Resenha: Deixada Para Trás - Charlie Donlea


Editora: Faro Editorial
Páginas: 368
Ano: 2017
Gênero: Crime / Ficção / Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério

Recebido de Parceria


Sinopse - Nicole Cutty e Megan McDonald são alunas do ensino médio na pequena cidade de Emerson Bay, Carolina do Norte. Quando elas desaparecem de uma festa na praia em uma noite quente de verão, a polícia inicia uma busca maciça. Nenhuma pista é encontrada e a esperança é quase perdida, até Megan milagrosamente aparecer depois de escapar de um bunker no fundo da floresta. Um ano depois, o best-seller de sua provação transformou Megan de heróina local para celebridade nacional. É uma história triunfante e inspiradora, exceto por um detalhe inconveniente: Nicole ainda está desaparecida. A irmã mais velha de Nicole, Livia, é uma perita forense e espera que em um breve dia o corpo de Nicole seja encontrado e entregue a alguém como ela para analisar as provas e finalmente determinar o destino que sua irmã teve. Em vez disso, a primeira pista para o desaparecimento de Nicole vem de outro corpo que aparece no necrotério, de um jovem ligado ao passado de Nicole. Livia vai até Megan para pedir ajuda, esperando descobrir mais sobre a noite em que as duas foram levadas. Outras meninas também desapareceram e Livia está cada vez mais certa de que os casos estão conectados. Mas Megan sabe mais do que ela revelou em seu livro best-seller. Flashes de memória estão se juntando, apontando para algo mais escuro e mais monstruoso do que sua memória descreve. E quanto mais ela e Livia cavam, mais elas percebem que às vezes o verdadeiro terror está em encontrar exatamente o que você está procurando.

"Deixada para trás" é uma ficção impactante que gira em torno de três personagens: Nicole, Megan e Livia. A história é narrada sob a perspectiva de Livia, Megan e do sequestrador e alterna entre passado e presente.

Tudo começa com a Livia, a irmã mais velha de Nicole, que está fazendo um curso de especialização em patologia forense. Livia está no final dos seus vinte anos e dedicada ao curso, pois tem uma motivação pessoal: culpa. Antes de desaparecer, sua irmã mais nova tentou ligar para ela, mas Livia ignorou a ligação e com isso, acredita que a chance de Nicole ter sido salva foi perdida. Enquanto dedica-se aos estudos, ela observa Megan, a única jovem que conseguiu escapar do sequestrador, lançar seu livro e comparecer a entrevistas.

Megan não queria lançar o livro ou aparecer na televisão. Tudo o que ela desejava era tentar encontrar Nicole, mas seus pais não conseguem entender que Megan nunca mais será a mesma. Ela não será mais a jovem descontraída, que vivia sorrindo e não enxergava a maldade. Afinal, ela viveu a maldade. Ficou frente a frente com ela.
"Sei que você acha que todos se esqueceram de Nicole. Mas eu nunca esqueci."
A investigação começa quando Livia precisa fazer a autopsia em um corpo de um jovem rapaz que todos acreditam que se suicidou. Durante a análise, Livia percebe que houve alguma coisa com ele e que a morte não poderia ter sido suicídio. Quando a identidade do cadáver é revelada, Livia descobre que seu nome é Matt e ele era o namorado de Nicole na época do desaparecimento.

Com a centelha da esperança acesa novamente, Livia resolve investigar o passado da irmã para tentar descobrir o que aconteceu com Nicole. Porém, o passado de Nicole é sombrio e Livia irá descobrir coisas sobre a sua irmã mais nova que irão mudar sua vida para sempre. 
"Nosso mundo real e o mundo real dele são experiências distintas. Nós temos amor, afeto e relacionamento. Ele não. Assim, quando o cara captura essas jovens e as remove para seu mundo imaginário, elas lutam e retaliam. E ele fica chocado com a resistência delas. Não consegue entender porque não gostam de estar com ele. Não compreende porque elas não o amam do jeito que ele as ama."
Mas não é apenas sobre o passado de Nicole que Livia vai se impactar. Durante suas investigações, ela vai descobrir que Megan e Nicole não são as únicas vítimas desse criminoso.

O livro é repleto de reviravoltas e tem um ar de mistério. A cada capítulo o autor vai inserindo pistas que levam o leitor a suspeitar de determinado personagem. Por exemplo, um problema conjugal, um acesso a determinada substância e assim vai. O enredo é tão bem construído que o leitor tem dificuldades em descobrir o que realmente aconteceu, a não ser quando o autor fornece a informação.

"Deixada para trás" é o livro ideal para os fãs de trama policial cheias de reviravoltas, com personagens complexos e carismáticos e um final surpreendente.
"Todos se escondem sob o disfarce da atenção ao noticiário e da tristeza pela vítima e sua família. Ótimo. Fique triste. É normal. Mas não finja que você não sente curiosidade."

8 comentários

  1. Fui julgar pela capa, mas lendo a sinopse, me surpreendi!
    Quero!

    ResponderExcluir
  2. Oi 😊
    Esse livro está nos meus desejados desde o lançamento. Esse suspense todo de querer desvendar os segredos de Megan e saber o que ela anda escondendo é a melhor parte pra mim, mas entendo um pouco o que a protagonista passou, depois de um trauma ter que fingir que está bem não é fácil .. Lívia também parece marcante, e pra mim é a personagem que mais se destaca. O que achei mais interessante e os capítulos narrados pelo sequestrador, quase não leio livros com esse estilo de narração e adoro. Pretendo ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Quando eu achei esse livro no meio da minha lista de desejados eu fui ver ele imediatamente e me surpreendi com a leitura que eu encontrei Achei um livro bem maduro e cheio de mistério foi um dos poucos que li desse gênero que realmente Valeu a leitura então eu realmente estou precisando de mais Livros assim

    ResponderExcluir
  4. Sei que vou gostar bastante desse livro, por ter esse desaparecimento todo misterioso! Adoro livros de suspense em que o leitor não consiga solucionar o mistério até ler a última página, tendo, assim, um final surpreendente! Já estou curiosa para saber o que vai acontecer!

    ResponderExcluir
  5. Já li A Garota do Lago do autor e achei o livro ótimo, tem um suspense bacana, um plot twist no final, uma escrita fluida. Então quando vi esse novo livro fiquei animada pra ler, mas ainda não comprei. Bom saber que o livro segue a mesma linha do outro e é legal ver que esse livro também é narrado pela perspectiva de mais de um personagem, o autor sabe fazer isso muito bem.

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros policiais com muita revira volta, e que surpreende o leitor, pois pelo que vejo só vamos descobrindo o que aconteceu a medida que o autor vai deixando pistas. O mistério que ronda toda a investigação também me deixou intrigada, principalmente sobre o passado a irmã que morreu. Espero poder ler este livro logo.

    Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já vi muitas resenhas desse livro, sei que a historia é muito boa e envolvente, com muito mistério e suspense. Eu ganhei esse livro e estou desejando muito ler ele.

    Tempos Literários

    ResponderExcluir