Editora: HarperCollins
Páginas: 368
Ano: 2017

Angra está vivo, sua Ruína está se espalhando - e ninguém está a salvo. Meira fará de tudo para salvar seu mundo. Com Angra tentando derrubar suas defesas, ela precisa aprender a controlar sua própria magia desesperadamente - então quando o líder de uma misteriosa Ordem de Paisly se oferece para ensiná-la, Meira agarra a oportunidade. Mas o necessário para impedir a Ruína está escondido em um labirinto subterrâneo, abaixo dos Reinos Estações. Para derrotar Angra, Meira terá que adentrar o labirinto, destruir a própria magia que ela está aprendendo a controlar - e fazer o maior sacrifício de todos. Mather fará de tudo para salvar sua rainha. Ele precisa unir os Filhos do Degelo, achar Meira - e finalmente confessar como realmente se sente. Mas com um plano de ataque que não poupa nenhum reino e uma surpreendente traição em seus ranques, ganhar a guerra - e proteger Meira - está cada vez mais fora de alcance. Ceridwen fará de tudo para salvar seu povo. Angra ordenou a morte de seu irmão, roubou seu reino e a fez prisioneira. Mas quando ela é solta por um aliado inesperado que revela uma verdade chocante sobre o mercado de escravos de Verão, Ceridwen deve agir para salvar seu verdadeiro amor e seu reino, mesmo que isso custe o pouco que ela ainda tem. Enquanto Angra espalha a Ruína pelo mundo, Meira, Mather e Ceridwen deverão unir os reinos de Primoria... ou perder tudo.


"Geada e noite" é o desfecho de Neve e Cinzas e tem como protagonista Meira, uma jovem que já superou inúmeros obstáculos até se tornar essa líder extraordinária que é atualmente.Conforme a sinopse explica, Angra está vivo e seu novo mundo está se expandindo. Como consequência, a Ruína está se espalhando e destruindo tudo de bom no mundo.

É difícil falar da trama quando a sinopse é tão explicativa e qualquer outra informação pode trazer um spoiler. Então, optei por falar um pouco mais dos personagens e suas evoluções do que da história em si.

Meira sem dúvida é a personagem que mais amadureceu durante o decorrer da trama. Inicialmente era uma jovem sem graça, que não se destacava mesmo sendo a protagonista da história, mas que aprendeu a lidar com os percalços e como consequência se tornou mais pró-ativa e valente, demonstrando seu verdadeiro caráter.

Angra é o vilão perfeito, pois consegue aterrorizar a todos mesmo quando não está presente. Apenas por ouvirem seu nome, todos ficam verdadeiramente assustados e suas ações, apesar de vis, tem um objetivo claro e não se desvia dele.

Mather e Ceridwen são personagens interessantes, pois também apresentam certa evolução (não da mesma forma que os outros dois). Mather é o tipo de personagem que faz com que o leitor se apaixone por sua personalidade e ações. Ceridwen, apesar de não ser tão querida, também demonstra que está disposta a defender seu povo custe o que custar.

Existem algumas considerações a se fazer em relação ao final. Honestamente, esperava um pouco mais, especialmente ao grande desfecho. Com a construção da história, a expectativa de uma batalha excepcional foi criada desde o primeiro livro, mas tudo o que conseguimos é uma luta morna, sem muitas reviravoltas ou ação. Talvez tenha sido realmente uma questão de expectativa, mas esperava mais desse final.


11 Comentários

  1. Olá minha irmã tem esta trilogia mais ainda não li,vou tentar ler ainda este ano.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com vontade de ler, valeu pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Tenho suuuuuuuper vontade de ler essa saga.
    Bom ver que os personagens aqui já estão mais maduros.
    Que pena o final ter te decepcionado ;(
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha, bem interessante.

    ResponderExcluir
  5. Olááá..
    Bom não li ainda Neve e Cinzas então evitei ler a sinopse que tem na resenha....mas eu vi que vc falou que ouve uma evolução SOS personagens e eu gostei disso...vc também falou que esperava mais do final mas eu espero que eu goste..adorei a resenha..
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olááá..
    Bom não li ainda Neve e Cinzas então evitei ler a sinopse que tem na resenha....mas eu vi que vc falou que ouve uma evolução SOS personagens e eu gostei disso...vc também falou que esperava mais do final mas eu espero que eu goste..adorei a resenha..
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu li o primeiro livro dessa série, e ameeei ele! E já estou super ansiosa pra saber o desfecho dessa série. A história parece continuar muito boa, só é uma pena que o final não foi tudo que você esperava. Acho que quando eu for ler esse livro, já vou ler sem tanta expectativa...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Karol, tudo bem?
    Eu não li os outros livros, e conheço bem pouco da história, o que me chamou muita atenção foi o fato da personagem feminina ser bem forte e determinada, e saber que ela evoluiu é melhor ainda, mesmo no mundo em que ela vive.
    É uma pena que a luta tenha decepcionado, e a autora não tenha dado um desfecho digno da história. As capas da trilogia são maravilhosas!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu já conhecia essa série porém nunca tive uma vontade de ler. Ao conhecer um pouco sobre a trama me deixou bem curiosa, os personagens são bem interessante, cada um com sua personalidade. Gostei muito desse livro!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  10. Oi Carolina
    Eu sou doida pra começar essa trilogia. Vi tantas pessoas elogiando os livros, e essa história parece ser muito boa!
    E pelo jeito essa trilogia tem personagens bem fortes e muito bem desenvolvidos. A trilogia toda já está na minha listinha =)
    Bjss ^^

    ResponderExcluir