Resenha: O Vale dos Mortos - As Crônicas dos Mortos #1 - Rodrigo de Oliveira

Editora: Faro Editorial
Páginas: 304
Ano: 2014
*Recebido de Parceria
2017... Uma profecia esquecida do Livro do Apocalipse, reiterada por outros profetas modernos, ressurge… Cientistas descobrem um planeta vermelho em rota de colisão com a Terra. Depois de muito pânico nos quatro cantos do mundo, eles asseguram que o astro passaria a uma distância segura de nós. E todos ficam tranquilos acreditando que nada iria acontecer… Então 2/3 de todas as pessoas no Planeta caem desmaiadas, vítimas de um estranho surto… "E abriu-se o poço do abismo, de onde saíram seres como gafanhotos com poderes de escorpiões. E os homens buscarão a morte e a morte fugirá deles.” Apocalipse 9,2-6. E um grupo luta para sobreviver num mundo dominado pelo mal. Com passagens por São Paulo, Brasília, Estados Unidos, China e França, "O Vale dos Mortos" baseia-se na profecia de que um planeta intruso ao sistema solar, ao raspar por nossa orbita, fatalmente desencadearia uma transformação de grande parte da humanidade, não havendo lugar seguro e ambientes sem infecção, pois ela ocorreria simplesmente pela aproximação do astro. Pegos de surpresa, e tentando entender o que acontecia enquanto buscavam se salvar, um casal e seus filhos iniciam uma jornada para restabelecer alguma condição de vida no que restou de seu próprio mundo.Uma história com muita ação e suspense, que vai deixar você eletrizado.
"O Vale dos Mortos" é o primeiro livro da série "As Crônicas dos Mortos" e traz uma premissa original sobre zumbis. Tudo começa com a descoberta de um planeta estranho vindo em direção ao planeta Terra. Essa descoberta causa desconforto pelo mundo inteiro, pois ninguém consegue determinar o impacto que esse planeta causará a vida humana. 
"Havia diversas perguntas sem resposta ainda. Qual era exatamente a rota do planeta? Do que ele era feito? Existia alguma chance de haver vida nele? Como ele conseguira ficar tanto tempo escondido, sem que ninguém fizesse ideia de que se encontrava tão perto?" (p. 21)
No dia 14 de julho de 2018 a humanidade tomará um rumo completamente diferente. Com a proximidade do planeta ocorre um efeito estranho nas pessoas: muitas delas desmaiam e acordam completamente diferente. Seus olhos tornam-se brancos e opacos e começam a atacar outras pessoas até a morte. Começa uma carnificina inexplicável. Ninguém consegue compreender porque alguns foram transformados e outros não, mas o que aqueles que não foram transformados se dão conta rapidamente é que não podem hesitar para sobreviver e precisam encarar essas novas criaturas, chamadas de zumbis, como um risco à sua vida.
"Algo que simplesmente não existia até aquela tarde de sábado, um personagem saído diretamente dos confins do inferno, nascido para uma vida maldita, naquele dia que seria lembrado geração após geração. O dia em que o reinado da raça humana chegara ao fim como espécie soberana na Terra, após milênios de dominação". (p.16)
Dentro desse contexto temos a história de vários personagens, como Oswaldo, Silas, Bob, Arnaldo, Adriana, Gisele, Zac. Cada um deles vai nos apresentar sua história pessoal e como está fazendo para seguir em frente nesse mundo apocalíptico. Porém, um casal destaca-se mais do que os outros personagens: Ivan e Estela, ambos com 35 anos de idade e pais de duas crianças: Matheus e Ana, de 8 e 6 anos de idade respectivamente. Ivan é um ex-militar e ele e a esposa trabalham com computadores. E esse casal fará de tudo para manter os filhos em segurança.
"- Não tenho medo de lutar contra mil feras. Tenho medo mesmo é de pensar no que vai acontecer com os que eu amo se eu não tentar. E por mim, o reinado dessas criaturas começa a desabar a partir de agora". (p. 162)
Esse primeiro livro é repleto de informações, mas também é recheado de ação e reviravoltas. Para os fãs de mundos apocalípticos essa série nacional sem dúvida promete conquistar a todos.
“Naquele dia, se Deus existia de fato, decerto preferiu desviar o olhar. Porque aquele planeta não trouxe apenas um belo espetáculo.” (p. 23)

21 comentários

  1. Como assim eu não conhecia? Fiquei morrendo de medo dessa capa? Sim, mas curiosa pela leitura. Amo o gênero e quero ler mais crônicas este ano.

    Dica anotada
    Beijos

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Desde que li um outro livro do autor (Filhos da Tempestade), fiquei sabendo sobre essa saga dele. A narrativa do autor é muito gostosa (pelo menos eu achei) e ele sabe bem envolver a gente, né? Apenas não fiquei mais curiosa quanto ao livro porque não sou muito fã de zumbis, mas anotei a dica para meu namorado que gosta!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Não sei se esse tipo de leitura me agradaria no momento, principalmente por não ser um dos meus gêneros favoritos. Em todo caso, vou deixar a dica anotada. Quem sabe eu mude de ideia?

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e o autor também é novidade para mim. Mas desa vez passo a dica, não curto muito o gênero. Adorei sua resenha e acredito sim que o livro e a escrita do autor são incríveis. Parabéns pela resenha!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Sempre ouço falar da série, no entanto por ser algo que não seja minha praia, na realidade passa bem longe, não é algo que por mais que o povo se empolgue a ler, eu curta. Acho que fica para a próxima. Com certeza será um prato cheio para aqueles que se identificam <3 Ótima resenha!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu curto muito essa temática e adorei conhecer a sua opinião sobre a leitura. Eu já conhecia o livro e já tinha curiosidade com ele, agora fiquei ainda mais interessada.

    ResponderExcluir
  7. Eita, que resenha fantástica!
    Olha eu não gosto de livros ou filmes sobre zumbis ou mortos vivos, mas o tema invasão a terra sempre me chamou muita atenção, gosto de ler tudo relacionado a isso, já estou anotando esse livro na minha lista.

    Beijos e Abraços VIVI
    http://vickyalmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. No dia 14 de julho você vai se pegar pensando se isso vai acontecer? Hahahah eu nao sou fã desse tipo de livro, sou meio medrosa, mas achei a premissa bastante interessante e pretendo indicar para um amigo.

    ResponderExcluir
  9. Eu amo livros de zumbi mas ainda não tive coragem de ler esse, sabia? Se eu encontrar minha coragem, vou pedir para a Faro. Parece uma ideia bem original.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Sinceramente, a capa não é bonita e não teve algo criativo. Porém pelo que li na resenha, parece um livro muito bom. Gosto muito desse gênero e vou pesquisar mais sobre o livro.
    Abraços.

    Menino Livros, Haulisson.

    ResponderExcluir
  11. Eu quero tanto ler esse série, e olha que prefiro livros únicos. Por mais que seja um livro introdutório, o enredo é bem convincente e inovador, trazendo uma nova luz ao velho tema zumbi. Quero muito ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu amo essa temática de zumbis, gosto de como as coisas começam, como os personagens tem que sobreviver.. a unica coisa que não gosto muito são os finais i.i Espero que com essa série tenha um desenvolvimento bom pois já quero ler haha.. Gostei bastante da sua resenha e de como contou sobre o livro sem dar profundos detalhes sobre o enredo mas mesmo assim conseguir plantar a sementinha do QUERO LER haha

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  13. Já que ler. Adoro narrativas com zumbis. O motivo que leva a transformação é bem surpreendente. Gostei mesmo. Vou comprar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu já li um dos contos extra dessa série e ele me deixou bem curiosa para ler todos os livros e pelos seus comentários esse primeiro esta bem bacana *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Não sabia que se tratava de uma série extensa. Quando vi a pré-venda de A era dos mortos fiquei bem intrigada com a capa e ao ler essa sua resenha achei bem interessante a forma como o autor conta um pouco e desenvolve outros personagens.
    Não sei se leria por agora, mas anotei na listinha para conhecer em breve.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  16. Adorei a aventura. Mais um título brasileiro para entrar para o gênero. Isso é importantíssimo para a nossa literatura. Gostei muito da citação de Apocalipse. Guardarei o título para uma futura leira. Parabéns.

    ResponderExcluir
  17. Eu fiquei piradaaa nessa historia! Tramas apocalípticas tendem a ser muito empolgantes.

    ResponderExcluir
  18. oi. conheci o livro por meio de resenhas e desde então quero ler, gosto desse ambiente apocalíptico e acho que vou curtir

    ResponderExcluir
  19. Olá ^^
    Sou um grande fã de zumbis e desde que essa série nacional chegou me vi desejando arduamente ler e até agora ainda não consegui. Quem sabe nesse ano de 2018 não mudo esse quadro, hein? ahsuhaus
    É bem diferente a forma como o zumbi chegando no enredo. Afinal, num mercado saturado de fim de mundo tem que ter um detalhe para destoar dos outros, né.
    Devo alertar que senti muita falta da sua opinião pessoal da obra pois li mais um resumo do que resenha. Quem sabe numa próxima encontro o seu ponto de vista com pontos positivos e negativos expressados. :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Já li muitas resenhas sobre esse livro e tenho muita vontade de fazer essa leitura, pois eu curto muito a ideia desse livro. Fiquei muito contente por ter lido suas impressões e por você ter ressaltado que, além das informações para a construção da série, o livro também tem ação. Vou me arriscar lendo.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  21. Comecei a série pelo spinoff O Elevador 16 e curti bastante a narrativa do Rodrigo. Ganhou um fã ali. Fiquei curioso com a saga e devorei o livro 1, O Vale dos Mortos. Agora vou correr atrás dos demais. Mesmo tendo lido apenas esses dois livros, afirmo que está saga se tornará clássica e será referência do gênero terror survival no Brasil.

    ResponderExcluir