Resenha: A Corte de Luz - The Glittering Court #1 - Richelle Mead


EditoraOutro Planeta
Páginas: 400
Ano: 2017 
*Recebido em parceria com a Editora
Elizabeth, condessa de Rothford, foi condenada a um casamento arranjado com um rico – e entediante – comerciante de cevada. Pra fugir desse destino, a garota assume a identidade de uma de suas criadas e foge em uma carruagem em direção à floresta de Adoria. Lá, Elizabeth, que agora atende por Adelaide, é acolhida na Corte de Luz, uma espécie de internato que capacita jovens de baixa renda e as transforma em verdadeiras damas da sociedade. A condessa disfarçada de serviçal sai-se muito bem nas atividades da escola e, em pouco tempo, chama a atenção de Cedric, o filho do dono do lugar. Uma poderosa atração nasce entre Cedric e a misteriosa Adelaide, colocando não só o disfarce da garota em risco, mas também um grande segredo que o rapaz procura esconder a todo custo.


Olá, eu sou a Dani e vim falar sobre A Corte de Luz. Ao dar início a essa leitura fiquei bem preocupada sobre as expectativas que eu tinha a respeito, pois o gênero não parecia muito bem com a Richelle Mead que eu estou acostumada, mas tive uma surpresa em partes boas e outras ruins, pois achei que faltou muita coisa em alguns momentos, mas como esse é apenas o primeiro volume, espero que a autora venha a explorar melhor os pontos que eu achei que ficou faltando algo!

Aqui conheceremos Elizabeth, condessa de Rothford, antes conhecida como Elizabeth, mas não se deixem enganar o título é apenas isso, um título, ela não tem um tostão e por isso foi imposta à um casamento arranjado por sua avó com quem mora por conta da perda dos seus pais. Com intuito de se livrar da "condenação" absurda de sua avó, afinal Elizabeth (Adelaide) não tem o menor interesse nesse tipo de vida imposta e sonha com outras coisas; tem seus próprios desejos.. Com isso assume a identidade de Adelaide, e foge em busca de algo melhor, indo parar na Corte de Luz, um lugar onde mulheres que não tem dinheiro são "treinadas" para se tornarem damas. Com isso Adelaide (antiga Elizabeth) chama atenção de Cedric, do "Novo Mundo", onde os homens adquirem seus bens através de trabalho duro e não títulos de família como a Elizabeth falida tinha. Mas nesse "Novo Mundo" tem um problema, os homens não tem esposas adequadas, pois se trata de um local novo, ainda sem mulheres cultas, consideradas damas e com isso surgiu "A Corte de Luz" um lugar para transformar mulheres comuns em damas, como eu disse, e isso foi construído e idealizado por ninguém mais, ninguém menos que o pai de Cedric. Essa "Corte de Luz" não formava apenas damas para casarem-se com nobres homens de Doria (Novo Mundo), mas mulheres com capacidade de escolher o seu próprio destino, sendo ele casar-se ou trabalhar em algo para o qual fossem designadas. Se a escolha fosse casamento a dama teria um período para selecionar quem seria o felizardo, ou então trabalhar. E com esse interesse de Cedric em Adelaide e esse disfarce da jovem, as coisas ficam no mínimo complicadas, vamos dizer assim.

O que eu achei?

Este é apenas o primeiro volume de uma trilogia bem diferente do que estou acostumada a ler da autora e claro que tive um certo estranhamento, apesar de ter gostado da premissa. Vi em Elizabeth uma mulher determinada por caprichos e não forte e destemida; enquanto Cedric me pareceu um pouco fraco, porém ele parece também muito ético e um cara atraente. Mas apesar disso, tive uma impressão de que Richelle Mead não mostrou tudo ainda, que tem mais caroço nesse angu do que percebi. Os personagens ainda parecem que um pouco pairando sobre a trama, sem que a autora tenha mostrado tudo. Existe um mistério que envolve Cedric e acredito que não é apenas uma trama onde uma mulher esconde sua verdadeira identidade para suprir caprichos e fugir de um casamento forçado e então encontra um amor. Acho que vai além disso. Muitas situações deixaram a desejar e acredito que isso venha a ser explicado nos próximos livros (assim espero).

Não amei a história, mas também não odiei, estou naquela de esperando algo mais!

Vamos ver o que vem nos próximos volumes! Espero não ter dado spoilers (acho que não) e espero que tenham pessoas para compartilhar as experiências comigo. Pois ainda me sinto muito curiosa!

6 comentários

  1. Oi Dani!
    Eu não conheço a escrita da autora, e para ser sincera não acho que esse livro vá me prender. Normalmente eu me encanto mais com os personagens, acho que se eles não são interessantes a história acaba ficando chata, e já li que nesse livro o casal protagonista nem química tem! Claro, só poderei de fato julgar quando ler, mas como estou com o pé atrás vou esperar resenha dos próximos livros, quem sabe a autora não dê o "tchan" que falta neles (que é o caso de algumas trilogias, o segundo é sempre melhor que o primeiro livro).
    O enredo por outro lado parece mto bom, e também tenho que dizer que amei a capa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Eu estou bem curiosa em relação a esse livro. Esse livro realmente é bem diferente de todos os que li da autora. Mas eu acho que a Richelle consegue criar histórias incríveis! Esse livro ode não ser tão bom ainda, mas eu acho que essa série ainda pode melhorar =)
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  3. Eu já estou com esse livro aqui para ler. Eu amo os livros da autora, e espero gostar bastante desse livro. Eu achei essa história bem diferente das outras da autora, mas fiquei bem curiosa pra saber o resultado. É uma pena que o livro não seja tão bom assim, mas eu sempre acho o primeiro livro das séries da Richelle Mead, o mais fraco da série então acho que essa história pode melhorar bastante nos próximos livros.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Vou esperar sair tds e ver se leio ou não, não sei ainda, de qq forma, só começo uma série com tds os livros em mãos!!!!
    Srsrs

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    A trama desse livro é bem interessante, tinha lido varias resenhas e tem uma historia bem envolvente e com mistério. Eu estou curiosa para ler esse livro!

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  6. Oii ;)
    Solicitei esse livro em uma troca, e estou esperando ele chegar para ler,e confesso que estou bem animada. Simplesmente amo os livros da Richelle, em especial Vampire Academy, e se tem uma coisa que adoro nos livros dela é os personagens que ela cria!
    Acho que vou gostar da Elizabeth, ela parece ser uma menina cheia de segredos e a história parece ser bem diferente de tudo que eu já li, estou ansiosa para ter o livro em mãos ;)
    Bjos

    ResponderExcluir