Resenha: A Batalha Final - Tronos & Ossos # 3 - Lou Anders

Editora: Jangada
Páginas: 384
Ano: 2018
Gênero: Infantojuvenil
Onde Comprar: Amazon


*Recebido em parceria com a Editora


Sinopse - A trilogia de Tronos e Ossos chega ao seu grande final: depois de muitas aventuras e perigos para encontrar o chifre perdido de Osius, a “pequena” gigante do gelo Thianna e seu melhor amigo, Karn, descobrem que agora ele se acha em mãos inimigas, em Thica. Para recuperá-lo, os dois embarcam numa viagem para esse antigo país, onde duas rainhas tiranas reinam. Nossos dois heróis logo se envolvem em uma épica batalha pelo controle do Império Thicano, colocando suas vidas em risco. Com um império inteiro contra eles, como Karn e Thianna esperam competir – ou sobreviver?! Em A Batalha Final, você vai descobrir que a melhor estratégia para vencer qualquer jogo é descobrir quem são os seus verdadeiros aliados.
Contêm spoilers dos livros anteriores


A trama é narrada em terceira pessoa e dá continuidade aos acontecimentos do livro anterior. Thianna, Karn e Desstra tinham o chifre de Osius nas mãos, mas ele foi roubado nos últimos instantes por uma das guerreiras de Thica.


Agora Thianna, Karn e Desstra estão em Thica para recuperar e destruir o chifre de Osius ao mesmo tempo em que a meia gigante de gelo tenta compreender a raça de sua mãe. Ao chegarem na Corte da Terra e do Céu esse trio irá começar a observar como funciona a monarquia local. Em primeiro lugar, existem duas rainhas que devem governar em harmonia: Xalthea, a Rainha do céu e Melantha, a Rainha da Terra. Xalthea é implacável e realmente autoritária, sempre impondo suas vontades enquanto que Melantha é passiva e demonstra pouca força de vontade. Porém, as duas concordam que o reino precisa ser mantido unido, custe o que custar. E isso começa a custar a cada um dos cidadãos, inclusive para a sobrinha da rainha, Sirena, uma jovem de 12 anos de idade que treina intensamente para ocupar o posto de rainha. Para Sirena seu destino é óbvio: ser uma líder incrível e tornar Thica uma nação ainda mais poderosa. 
"-Sim, viajar não é mesmo uma coisa maravilhosa? - observou Desstra com ironia. - Sempre algo novo para ver, novos lugares para visitar, novas comidas para experimentar, pessoas novas e interessantes tentando matar ou capturar você." (p. 40)
Mas as governantes governam através do medo. Elas mantêm o controle dos wyverns, répteis voadores inteligentes e os utilizam para conter pequenas rebeliões. Com a grande eclosão chegando, ter o chifre de Osius nas mãos é imprescindível e Sirena, por conta da sua linhagem sanguínea, tem a obrigação de aprender a usá-lo. Além disso, as governantes utilizam o fogo tichano para devastar imensas áreas e reprimir possíveis levantes, mas nada é tão terrível quanto o novo plano para manter o reino em suas mãos: obrigar os filhos e herdeiros dos governantes locais a morar no castelo sob a tutela das monarcas.
Os ânimos estão fervendo e uma possível grande rebelião está para surgir. Mas para isso é necessário que apareça um líder forte, capaz de juntar os diferentes povos em harmonia para que possam lutar como uma unidade.

"A Batalha Final" é um desfecho emocionante! Não apenas o autor trouxe os personagens dos livros anteriores, como os protagonistas Thianna e Karn, como também trabalhou muito bem nesse novo grupo de personagens, apresentando suas fragilidades e pontos fortes. Asterius, o príncipe dos minotauros é temperamental e age antes de pensar; Daphne, uma dríade, é tímida e cautelosa, mas tem uma força interior que nem ela mesma tem ideia.

Um dos mapas do livro.
É apaixonante a forma como um grupo de jovens tem a capacidade de enxergar tão claramente um mundo mais justo e harmonioso, enquanto que os adultos da trama preferem lidar com tudo através da intimidação.
Outro detalhe que se destacou no livro foram as novas criaturas e espécies que apareceram na obra: temos esfinges, aracnes, mega hydra,hamadríades e muito mais! Cada uma delas com suas peculiaridades, descrições detalhadas e encantamentos.E não poderia faltar o retorno dos queridos dragões Orm e sua irmã, que conseguem trazer diversão nos seus bate bocas.
"Eram as coisas mais estranhas que ele já tinha visto. A parte da frente era de um cavalo, incluindo as patas dianteiras, mas tinham asas, rabo e pés de galo. A plumagem era amarela, mas os pelos e as crinas variavam em coloração." (p. 145)
Sem dúvida "A Batalha Final" é um desfecho estonteante, com todos os elementos necessários para tornar a trilogia inesquecível. É também uma história que fala dos laços de amizade, sobre coragem e sacrifícios pelas pessoas amadas. São tantas lições que aprendemos e com personagens tão jovens que se torna impossível não se encantar com a leitura.

Detalhe superior no início do capítulo. Cada capítulo possuí uma imagem diferente.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. O livro conta com mapas, detalhes nos inícios dos capítulos e muito mais!
"-Ser corajosa não significa não sentir medo - afirmou a elfa. - Significa apenas que você não permite que o medo a impeça de fazer o que tem que fazer." (p. 159)

27 comentários

  1. ainda não li nenhum livro dessa trilogia

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros com mapas porque gosto de ficar olhando onde é cada lugar durante a história principalmente quando é um livro de fantasia. Mas não sei se leria uma trilogia com uma história assim só pela questão de não amar muito fantasia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, tudo bem? O medo de ler séries é sempre se decepcionar com o final, é bom saber que não é o caso. O grupo de jovens parecem ótimos personagens e o fato de ter criaturas diferentes mostra que é uma boa fantasia, com um interessante universo!! Gostei da dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante


    ResponderExcluir
  4. Boas histórias com bons desfechos finais é o que há de melhor, especialmente em trilogias! A harmonia da juventude deveria ser constante, nem sempre o é. Embora o universo fantástico não me atraia muito, há exceções que me deixam curioso!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Muito interessante, não conhecia ainda esse livro. Por ser o último de uma série, eu confesso que fiquei um pouco perdida nos acontecimento, o que, julgo eu, deve ser porque não conheço a história dos anteriores. Mas achei bem interessante e gosto bastante de livros nesse estilo. Dica anotada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carol!
    Amo um livro com mapas <3 Não conhecia essa série, mas fiquei interessada. Vou dar uma pesquisada, mas sendo um boa história com um ótimo final ela já foi adicionada na lista de leitura.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Oi! Não conhecia a série ou o autor, mas adorei por se tratar de fantasia, que eu gosto muito! Achei um pouco complicado entender todo o universo criado, talvez por este ser o terceiro livro da trilogia e eu não conhecer nenhum deles, mas gostei do que li, e espero ter oportunidade de conhecer a história toda. Achei a capa linda, a arte muito condizente com a trama. Obrigada!

    Bjoxx – http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  8. Uau não conhecia o livro mas achei bem bacana a quantidade de personagens peculiares que ele trás.. gosto de mitologias e ele esta cheio disso.. Gostei bastante da dica pois amo livros de fantasias e ainda mais quando a edição vem com mapas <3 Obrigada pela dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol tudo bem? Adoro livros de fantasia e ficção, esse está na minha lista desde o primeiro volume, estou ansiosa para ler. Adorei sua resenha parabéns, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  10. Pulei grande parte da sua resenha para fugir dos spoilers, quero muito ler essa série! Fiquei feliz em ver que os jovens lidam com as situações com muito mais maturidade, né? Isso é maravilhoso. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia a serie e fiquei um pouco perdida no enredo, mas achei a diagramação e o capricho da edição ótimos e isso já despertou minha curiosidade para a trama.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carol!
    Gostei da premissa da história, embora eu não tenha lido a série, então eu meio que acompanhei sem conhecer tanto assim os personagens. A série me parece uma aventura épica, acho que estou precisando de livros assim ultimamente.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Gosto de enredos mitológicos, mas fujo de trilogias, então não sei se iria ler, claro que se tivesse todos os livros seria um prazer, ainda mais em saber que o desfecho faz jus a toda fantasia dos primeiros livros. Ótima dica para quem encara séries e ama fantasia.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie!

    Eu vi a divulgação dessa série nas redes sociais, mas resenha mesmo essa é a primeira que leio, parece ser uma trama muito bem desenvolvida, mas a história em si ainda não despertou meu interesse, mas não posso negar que as capas são lindas!

    Bjss

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Pelo que percebi essa trama tem bastante nomes difíceis, uma vasta composição dos personagens e cenas cheias de reviravoltas.
    Legal saber que o desfecho da trama é bem empolgante e cumpriu o que prometeu.
    Para os fãs do gênero deve ser uma ótima leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  16. Olá, acho que eu ainda não conhecia esse livro nem os anteriores. Mas gostei da premissa e dos personagens citados na resenha, e de saber que é um bom desfecho para a trilogia, fiquei querendo ler também.

    ResponderExcluir
  17. Oi!

    Eu não conhecia essa trilogia, então achei bem interessante a capa e a premissa. Como pulei a primeira parte da resenha para não tomar spoiler dos livros anteriores, eu fiquei intrigada pela parte do desfecho emocionante, eu amo quando o autor consegue fazer isso e finalizar a obra com maestria. Anotei a dica por aqui!

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conheço essa série, e como é a resenha do ultimo livro, me seti meio perdida, mas parece ser interessante. Vou procurar suas resenhas dos anteriores pra me situar melhor, vai que cativa? XD

    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Oie!!

    Amei a diagramação desse livro!
    Não conhecia a sua história e pra falar a verdade, não conhecia essa série e acho que por isso que me senti um pouco perdida enquanto lia a sua resenha. Mas no mais, achei a história bem interessante, mas infelizmente, ela não se encaixa muito no meu estilo de leitura.

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  20. Oi.
    Eu tenho o primeiro volume aqui em casa, mas não li, pois realmente não faz o meu tipo kkkk não é o tipo de livro que eu gosto de ler, mas adorei a resenha, fiquei feliz por você sobre o final ser emocionante, eu adoro quando os autores reúnem personagens de livros anteriores, mata aquela saudade né.
    Amei a resenha

    ResponderExcluir
  21. Não sei ao certo o motivo, mas essa trilogia não conseguiu chamar muito a minha atenção... tanto que quando li que tinha spoilers dos livros anteriores fiquei pensando "que livros são esses mesmo?"
    Mas acho que isso é só comigo....
    Fiquei interessada ao ver seu comentário que o livro encerra a história muito bem... não tem coisa pior do que terminar de um jeito meio bleh né? Esperar tanto e não ter algo a altura é frustante - e que bom qur não foi o caso...
    Talvez acabe dando uma chance depois disso, até por que posso estar perdendo uma ótima leitura...
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem Carolina?

    O livro a Batalha Final deve ser de fato uma grande leitura, eu li os volumes anteriores e adorei, fiquei super envolvido e esse universo criado pelo Lou é fantástico! Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  23. Oi Carolina, não conhecia o livro, parece ser uma leitura eletrizante, não é?
    Fiquei até curiosa, mas por hora não me animo a fazer a leitura, pois não é bem o tipo de fantasia que tem me atraído.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oie, é tão bacana quando encontramos livros assim caprichados tanto em sua construção de enredo quanto na parte física. Adorei saber de todas as lições que o enredo traz e de como os personagens são tão jovens e enfrentam tantas coisas. Vou procurar saber mais sobre os livros anteriores.

    ResponderExcluir
  25. Olá Carolina,
    Eu acho bárbaro a forma como os jovens tem formas diferentes de ler a vida e como nos passam uma ideia completamente diferente do mundo. Eu gostei muito de saber que isso é presente nesse livro e que os personagens enfrentam as coisas. Vou super anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi, Carolina

    Eu li a resenha mesmo com o aviso de spoiler porque não conhecia o livro e também porque não gosto muito do gênero.
    Que bom que o livro foi um desfecho bacana, é muito frustrante quando o último volume deixa a desejar. E que bom também que o autor soube trabalhar os personagens, isso é muito importante!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  27. Olá Carolina!!!
    Eu não conhecia os livros e fiquei curiosa mesmo assim. Faz tempo que não consigo ficar presa por uma fantasia e talvez esta me prenderia, afinal gosto de livros que os personagens são bem construídos e que a história vai melhorando com o passar dela.
    Fico feliz que o livro tenha dito um bom encerramento e que você tenha curtido o mesmo.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir