Editora: Bertrand
Páginas: 300
Ano: 2018

*Recebido prova antecipada em uma box especial da Editora chamada VIB - Very Important Book.

Sinopse: Separados pela guerra, ligados pela memória: uma história envolvente e instigante no rastro da Segunda Guerra Mundial.

Na Praga do pré-guerra, Lenka, uma jovem estudante de arte, apaixona-se por Josef, um médico recém-formado. Eles vivem cheios de ideais e de sonhos para o futuro, mas também são judeus e muito ligados à família. Casam-se, mas, pouco tempo depois, como tantas outras famílias, são separados pela guerra. As escolhas impostas pelo destino os afastam, mas deixam marcas permanentes: o caos e as informações truncadas dos tempos de guerra os levam a crer que o outro morre.

Na América, Josef torna-se um obstetra bem-sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido. No gueto de Terezín, Lenka sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca voltar a ver. Apesar de todas as provações e dos infortúnios, mantém a chama daquele primeiro amor acesa, guardada em seu coração.

Da glamorosa vida em Praga antes da ocupação aos horrores da Europa nazista, Um Amor Perdido explora o poder do primeiro amor, a resiliência do espírito humano e a eterna capacidade de recordar.


Olá pessoas queridas, tudo bem? Hoje vim falar sobre essa prova que recebemos no blog para darmos nossas impressões antes que o livro chegue às livrarias e todos os leitores possam ter acesso a obra. Quero começar a resenha dizendo que nos sentimos honrados e felizes de ter essa oportunidade. A VIB é uma Box da Editora que será enviada para alguns dos blogueiros que eles acham que podem dar uma posição sobre a leitura antecipada; isso mostra a confiança da Editora em nossa opinião sincera e direta!

Vamos falar sobre o livro que temos em mãos. Este livro é uma das apostas da Editora para o mês de abril.
"Separados pela guerra. Unidos pelas lembranças."
Vamos conhecer Lenka, uma jovem estudante de artes no período que antecede a grande guerra. Ela é uma jovem incrível com seus sonhos, esperanças, anseios e posições e em meio aos seus estudos, ela tem a chance de conhecer Josef e achar aquilo que muitos procuram e poucos encontram que é o amor. Essa relação que se inicia promete muitos sonhos a serem realizados, amor a ser vivido, com grandes promessas de imensa felicidade.. Um verdadeiro sonho que muitos querem viver!  Mas infelizmente a guerra chega e tudo desanda; os sonhos se tornam incertos e o medo paira! ambos são judeus e todo o povo judeu está prestes a viver uma espécie de terror absurdo e desespero!
Josef consegue fugir, enquanto Lenka permanece onde está e acaba sofrendo as consequências da guerra. 

E é nesse cenário que iremos presenciar um grande amor. Josef não conseguiu ficar em paz, sabendo que Lenka não está com ele. Ele não consegue sequer imaginar todas as atrocidades que ela possa estar ou não enfrentando. 

Temos em mãos uma história de amor intenso, perdas, desespero, guerra, esperança e muito mais. Os sentimentos que permeiam as páginas de Um amor perdido são tão intensos e devastadores que o leitor é atingido em cheio e passa a torcer por um futuro melhor, por esperança, por reencontros.. E nesse meio vemos a força em recomeçar, em redescobrir. Uma história que nos traz não apenas isso, mas também o terror do nazismo e o sofrimento do povo judeu. A história nos mostras nuances de amor e terror, esperança e desespero.. É impossível passar por tudo que Lenka passou sem que marcar profundas fiquem fincadas para sempre em sua alma, tendo que fazer tudo ao seu alcance para proteger a si mesma e aquele que ama. Sofrendo uma imensa opressão, terror e crueldades inimagináveis. Apesar de se tratar de uma ficção, o livro nos traz muitas verdades sobre esse período em que os nazistas incutiram crueldades sem fim sobre o povo judeu; então ficção e realidade se misturam tornando a leitura ainda mais crível, real e intensa!

Foi preciso uma força sobre-humana por parte de Lenka para encarar tudo que viveu, todas as atrocidades que se abateram sobre ela e aqueles à quem ama. Enquanto em contrapartida temos Josef que conseguiu escapar dessa crueldade toda vivida por Lenka e tantos outros judeus e suas lembranças do que teve, do amor que perdeu e seguindo com sua vida mesmo com Lenka tendo ficado para trás, mas sem jamais deixar as lembranças de lado ou sequer deixar de pensar em tudo que foi e poderia ter sido caso a guerra não tivesse ficado entre eles. A esperança de que um dia poderiam estar juntos novamente não os abandona, mesmo para Lenka que se tornou um vislumbre do que já foi e para Josef que seguiu com sua vida, sem saber o que aconteceu com Lenka. 

Lenka é uma dessas personagens admiráveis, poucos teriam sua coragem, sua determinação e sua força. Tudo que ela faz e tudo que ela deseja é manter seus pais e irmã seguros. Sua força encontra-se principalmente nesse amor que ela sente por sua família.. Sempre que parece que ela vai "quebrar" ela se ergue e continua a lutar! Como eu disse lá atrás, ela é uma personagem incrível! Admirável! Altruísta e especial!

Uma história construída com delicadeza diante o caos, com personagens palpáveis, "humanos" e outros monstros que fizeram parte de uma tirania que infelizmente é real e faz parte da nossa história!
A escrita de Alyson Richman é precisa, sentimental e crível! A ambientação é perfeita e os personagens muito bem delineados!

O livro traz muito mais do que eu esperava e estou verdadeiramente encantada e muito feliz por ter tido a oportunidade de ler essa história!

60 Comentários

  1. Que bacana! Parece que você tem faro para ler coisas muito boas! E a resenha foi perfeita! Me deixou, deveras, curioso! Gosto de ler e meu Kindle é meu melhor amigo! Nele, me alimento de sonhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro ler e-books. Na verdade é o que mais leio atualmente. Mas nada como ter um livro em mãos as vezes.. O peso, cheiro.. Amo!

      Obrigada pelo elogio.
      Beijos.

      Excluir
  2. Eu tinha visto esse livro, mas a sua é a primeira resenha. Desde então eu já estava louca para lê-lo, agora ainda mais. É daquelas histórias destruidoras de coração, emocionantes.

    Bjs.
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar! Não perca a chance de ler.

      Excluir
  3. Olá!
    Já me atraiu desde a sinopse e conforme vc foi nos dando uma ideia do que realmente esperar, com certeza vou ler! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa ler logo e se der, volta para me contar o que achou.
      Beijos

      Excluir
  4. Tenho visto bastante fotos do livro, mas essa é a primeira resenha que eu leio e fiquei apaixonada pela trama. Parece ser uma leitura muito emocionante e delicada. Gostei bastante do enredo, e estou torcendo para receber o VIB esse mês de novo. Se não, já vou colocar na lista de aniversário, rsrs.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou aqui nessa torcida para receber a VIB novamente.
      E curiosa para saber qual será a próxima aposta da Editora.
      Eu sai da minha zona de conforto e só posso dizer que fiquei maravilhada!

      Excluir
  5. Oi Karini, tudo bem?
    É um romance histórico em Praga ♥ Sempre quis ler um livro que se passa em Praga. Tô tão apaixonada pela história, que já me envolvi sem ler, adorei saber que Lenka estuda artes, que fascinante. E como uma boa história de um misto de emoções, drama, guerra e por ai vai.
    Vou querer ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Leia .. Tenho certeza que vai amar!

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas fiquei encantada! Só a capa e a sinopse foram o suficiente para chamar minha atenção, mas lendo sua resenha fiquei realmente encantada! O único romance que li tendo Praga como cenário, foi A insustentável leveza do ser, um livro que amo e já li duas vezes! Amei a dica!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha. Foi feita com todo amor e espero que leia em breve.

      Excluir
  7. A capa é simplesmente maravilhosa e fiquei muito curiosa pra ler, com essa vibe de guerra e tudo mais, que eu adoro, mas acabo lendo poucos livros assim. Espero mudar isso com esse livro!
    Adorei a resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa ler. Tenho certeza que será uma leitura muito boa se já curte o gênero!

      Excluir
  8. Olá Karini.
    Lendo sua resenha já fiquei imaginando tudo que esse casal teve que enfrentar. Fiquei aqui com o coração apertado pela a Lenka. Não sei se teria sua coragem!
    A capa por si só já é convidativa, e sua resenha simplesmente me deixou de olhos marejados e super afim de conhecer essa história. Essa aposta da Editora, certamente será positiva.
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda mesmo e eu tb não sei se teria essa força que Lenka teve, esse altruísmo e coragem!
      Admirável. Amo mulheres fortes.

      Excluir
  9. Olá!
    Eu vi sobre esse livro dia desses e achei bem interessante. Amo esse tipo de romance, principalmente por ter essa diferença de local e cultura. Deve ter sido uma leitura muito envolvente e emocionante.
    Me agradaria a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que vai curtir muito a leitura se já gosta do gênero.
      Beijos.

      Excluir
  10. Não conhecia esse livro, é a primeira resenha que leio dele, e como sou coração mole, já fiquei aqui com os olhos cheios de lágrimas. Adorei sua resenha e a história parece ser bem emocionante.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É emocionante e com uma ambientação incrível. Personagens bem construídos. Uma história para ninguém por defeito.

      Beijos.

      Excluir
  11. Não conhecia esse livro mais confesso que senti vontade em te-los nas mãos .Adorei sua resenha é fantastica parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita.
      Vale muito a leitura. Espero que leia e curta tanto quanto eu.
      Beijos.

      Excluir
  12. Que história emocionante deve ser! Não conhecia o livro mas sua resenha e a sinopse já me deram ideia de como a é a trama, certamente muito tocante e com uma heróina admirável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Patrícia. Fiquei muito contente de ter a oportunidade de ler esse livro. Geralmente não seria uma escolha em primeira mão. Mas como sou grata, pois sai da zona de conforto e me joguei na leitura!

      Beijos

      Excluir
  13. Sua resenha me deixou com muita vontade de acompanhar essa história. Com certeza é uma trama emocionante e triste!! Quero saber mais sobre a Lenka, essa personagem forte, determinada e seu Josef! A capa é atraente, gostei da indicação!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da publicação e dica. Se ler, me conta suas impressões. Beijos .

      Excluir
  14. Oi Karini.
    Que demais você ter lido o livro antes de todo mundo!
    Pela sua resenha dá para perceber que a Lenka é uma personagem com bastante carga psicológica e que logo o leitor se envolve com sua história.
    Adoro livros que evolvam amor e guerra. Que bom que o livro não te decepcionou.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Sim, Lenka é muito densa e uma personagem incrível!
    A leitura foi maravilhosa!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Nossa não conhecia esse livro, conta uma bela e triste historia mais ja me apaixonei só de ler sua resenha, fiquei com muita vontade de ler esse livro, obrigada pela dica. Sucesso

    ResponderExcluir
  17. Adoro romances históricos, ultimamente tenho lido muitos bons. Gosto muito dessa premissa intensa e devastadora que mencionou ter a obra. Com toda certeza é uma leitura comovente e chocante, quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Parece uma leitura maravilhosa e realmente cheia de sentimentos. Fiquei encantada e querendo conhecer um pouco mais de Lenka que percebemos que é realmente uma mulher forte. Um romance em meio ao caos é a pitada certa para deixar tudo interessante. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  19. O livro parece ser interessante. Vc escreve muito bem, não é atoa que seu blog foi um dos escolhidos pela VIB, parabéns. O livro tem uma premissa interessante, mas confesso que não leria, pois o gênero não me agrada. Sucesso!

    ResponderExcluir
  20. Oi, não já tinha visto este livro, apenas a capa. Foi a primeira vez que o vi resenhado. Me parece uma excelente história. A diferença cultural é o tempero.

    ResponderExcluir
  21. Eu não conhecia o livro e gostei do que você foi falando sobre ele, ainda mais pela diferença cultural.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  22. A Lenka é uma personagem forte e admirável pelo seu amor aos pais e irmãos.
    Manter um amor não é fácil imagina um amor que nasceu na guerra e se perdeu no meio dela.
    Fiquei querendo saber mais sobre o reencontro dela com o Josef, se amor foi mais do que lembrança e como tudo terminou.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia esse livro ainda e nem a editora. Gostei muito da tua resenha, da forma como tu escreve e mais ainda a gratidão que tu demonstrou sentir ao ler. Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oh Karini amo livros de romance ainda mais sendo de época e relacionado a guerra, que pena que não consegui ainda esse livro em epub.

    ResponderExcluir
  25. Oi Karini!
    Eu não estava sabendo desse lançamento da Bertrand, mas não fiquei muito interessada também. Normalmente, gosto demais de histórias que se passam durante a II GM, mas pelo que percebi, esse livro é muito focado no romance e ai já não me interesso tanto.
    Mas achei a capa bem bonita.
    Dessa vez, passo a dica.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi! Que linda história! Gosto muito de livros com ambientação na segunda guerra, e este sendo uma história de amor, muito me interessa! Amei o amor que nasce entre os protagonistas e desejei o final feliz. Toda essa mistura de coisas boas e ruins deixa tudo mais real, e minha maior curiosidade é saber o que acontece com os dois no fim, será que se encontram? Tantas perguntas sem respostas na vida dos dois.. Adorei!

    Bjoxx – http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  27. Um dos romances de ficção histórica mais belos e comoventes que já li. O livro realmente merece 5 estrelas. Alyson Richman evoca a magia ao contar sobre a história de amor, dois judeus tchecoslovacos cujo destino é determinado por forças além de seu controle. Na Praga pré-guerra, os sonhos de dois jovens amantes são destruídos quando eles são separados pela invasão nazista. Uma linda história de amor.

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Acompanhei alguns Youtubers falando a respeito desse lançamento, e estou extremamente instigada para o ter em mãos logo. Apesar de não ser um gênero que me atrai muito este em especial me despertou interesse e conferir sua resenha positiva só reforçou mais isso. Enfim, a resenha está ótima! Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Oi.
    Tudo bom?
    É ótimo quando recebemos um livro para ler antes de todos. Pelo enredo parece que irei gostar muito.
    Fiquei curiosa com a historia.
    Sua resenha esta muito bem escrita e sucinta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. que lindo, muitoboa a resenha
    continue assim nao desista
    bjos

    ResponderExcluir
  31. Karini, só com a sinopse eu já fiquei com os olhos cheios de lágrimas, mas depois que li sua resenha... Nossa! Sem sombra de dúvidas é uma história muito forte, preciso me preparar emocionalmente para lê-la porque com certeza lerei! Assim que tiver uma chance, talvez não logo após o lançamento, mas lerei! Já quero muito! Mas sei que o livro me deixará no chão, em pedaços.

    ResponderExcluir
  32. Oie
    muito legal sua resenha, ainda não conhecia o livro mas gostei do enredo que você apresentou e adoro romances, principalmente se envolve família e etc, com certeza tentarei ler o livro

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olá Karini,
    Posso dizer que eu fiquei com muita vontade de ler esse livro só por conta da Lenka? Ela parece ser aquele tipo de personagem que toca nosso coração e nos ensina muitas coisas e eu adoro isso! Eu imagino tudo o que ela passou e como eu me sentiria na mesma situação dela, pois muitos sucumbem ao menor sinal de sofrimento.
    Vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. A literatura deste livro me parece intensa e precisa na mensagem que ela tem pretensão de passar.História de amor e esperança nestes dias amargos que temos vivendo nos faz acreditar que o amor ainda existe,é um conforto para o coração.

    ResponderExcluir
  35. Otima dica de leitura,na verdade to meio sem tempo de ler mas amo ebook

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Primeira coisa, parabéns pela honra que a Record lhe proporcionou! :D

    Eu não conhecia essa obra, mas achei a capa formidável. Conforme a leitura da resenha fluia, eu ficava ainda mais empolgada e curiosa para ler, mas isso meio que diminuiu quando eu li a palavra guerra.

    Não sei porque, mas tenho um problema muito grande com livros que envolvem ou passem nessa época, entende?

    Então fiquei com um receio bobo aqui agora.

    beijos

    ResponderExcluir
  37. Olá ♥
    Não conhecia o livro, mas que premissa maravilhosa é essa?!
    Sempre que vejo algum livro sobre guerra onde os protagonistas são Judeus ou algo do tipo sempre me vem o cenário do filme " O pianista" que foi um filme que mexeu muito comigo. Amei mesmo a premissa desse livro e você escreveu com tanta emoção que me deixou ainda mais curiosa. Parabéns pela resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  38. Bom dia!!

    Eu acho a capa desse livro, super linda!!! A premissa é bem interessante, gostaria muito de ler, mas eu evito ler livros sobre guerras, sei lá, ainda mais quando envolve o nazismo. Foi muita crueldade e maldade que aconteceram nessa época, não tenho coragem de ler!

    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Olá, tudo bom?

    Eu ainda não tinha visto esse livro, mas ele passaria batido por mim nas livrarias, já que não gostei tanto da capa. Mas a premissa é ótima e fiquei imaginando como a autora desenvolveu esse romance. Histórias que se passam na guerra, geralmente me fazem chorar, já que eles mostram o lado mais feio do ser humano. E parece que esse não será tão diferente, já que você disse que a Alyson é sentimental. Só espero que tenha um final feliz, já que o meu coração não vai aguentar tanta tristeza assim, rs. Já coloquei na minha lista de desejados <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  40. Olá! Tudo bom?

    O livro já me atraiu logo pelo titulo e a capa, acredito que anteriormente eu tinha ouvido falar dele, mas apenas um breve comentário sobre. Enfim, fiquei bastante interessada na leitura, acredito que eu vá amar a personagem Lenka, o modo que você a descreveu me deixou bem curiosa! Enfim, adorei ler a sua opinião sobre a obra e já anotei a dica, mal poso esperar para lê-lo ♥

    Um beijo

    ResponderExcluir
  41. Achei a capa do livro bem bonitinha. O título e sinopse foram que me atraíram bastante. Adorei saber sua opinião sobre a trama.
    Beijos. Versos da Alma

    ResponderExcluir
  42. Olá Karini!!!
    Eu acabo de ver o recebimento dessa caixinha da V.I.B numa parceira minha e achei simplesmente linda essa caixinha *-*
    Eu fiquei curiosa pelo livro, principalmente que ele traz uma história numa época tão complicada na nossa humanidade.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. Oiee Karini ^^
    Menina, que livro! Eu nunca tinha visto nada sobre ele antes, mas a sua resenha conseguiu me deixar mega curiosa! Até anotei o nome aqui para procurar depois, pois é bem o tipo de livro que eu adoro e que ando querendo ler! Adoro histórias que se passam antes ou depois das grandes guerras por conta das cargas emocionais que trazem, e dos personagens marcantes!
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  44. Nossa, se fosse pela capa não daria nada por esse livro, acharia que seria mais um dos muitos clichês que temos espalhados por aí, mas depois de sua resenha vejo o quanto temos personagens fortes neste enredo, e como você diz como eles sao palpáveis e admiráveis. Super anotei a dica, e vou aguardar a história chegar as livrarias.

    ResponderExcluir
  45. Oi!
    Não conhecia esse livro ainda, mas fiquei encantada! Parece ser uma narrativa perfeita, já anotei a dica!

    ResponderExcluir
  46. Oie, tudo bom?
    Adorei a narrativa, apesar de achar a capa beeem fraquinha.
    Se fosse só por ela, não me chamaria a atenção. Mas adoreii sua resenha, fiquei mega curiosa sobre o destino desses personagens tão marcantes. Amei seu post!

    ResponderExcluir
  47. Eu amo livros com essa temática e fiquei encantada com a sua resenha!!
    Espero que logo eu possa ter a chance de conhecer a história de amor desse casal.
    Bjs!!

    ResponderExcluir