Resenha: Antes de dormir - S. J. Watson


Editora: Record
Páginas: 400
Ano: 2012
*Acervo Pessoal
Christine acorda numa cama estranha, ao lado de um homem com uma aliança no dedo. Sua primeira reação é pensar que se envolveu com um homem casado na noite anterior. Enquanto se esforça para lembrar o que aconteceu, pensando numa provável esposa traída, ela finalmente se olha no espelho. E não reconhece o reflexo. Pelo menos vinte anos mais velho do que esperava encontrar.Então o homem lhe revela algo perturbador: todos os dias, sua memória se apaga sempre que ela dorme. O estranho, seu marido Ben, é obrigado a recontar a vida deles todas as manhãs. Encorajada por seu médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a recuperar suas lembranças. Certa manhã, ela o abre e se depara com quatro palavras assustadoras: “Não confie em Ben”. E passa a se perguntar... Que acidente a fez ficar assim? Em quem ela pode confiar?

Mantendo o ritmo de suspense do início ao fim, Antes de dormir é um inteligente e instigante romance sobre memória e identidade. E sobre o quanto podemos confiar em quem está perto de nós.Cristine é uma mulher sem memória. Cada dia para ela, é como um dia completamente novo, com a desvantagem de não lembrar absolutamente nada do que fez no dia anterior. Basta dormir para que todas as suas memórias do dia, sejam deletadas.

Todas as manhãs ela acórda ao lado de um homem que não conhece, em uma casa que não reconhece ser sua. O medo sempre toma conta ao amanhecer, até que Ben, seu marido, lhe conte o que aconteceu e o porquê de ela não lembrar do passado.
Ben é um homem dedicado, atencioso e cuida de sua esposa desde que finalmente ela conseguiu sair do hospital!

Mas ele não está contando toda a verdade para Cristine. Há muitas coisas que Ben esconde de sua esposa.
Do outro lado da história, surge o dr. Nash. Um homem disposto a ajudar Cristine a lembrar do que aconteceu no fatídico dia em que sua vida mudou para sempre.

Ele então sugere que ela comece a escrever um diário. E que nele, conte tudo o que ela faz durante o dia. Mas que ela não deve contar a Ben sobre isso.
Cristine então passa a escrever sobre seus dias e as remotas lembranças que lhe assaltam. E vai descobrir, que Ben não é exatamente a pessoa que diz ser, que ele esconde mais coisas do que ela supõe, e que ela não pode confiar em todos.

Tive a curiosidade de ler esse livro, quando alguém mencionou que ele tinha virado filme. Como eu não gosto de ver o filme antes, decidir ler o livro, para só então ver o filme.
Não é uma história ruim, muito pelo contrário, ela deu muitos nós na minha cabeça, porque tinha momentos em que eu não sabia se o que eu estava lendo era um relato dela do diário, ou se era o que estava realmente acontecendo naquela hora. Só o que me deixou um pouco fustigada, é que no início parecia que nada aconteceria de extraordinário. A historia deu várias voltas, se arrastou bastante. Para mim, só ficou bacana mesmo do meio para o fim. Foi aí que eu realmente tive vontade de terminar o mais rápido possível.

Uma coisa legal, foi o fato de eu ter ficado completamente perdida sobre o culpado por Cristine estar sem memória. Culpei a todos e por um momento, achei que no final ela diria que era tudo uma grande invenção, só para pregar uma peça no leitor.

O final também foi surpreendente, eu realmente não esperava. Por isso e fiquei de cara, me perguntando se realmente existe uma pessoa capaz de fazer uma crueldade daquelas. Era angustiante saber que, no próximo capítulo, quando ela enfim dormisse, acordaria sem lembrar de absolutamente nada. Sofri com a personagem, me coloquei no lugar dela e, por alguns momentos, me perguntei como seria minha vida, se eu perdesse a memória daquela forma. É uma coisa que não dá para imaginar. E o bom de um livro, é você se imaginar na pele do personagem. Acho que quando isso acontece, é porque o escritor atingiu seu objetivo.

Por fim, achei o livro bacana, gostei da escrita do autor, uma história bem elaborada, muito bem contada. E eu não senti a mínima falta de ler o livro pela perspectiva de Ben! O autor conduziu bem todo o enredo. Uma história intrigante, no mínimo. Recomendo.
Agora vou ver o filme, só para no final dizer: "não tem nada a ver com o livro!" Quem nunca? Rsrs


11 comentários

  1. Eu já ouvi falar desse livro, mas não conhecia o filme. Fiquei um pouco curiosa pra saber mais do livro, e pra saber o que aconteceu com Cristine. É uma pena que o livro seja meio confuso em alguns momentos, e que foi arrastado no começo. Mas gostei de saber que o final foi muito bom. Já vou colocar o livro na minha lista :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena pelo final, Rafaela. ❤

      Excluir
  2. Oi Di!
    Nossa, assim que li sua resenha fui buscar saber mais sobre o livro ... Parece que o autor deixou o final em aberto né? Fiquei muito intrigada e curiosa, confesso que não vou demorar mto pra compra o livro, só pra saber o que aconteceu com Cristine! Ah, também quero ver a adaptação.amei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória, dá uma chance pra ele. 😘

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Di, eu assisti a adaptção, e fiquei com mais vontade ainda de lero livro, eu amei!! Vou comprar assim que der.

      Excluir
  3. Oie
    Eu já assisti o filme, e nem sabia que era uma adaptação hahaha
    Eu imagino que o livro seja um pouco melhor que o filme, mas confesso que agora nem tenho muita vontade de ler. Eu gostei dessa história e também achei o final bem surpreendente, eu realmente não esperava.
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim, esse é o problema de primeiro ver o filme. Kkk se eu n gostar do filme, perco o interesse no livro

      Excluir
  4. Quando comecei a ler a sinopse pensei, "um romence" até ler "não confie em Ben", já gostei!
    A resenha está muito boa, quero ler (antes de ver o filme tbm)!!!!
    Rsrsrrsrs

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu já tinha ouvido fala desse livro, mas nunca parei para saber da trama. Agora me mostra ser bem interessante e misterioso, onde um suspense fica voltado para esse casal. Eu fiquei bem curiosa e já estou querendo ler e ver o filme!

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  6. Olá Di ;)
    Eu vi o filme há uns meses, mas nem sabia que tinha um livro! Adorei, já quero ler!
    Confesso que achei a história instigante também, suspeitei de todos os personagens, e cada um ali esconde mesmo um segredo. Não sei se o final do livro é parecido ou igual ao do filmes, mas fiquei bastante satisfeita com o desfecho. Me surpreendi, e nada do que eu pensava foi real!
    Obrigada pela dica, e adorei a resenha ;)
    Bjos

    ResponderExcluir