Resenha: O Navio Arcano - Os Mercadores de Navios Vivos #1 - Robin Hobb

Editora: Leya
Série: Os Mercadores de Navios Vivos #1
Páginas: 864
Ano: 2017
Gênero: Fantasia / Ficção / Literatura Estrangeira
Onde Comprar: Amazon

*Recebido em parceria
Sinopse: George R.R. Martin é um dos maiores fãs da literatura de Robin Hobb, que, no mundo todo, é uma das mais celebradas e cultuadas autoras contemporâneas de literatura fantástica. Em a “Saga do Assassino”, Robin Hobb retorna, numa nova trilogia, “Os Mercadores de Navios-Vivos”, ao universo ficcional conhecido como o Reino dos Antigos. Nesse primeiro volume, O Navio Arcano, Robb faz referências a clássicos como Moby Dick e Mestre dos Mares para conduzir o leitor por uma aventura marítima repleta de magia, contando a história de um orgulhoso grupo de famílias que navega por mares bravios repletos de piratas e serpentes, a bordo do seu protagonista: os seus navios-vivos – embarcações raríssimas e mágicas feitas de madeira-arcana, capazes de adquirir vida própria. Com personagens muito bem caracterizados, tanto física quanto psicologicamente, Robin Hobb tece uma trama envolvente e complexa, que seduz o leitor a cada página.


"O navio arcano" é o primeiro livro da série Os Mercadores de Navios Vivos, uma série que fala de piratas, mercadores e navios que tem consciência. Tudo começa a partir da família Vestrit, uma família antiga e respeitada de mercadores que possuem um navio-arcano não despertado. Quando o patriarca da família vem a falecer, ao invés de deixar o navio para sua filha Althea, aquela que ama o navio e viaja nele com frequência, por influência da esposa, o patriarca deixa o legado para o cunhado, Kyle. Althea sente-se completamente traída pela família e vai embora, prometendo que um dia se tornará a capitã de Vivácia (o navio arcano da família).

Kyle é um egocêntrico que não respeita de forma alguma os costumes e um tremendo mercenário. Ele não se importa com o navio ou qualquer um, apenas em satisfazer a sua necessidade de mostrar o quanto ele é o máximo. Como Kyle não é um Vestrit de sangue e o navio obriga a presença de um, ele tira seu filho do sacerdócio à força e o coloca no navio de forma abrupta, cruel e humilhante. Wintrow encontrou seu caminho no sacerdócio, mas não tem escolha. O pai tenta forçar uma conexão entre ele e Vivácia e a cada negativa do garoto, mais tortura o pai inflige. Kyle é tão filho da mãe que em certo momento seus atos são tão grotescos que o leitor fica espantado.

O que enriquece esse livro é que são vários núcleos de personagens trabalhados. Temos a história de um pirata que aspira ser mais do que um pirata, um homem determinado a fazer qualquer coisa para atingir seus objetivos.

Temos o núcleo das mulheres Vestrit, que fica em Vilamonte. Ronica, a viúva recente e sua filha, Keffria, a esposa de Kyle, precisam lidar com a propriedade, a falta de dinheiro e a insolência da filha de Keffria e Kyle. Honestamente, dá certa alegria ver essas suas personagens sofrerem, pois foram elas que ajudaram Kyle a controlar o navio. É aquela história: de boas intenções, o inferno está cheio.

O enredo também aborda a história de Estalão, um navio-vivo cego, Brashen, um ex-tripulante de Vivácia e Âmbar, uma misteriosa vendedora de Vilamontes. Com uma jornada sensacional, esses personagens e muitos outros levarão os leitores a uma viagem repleta de emoção, seres sobrenaturais e reviravoltas espetaculares.

44 comentários

  1. Olá Patrícia, tudo bem?
    Eu ainda não li nenhum livro dessa autor, apesar de já ter recebido algumas recomendações desse livro. Gosto do genero fantasia, apesar de ter poucos na minha estante, fiquei muito curiosa na leitura dele, afinal, você deu cinco estrelas e favoritou.
    O meu problema com ele é apenas a editora, tenho alguns livros dela e sei que a diagramação não é muito boa, acho as letras muito pequenas, o que me deixa com muita dor de cabeça.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane, tudo bem? A resenha é minha e não da Patrícia.. rsrsrs
      Obrigada pela visita.. Beijos.


      Excluir
  2. Que sensacional!
    Adoro tramas que envolvem o mar - apesar de morrer de medo dele na vida real hahaha. Não sabia da existência dessa série e fiquei empolgada com a história <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, pareceu minha mãe agora.. Ela também ama o mar - mas tem pavor ao mesmo tempo! rsrs
      Que bom que a história te empolgou. Beijos.

      Excluir
  3. Oi, Karini.
    Adorei saber que essa história tem núcleos distintos! Gosto de acompanhar tramas onde várias coisas acontecem ao mesmo tempo!
    Gosto muito de fantasia e vou tentar dar uma chance ao livro!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então somos duas. Também curto livros que vão tem esses núcleos variados e fantasia principalmente.
      Se ler.. Me diz depois o que achou.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oiii tudo bem??

    Não conhecia esse livro, primeiro contato, mas creio que por não gostar muito de historias de piratas.
    Apesar de não gostar achei bem interessante.
    Adorei a resenha
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella, obrigada pela visita e comentário..
      É absolutamente normal curtir ou não um gênero.
      Sou dessas!
      Beijos.

      Excluir
  5. Oiiii Karini

    É uma fantasia cheia de aventuras e bem complexa, eu adoro livros assim. Livros de piratas são tudo, amo o tema. Adoraria conferir esse livro.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver a oportunidade e quiser compartilhar sua opinião depois, adoraria te ler. Beijos.

      Excluir
  6. Olá!
    Eu acho essa capa linda. Mas esse tipo de leitura não é pra mim. Apesar de adorar algumas aventuras e também por não ver muitas tramas com piratas por aí, a leitura geralmente se dá arrastada e fico cansada com a densidade da história.
    Essa dica vou passar, mas gostei de conhecer mais da sua experiência com a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo Camila. Tem um que envolve fantasia, piratas e muitos assuntos reais que é muito bom. Mapa do Tempo da Morro Branco. Quem sabe esse não lhe agrade.
      Beijos

      Excluir
  7. Karini, fiquei impressionada com livro e a quantidade de páginas, amei o enredo e certamente é um livro que me interesso.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imenso mesmo! Até eu fiquei.. kkkk

      Mas é um livrão, na minha opinião!
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Karini, eu achei sensacional essa coisa de navios vivos e piratas, amo livros que envolvam navegação de alguma forma, e pela sua resenha, o universo dessa obra de fantasia me pareceu sensacional, já quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem bacana sim. Se curte o estilo - quando puder leia, pois vale a pena!
      Bjs.

      Excluir
  9. Menina! Estou louca para ler esse livro, vc não tem ideia hahaha comprei ele no dia das mulheres na saraiva e infelizmente ainda sem previsão para iniciar a leitura T_T Muito bacana a sua resenha <3

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando puder - se joga então! Mas que seja em um momento bem relax para aproveitar o máximo.
      Beijos.

      Excluir
  10. Oi tudo bem?
    Faz tempo que não leio nada do gênero, mas a sua resenha me deixou intrigada, embora creia que não lerei a obra, pelo menos não por hora.
    Mas deixarei a dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo mais ou menos.. A Chikungunya anda me matando..
      Espero que por aí esteja tudo bem?!
      Obrigada pela visita. Beijos.

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?

    Eu também li "O Navio Arcano" e adorei esse universo apresentado pela Robin Hobb, curto muito literatura fantástica, agora é esperar pelo próximo volume. Parabéns pela resenha, ficou bem legal!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.. Essa espera é a parte mais chata.. Pois algumas vezes demora tanto que meio que saio do clima da leitura.. Mas espero que isso não ocorra.
      Beijos

      Excluir
  12. Estou com esse livro aqui, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Amo histórias com piratas. Esse ainda traz um plus a mais; imagina que legal esse negócio de navio vivo. Acho que vou iniciar a leitura hoje mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Que legal! Se puder, depois me diz o que achou!
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi Karini,tudo bem? Fiquei em choque com a quantidade de páginas e ainda ter continuação. É um tipo de livro que seria excelente ler no Kindle não é? Apesar da história parecer bastante interessante, não senti vontade de ler, pelo menos por enquanto, mas é sempre bom conhecer novos títulos e autores. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo indo.. A Chikungunya que não me deixa um dia sem dores.. Mas vamos levando.
      Sim. É um livro imenso e com certeza muito mais agradável ler no kindle.. Ainda mais se você tiver tendinite como eu.. rsrs
      Com certeza é sempre bom ver novos títulos, por mais que eles não nos atraiam!
      Beijos.

      Excluir
  14. Oi, Karini!
    Acredita que eu nunca li nada de piratas? Na verdade, li um conto, mas um livro não haha
    Adorei a premissa desse e gosto muito quando o autor desenvolve bem vários núcleos. Fiquei muito curiosa pela leitura e, como sempre, sua resenha está maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu curto demais! Tem um outro que fiquei fascinada!
      Mapa do Tempo da Morro Branco.
      Se tiver oportunidade e tempo, tente e veja se curte.

      Beijos.

      Excluir
  15. Baixei esse livro em epub e to louca pra ler

    ResponderExcluir
  16. Dá para ficar bem empolgada cm essa história. Parece ser bem interessante. Obrigada pela dica!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Eu fiquei super curiosa para ler este livro deste que ele foi lançado. A capa é incrível e a premissa é bem interessante e original.Sua resenha me deixou ainda mais empolgada, pois parece que os personagens são realmente bem trabalhados. Além disso, achei bem interessante o fato dos navios terem consciência.
    O livro já está na minha lista de desejados e espero ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a chance de conferir. Agradeço seu comentário e visita. Beijos.

      Excluir
  18. Olá!!

    Essa história me parece ser bem boa, mas acho que não faz muito meu tipo.

    Contudo não posso deixar de mencionar essa capa divonica!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa está linda mesmo! Que pena que não faz seu estilo, mas super entendo.. Também passo muitas dicas por já ter tido experiências ruins ou por não curtir mesmo o gênero.
      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  19. Tenho visto tanta coisa de piratas esses dias que estou com muito vontade de ler algo rsrs Eu não conhecia o autor e nem o livro, mas fiquei bem curioso para conhecer esse universo que me parece bastante original é bem desenvolvido. Achei muito bacana os vários núcleos que a obra apresenta, e espero ter a chance de ler esse livro o quanto antes. Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que esse é um universo muito original, tão pouco explorado ainda, ao menos que eu saiba.. E com uma amplitude imensa para desenvolver o enredo sem que se tenha mais do mesmo!
      Espero que tenha a chance de ler.
      Beijos.

      Excluir
  20. Confesso que não é um tipo de leitura que me atraia em nada. Não me vejo lendo. Mas de qualquer forma foi bom conferir sua opinião, que no fim é o que importa né? Bela resenha. Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. E livros são assim mesmo, agradam uns e a outros não! Fica na paz.
      Beijos de luz.

      Excluir
  21. aaah, amo histórias de piratas e como faz tempo que nao leio algo do gênero, acho que essa e uma boa recomendação... sugestão anotada. :D
    bjs...

    ResponderExcluir
  22. Faz tempo que não leio algo com piratas, quem sabe este seja um jeito de matar as saudades deste tipo de personagem? Obrigada pela dica.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  23. Uau, parece ser uma história maravilhosa! Eu amo histórias que envolvem piratas, esses personagens parecem ter personalidades muito fortes e que irão surpreender os leitores. A sua resenha está ótima e espero conferir essa história um dia. Bjss!

    ResponderExcluir
  24. Oiii!

    Eu ando muito corrida e não estou conseguindo ler nada, tô mega triste por isso, então quando eu tento pergar alguma obra para ler, eu prefiro ficar com os romances bobinhos que eu já sei o final, sabe? Mas eu gostei MUITO de conhecer essa obra atraves da sua resenha! Parece ser bem envolvente :)
    Dica anotada,

    Beijinhos,

    ResponderExcluir