Resenha: A Farsa - C. L. Taylor

Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 393
Ano: 2018
Gênero: Crime / Ficção / Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério
Onde Comprar: Amazon

*Recebido em parceria com a Editora

Sinopse: Um thriller psicológico eletrizante, perfeito para fãs de A Garota No Trem e Garota Exemplar. Jane Hughes tem um namorado carinhoso, um bom emprego no abrigo de animais local e uma casa confortável no interior do País de Gales. No entanto, embora pareça estar feliz, vivendo uma vida perfeita, tudo isso não passa de uma farsa. Jane Hughes não existe de verdade. Há cinco anos, ela e suas melhores amigas saíram juntas em uma viagem que prometia ser a melhor de suas vidas. Contudo, o que era para ser o ápice de sua juventude rapidamente se transformou em um pesadelo aterrador que culminou com a morte de duas amigas. Jane fez o melhor que pôde para deixar o passado para trás, assumindo um novo nome e uma nova vida. Mas alguém sabe a verdade sobre o que aconteceu. Alguém que não irá parar até ter destruído Jane e tudo o que ela ama.

Bom dia! Esse é o meu primeiro contato com C.L. Taylor. Costumo curtir muito suspense (apesar de ser mais apaixonada por romances) e fiquei muito curiosa com esse lançamento quando fez menção aos livros Garota Exemplar e A Garota No Trem; que eu adorei; então corri para ler!

A história intercala passado e presente e nos traz histórias que se conectam e nos faz ficar intrigados.
Jane é uma mulher comum se não fosse por seu passado. Anos atrás viajou de férias para o Nepal com suas melhores amigas e o que prometia ser um retiro espiritual tranquilo e renovador trouxe na verdade muito mudanças e situações que jamais poderiam ser desfeitas!
Elas não contavam com a surpresa que essa viagem lhes traria e a tragédia que seria; o tal retiro espiritual não é o que pensavam, e muitas situações começam a acontecer. A amizade entre as amigas que já era algo frágil devido a vários fatores, passa por altos e baixos e no fim será que sobrará algo? A amizade será posta em cheque e um clima de tensão irá reinar até que sentimentos serão despedaçados e não se sabe o que pode ou não sobreviver!
Jane não é Jane. Quem é ela? Ela esconde segredos sombrios sobre seu passado; o que ela esqueceu é que o passado nem sempre fica onde ele deveria ficar e muitas vezes volta para assombrar e cobrar dividas! 

A história traz ingredientes bons e um clímax interessante até certo ponto; porém acabou deixando a desejar na construção do enredo e também com uma escrita lenta em vários pontos. Achei que seria uma trama mais envolvente. A história parecia ir bem, mas coisas bizarras demais ocorreram fugindo muito à realidade que tramas assim costumam carregar. Em terror psicológico sempre se tem uma trama que caminha lado a lado com a realidade, o que torna a coisa toda crível; mas em "A Farsa" a autora se perdeu diversas vezes e acabou meio que decepcionando. Seria injusta de dizer que o livro foi completamente um fiasco, mas também não me convenceu pela propaganda que teve. Ainda assim, vale dizer que a autora intercalou muito bem passado e presente deixando todo um clima de suspense, algo que nem todos os autores conseguem fazer sem tornar a trama desconexa ou com falhas. Jane é uma personagem complexa e bem construída, assim como Al que para mim, foi a melhor personagem da trama, ainda assim teve vários deslizes durante o desenrolar. 

Apesar disso a trama trouxe um final com ação na medida certa e apesar das coisas mirabolantes contidas no enredo pude me divertir um pouco e finalizar a história sem muito problema.
Em geral é uma boa histórias com muitas falhas.
Não vou dar uma nota, pois seria injusto dar duas estrelas e exagerado dar três estrelas - que significa bom! Digamos que seja uma leitura regular, mediana. Esperava mais!




28 comentários

  1. Eu amei Garota Exemplar e agora quero dar uma chance para esta leitura.
    Mesmo com as suas ressalvas , me interessei pelo enredo e fiquei curiosa para saber quem é Jane ..

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Oi! Sou a doida dos suspenses e tinha ficado empolgada logo na sinopse, mas sua resenha me esfriou! Acho que vai ser difícil ler. Suspenses têm quer ser bem fiéis a realidade, como você disse, pra termos a sensação de que uma história próxima mesmo. Embora tenha achado a premissa do grupo de amigas que sai para se divertir e descansar e começam a acontecer coisas que fogem ao controle, fazendo tudo desandar e sendo assustador, não sei se leria, pelas negativas.. Obrigada pela dica!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro um bom thriller e esse é novidade para mim. Já fiquei animada só em saber que Jane não é Jane, por outro lado a escrita lenta me incomodo, trama assim tem que ser eletrizante, mas levando em conta que mesmo com as falhas é uma boa história eu com certeza iria adorar ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu ainda não conhecia essa obra, porem fiquei bem interessado depois que li a sinopse e vi essa capa que particularmente achei muito linda! uma pena que você acho que a obra tenha algumas falhas mas final consegui lhe agradar um pouco. Espero poder ler ela e breve! até mais vê!
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi, Karini.
    Eu adoro livros desse gênero e esse está aqui na minha lista para ler um dia. Uma pena que ele não é lá tudo isso, mesmo assim fiquei curiosa!! Acho que já entrei numa fase de aceitar os deslizes e as explicações mirabolantes!!! kkkkk
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Oi, Karini! Embora tenha deixado a desejar, eu fiquei curiosa quanto à trama. No entanto, não sei ainda se é o suficiente para me fazer ler esse livro, já que encontrei mais ressalvas do que pontos positivos. Vou procurar por outras opiniões antes de decidir se leio ou não. Que bom que você foi sincera em sua crítica!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tudo bom?

    Eu ainda não tinha ouvido falar da obra. Uma pena que deixou a desejar na construção do enrendo, o gênero em si não faz o meu estilo, e por esse ponto negativo eu sei que não leria a obra. Fico feliz que o final foi bom, e a leitura tem seus acertos apesar dos erros. Enfim, adorei a resenha e poder ter lido sua critica sincera sobre ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiii tudo bem??

    Nossa que pena que esse livro não foi bom, a capa não me chama muita atenção.
    E o enredo não sei se me atrairia, e eu amooooooo suspense.
    E sua resenha me tirou a vontade tbm.
    Agradeço a sinceridade.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  9. Eu estou com esse livro aqui para ler e agora nao sei o que esperar haha eu também imaginava que fosse ser algo eletrizante e que tiraria meu sono, mas pelo jeito nada disso acontece, ne?

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Ainda não tinha visto nada sobre esse livro.
    O enredo parece interessante, mas realmente em suspenses psicológicos é essencial que a narrativa seja um tanto realista, se for fantasiosa demais acaba perdendo a graça.
    Não sei se é um livro que eu leria.
    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Caramba mais um thiller pra mexer com nossa cabeça.
    Só fiquei com ressalvas pelas falhas apresentadas ao longo da resenha sobre a trama. Mas mesmo assim achei interessante e quem sabe eu dê oportunidade em algum momento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a autora e nem essa obra. E confesso que essa capa não chamou minha atenção. Lendo sua resenha então, por mais que teve pontos positivos, a leitura não é do meu agrado, e dessa vez dispenso a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu tenho visto algumas resenhas sobre esse livro e tenho visto que as pessoas estão bem divididas, algumas amaram e outras se decepcionaram. Eu não sou muito de ler thrillers, mas esse tem um enredo que parece ser interessante. Porém, me desanima saber que ele é uma leitura mais lenta e que a construção do enredo deixou a desejar. Eu confesso que abandonei A garota no trem porque achei extremamente monótono. Se esse for ainda mais lento, é uma leitura que pretendo evitar.
    No entanto, adorei sua resenha e sua sinceridade ao abordar os aspectos positivos e negativos do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, ainda não conhecia esse livro, mas como curto bastante as publicações desse estilo e como a premissa me deixou curiosa, até fiquei interessada em ler, uma pena que pela sua resenha me parece que a história não foi tão bem desenvolvida como poderia.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Eu solicitei esse livro no Grupo Editorial Record, vou realizar a leitura na próxima semana, gostei da sua resenha e impressões.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Sendo sincera, com esta capa esse livro não inspira muita confiança, e se não tivesse lido sua resenha nunca imaginaria que se tratava de um suspense. Depois do fiquei sabendo sobre a história, não me senti nem um pouco tentanda para fazer essa leitura.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Sou apaixonada por esse estilo de obra e estava ficando muito ansiosa para ler esse livro, mas aí vi que a obra deixa um pouco a desejar e desanimei muito. Recentemente li dois livros desse gênero que trouxeram a mesma sensação, não quero outra decepção tão cedo, então, vou passar a dica por encanto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Livros assim sempre tem uma narrativa um pouco mais lenta. Ainda não conhecia o livro, mas a premissa é bem interesse. Uma pena que a autora se perdeu meio ao próprio enredo, isso me deixou meio receosa para fazer a leitura.Estava com a pulga atras da orelha para ler até começar ler o que você achou, então vou deixar a dica passar, beijos!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom?
    Poxa, uma pena que uma premissa tão interessante peque tanto em seu desenvolvimento e torne o livro regular apenas. Fiquei bem curiosa para conferir quem a personagem é de verdade,mas vou ler sem qualquer expectativa para não me frustrar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Essa é a primeira resenha que leio desse livro que contém algumas ressalvas. Essa será uma das minhas próximas leituras e honestamente acho que vou gostar, gosto quando os thrillers trazem histórias mais lentas, gosto de ir degustando a história aos poucos. Espero não me decepcionar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Não sou fã de thriller, mas como gostei bastante de A Garota do Trem e A Garota Exemplar, daria uma chance para leitura com certeza, ainda mais com sua resenha tão honesta. Obrigada pela dica! Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Este é um gênero que gosto muito, mas realmente as vezes os autores acabam perdendo a mão e travando em alguns personagens. Apesar disto parece que isto não impediu dos personagens terem sido bem desenvolvidos e a história seguir um caminho para um final inesperado. Adorei sua resenha e anotei a dica deste livro. Espero poder ler logo e te trago minha opinião.

    ResponderExcluir
  23. Oiee ^^
    Pela capa eu acho que não leria o livro, mas eu sou doida por thrillers psicológicos e adorei A garota do trem, A garota exemplar e outros garotas que saíram...haha' Poxa, é uma pena que a autora tenha se empolgado e se perdido na história, é triste quando um livro decepciona assim, né? Depois de ver isso acho que não leria *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  24. Oi tudo bem?
    Sou completamente apaixonada por thrillers, nao conhecia esse livro e nem a autora. A capa em si achei bem sem graça, mas a sinopse eu curti demais. Entretanto, quando li a sua resenha, fiquei com um pé atrás, nao gosto muito de livros lentos e essas coisas... mas quem sabe...

    beijos

    ResponderExcluir
  25. O problema desse tipo de livro geralmente é esse: ou o autor exagera ou falta algo que torne o livro bom. Nesse caso, me pareceu que ambos foram os problemas. Mas acredito que leria, pois tem alguns ingredientes que me chamaram a atenção.

    ResponderExcluir
  26. Amo muito suspense! E fiquei bastante interessada por esse livro, porém fiquei com o pé atrás com o final da sua resenha :( haha Suspense é ótimo mas tem que ser muito bem escrito e amarradinho pra funcionar mesmo e dar aquela sensação de "estou sendo observada" enquanto lemos. Por isso vou passar a dica dessa vez, viu.

    http://anneandcia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Oii, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas gosto bastante de triller e livros que envolva um pouco de suspense ou romance policial. Vou procurar para ver se está com um preço bom.
    Adorei a dica.
    Bjs Mary

    ResponderExcluir
  28. Amo um bom suspense, com clímax eletrizantes e surpreendente, de primeira foi o que me chamou a atenção para essa obra, mas confesso que a sua resenha me esfriou um pouco, então vou esperar mais para ver se leio ou não.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir