descobrir as respostas que estão rondando seus pensamentos.

Gelo e Fogo é uma ótima continuação. Com muita magia, aventura e amadurecimento dos protagonistas, de forma que o leitor fica preso a história do início ao final do livro.
“Esta sou eu, quem quer que eu seja quando seguro o chakram. Tanto a rainha racional e cautelosa que me obriguei a ser quanto a garota selvagem e apaixonada que levou o reino a vacilar quando estava à beira da derrota – mas que também o puxou de volta dessa borda. Uma rainha guerreira.”



6 Comentários

  1. Confesso que não li a resenha porque ainda não li o primeiro livro e não quero ler nenhum spoiler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom ver que as personagens amadureceram nessa continuação e que continua cheio de magia e aventura.
    Meira do jeito que está obstinada, conseguirá sim atingir todos os objetivos que pretende.
    Desejo uma semana de muita luz e paz!
    “Para cultivar a sabedoria, é preciso força interior. Sem crescimento interno, é difícil conquistar a autoconfiança e a coragem necessárias. Sem elas, nossa vida se complica. O impossível torna-se possível com a força de vontade.” (Dalai Lama)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Uma continuação cheia de aventuras é magia. O livro tem uma premissa muito boa e com certeza a historia do livro me encantou e espero ler ele em breve. A personagem tem uma personalidade maravilhosa, onde conseguirá lutar pelos seus objetivos e pelo reino, com certeza ela conseguirá isso.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Já faz um bom tempo que quero ler essa série, pois acho a premissa muito interessante.
    E lendo sua ótima resenha, mais certa estou de que vou gostar muito dessa leitura, cheia de magia e aventuras. Ansiosa para conhecer os personagens!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Uma continuação que promete ser cheia de aventuras, dramas e magias. Gostei de saber que a personagem está determinada e querendo conquistar todos os seus objetivos.
    Confesso que não li toda a resenha porque não quero pegar spoilers, realmente quero ler os livros sem nenhum spoilers.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. A forma como a magia foi abordada e a divisão em reinos é muito bacana, a autora mostra que é preciso agir com responsabilidade e que um líder precisa sempre estar atento as verdadeiras intenções de seus aliados, o final deve ser alucinante, um nome para guardar e ter expectativas para os próximos livros.

    ResponderExcluir