Editora: Paralela
Páginas: 432
Ano: 2017
Um homem atormentado por seu passado. Uma mulher diante da escolha mais terrível de sua vida. Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurence, no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império. Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos. Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.


"O perfume da  folha de chá" é um romance histórico que se passa no Ceilão. Gwendolyn Hooper é uma jovem de 19 anos de idade que conhece Laurence, dono de uma das maiores plantações de chá do Ceilão e se apaixona. Jovem, apaixonada e um pouco ingênua, Gwen acredita que a mudança de país é algo romântico e ir morar no Ceilão será algo extremamente mágico.

Apesar do cenário exótico, da cultura diferente e do local mais rural, Gwen encontra-se completamente isolada. Laurence passa os dias trabalhando e o grande casarão é rodeado de silêncio. Os empregados não são amistosos, em grande parte por conta do cenário político local, onde o povo está cansada de ser explorado pelos britânicos.

Com o passar dos dias, Gwen descobre que o marido esconde inúmeros segredos, inclusive segredos relacionados a sua primeira mulher. Negando-se a responder as questões de Gwen, Laurence vai criando mais e mais um distanciamento entre os dois, que fica ainda mais pronunciado quando outros indivíduos, como a irmã de Laurence, a Verity. Ela é uma personagem ambiciosa, maldosa e sem escrúpulos. Sua felicidade é causar caos e Laurence não faz nada para refrear suas alfinetadas.

A solidão vai aumentando e conforme seu isolamento aumenta, Gwen conta apenas com a aia Navena e com Savi, um pintor local carismático.

Quando Gwen engravida, ela fica radiante. A ideia de ter alguém para cuidar e fazer companhia é maravilhosa, mas os segredos do marido voltam para atormentá-la. É nesse momento que Gwen tomará uma decisão que mudará seu mundo para sempre.

O enredo é muito bem construído e traz personagens complexos, cheios de defeitos e amarguras. Gwen torna-se uma personagem madura rapidamente ao se deparar com uma casa que não consegue chamar de lar e ao perceber que o marido tão carinhoso que conheceu é na verdade, um homem atormentado pelo passado, taciturno e incapaz de se abrir totalmente.
“Ela estendeu os braços e o beijou, sentindo-se dividida. Sua vontade era compartilhar aquela confusão terrível, expor a verdade e se desvencilhar da teia de mentiras antes que se estabelecesse de vez, mas o sorriso estampado no rosto dele a impediu. Depois de vários dias, Laurence estava de volta, não só em termos de presença física, mas emocionalmente também. Gwen foi capaz de se conter e aceitar o abraço, mas sabia que nada voltaria a ser como antes.” (p. 156)

15 Comentários

  1. Olá achei a história bem interessante mais já li muitas pessoas falando que o livro é um pouco arrastado por isso fiquei um pouco desanimada, mas sua resenha me fez ver este livro com outros olhos acho que vou dar uma chance pra ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ja li! Otima resenha e otimo livro

    ResponderExcluir
  3. Parece interessante, boa resenha!!!

    ResponderExcluir
  4. Adoro esses livros com personagens complexos e uma história interessante, bem construída... fiquei curioso!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Não é meu estilo, mas a resenha está ótima!!!
    😍😍😍👏👏👏

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi comentários muito bons sobre este livro. Com certeza está na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  8. Apenas acho que tem um jeitão de livro que requer paciência, mas que no fim vale a pena a leitura
    =D

    ResponderExcluir
  9. Oiii...
    Nunca li um livro nessa época.. .mas confesso que fiquei curiosa com a trama...agora quero muito saber os segredos do marido da protagonista...vc falou bem de livro vou dar uma chance...otima resenha..
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oiii...
    Nunca li um livro nessa época.. .mas confesso que fiquei curiosa com a trama...agora quero muito saber os segredos do marido da protagonista...vc falou bem de livro vou dar uma chance...otima resenha..
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Lindo! Não posso deixar de ler

    ResponderExcluir
  12. Eu estou com bastante vontade de ler esse livro! Eu sou acostumada a ler mais romances de época, não li quase nenhum romance histórico. A história desse livro parece ser muito bem construída mesmo. Acho que eu vou gostar muito da Gwen, ela parece ser uma personagem bem forte. Eu espero gostar muito desse livro também :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Carol!
    Eu já li o livro, e acho que a autora deixou muita ponta solta, parece que a autora se perdeu no caminho e o final não foi tão surpreendente como o começo. Achei a leitura meio lenta, de fato, o enredo é bem construído, mas poderia ter sido trabalhado melhor, assim como os personagens!
    Bj

    ResponderExcluir
  14. Oi Carolina
    Eu não costumo ler tantos romances históricos, eu leio bem mais romances de época. Mas tenho vontade de ler esse livro.
    Eu acho essa história bem interessante, e gostei de saber que o enredo é bem construídos. Eu acredito que vou gostar muito dessa história, e já está nos meus desejados!
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Já li resenhas desse livro. A história é realmente interessante, mostra um tipo de romance de época. Eu quero poder ler esse livro, conhecer outros ambientes.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir