Resenha: Hotel Califórnia - O mal à espreita # 1 - A.C. Nunes



Editora: Xeque-Matte
Série: O Mal À Espreita #1
Páginas: 228
Ano: 2017
Gênero: Ficção / Horror / Literatura Brasileira / Suspense e Mistério / Terror
Onde Comprar: Amazon 

*Recebido em parceria com a Editora
Sinopse - Álvaro Klein e sua esposa reúnem alguns amigos para passarem o feriado prolongado de Corpus Christi em sua casa de veraneio, no interior do estado. Por causa de um problema mecânico no carro, eles se veem obrigados a pernoitar no Hotel Califórnia — uma imponente e luxuosa construção no alto da montanha, afastado de tudo e de todos. Enquanto seu meio-irmão, Philip, viaja até a cidade mais próxima em busca de ajuda, o restante do grupo aproveita as mordomias oferecidas pelo estabelecimento. Mas, quando um deles morre brutal e misteriosamente, o pânico toma conta do ambiente. A polícia é acionada, e todos são impedidos de deixarem o local para que possam prestar esclarecimentos sobre o crime. E é aí que a noite deles se torna a mais aterradora de suas vidas. Em meio a eventos sobrenaturais, Álvaro e seus amigos presenciam morte atrás de morte. Enquanto tentam de todas as maneiras preservar suas vidas, surge a eterna dúvida se o grupo está lidando com um assassino cruel e psicopata ou alguma entidade sobrenatural enfurecida com suas presenças.


A história é narrada em terceira pessoa e gira em torno de um grupo de amigos que está se preparando para viajar durante o feriado de Corpus Christi, para passar os dias descansando na casa no interior de Álvaro e sua esposa, Agatha.

Álvaro convidou alguns amigos que sua esposa não gosta muito, como Kelly, a garota que está sempre flertando com todos, mesmo na frente do namorado e seu irmão Philip, que deixa claro o quanto não gosta da cunhada, arranjando sempre problemas e discussões quando se reencontram.
A impressão que temos durante a leitura é que Agatha é o tipo de mulher controladora, que não gosta que o marido saia com os amigos ou fale palavrões.
Conforme a sinopse explica, o grupo de amigos composto por Álvaro, Agatha, Philip, Katerina, Frederico, Eloísa, Maurício e Kelly estão na estrada quando o moto do carro funde e eles ficam presos na estrada, pois a cidade mais próxima fica à 50 Km de distância. Eles são socorridos por uma mulher com uma van do Hotel Califórnia, um hotel que fica a poucos quilômetros do local onde o grupo está. De lá, eles poderão ligar para um guincho e aguardar ajuda. A ideia é ótima e o Hotel Califórnia é deslumbrante, tem restaurante próprio e um requinte único. 
"No fim das contas, histórias de terror eram apenas histórias de terror. Mas também sabia que, por trás de toda lenda ou mito, sempre havia um fundo de verdade." (p. 119)

Até mesmo um quarto é oferecido como cortesia ao grupo, que aproveita o tempo de espera para relaxar. Porém, por trás dessa aparência requintada, o Hotel Califórnia esconde segredos mortais.
Conforme a noite passa, várias mortes vão acontecendo. Mortes brutais. E inexplicáveis. Como a porta estar trancada por dentro, onde se encontra um corpo mutilado. Como o assassino saiu?
"-As portas se abriram novamente. E não havia ninguém no elevador." (p. 99)
A situação torna-se uma questão de sobrevivência e esse grupo fará de tudo para escapar...

O livro tem um tom sombrio e assustador, perfeito para o gênero de terror. É o tipo de livro que o leitor consegue visualizar como um filme durante a leitura, vendo as cenas se desenrolarem de forma vívida em sua mente. A única ressalva que faço em relação ao livro é o fato de que senti falta de um maior aprofundamento na personalidade dos personagens. Acredito que faltou um pouco mais de desenvolvimento para sentir uma conexão emocional com eles.

Em relação a revisão, diagramação e layout, a Editora Xeque-Matte realizou um ótimo trabalho. O livro é cheio de detalhes internos que enriquecem ainda mais o texto.
"Ali, no meio da estrada escura, o contorno de uma criatura o assustou. Parecia flutuar, as pernas estavam cruzadas, no lugar dos pés havia cascos... de bode." (p.68)

21 comentários

  1. Já li esse livro e achei muito legal também =D

    ResponderExcluir
  2. Olá! Fiquei maluca quando vi este livro, justamente por fazer a relação com a música do Eagles! Lendo a resenha eu me senti vendo um daqueles filmes de terror onde o grupo sai pra passear e encontra um horror inimaginável. Adorei e espero ler em breve!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, tudo bem?
      Foi essa a sensação que eu tive durante a leitura também!
      Bjkas

      Excluir
  3. Oie,
    adorei a premissa do livro, é uma leitura que tá cheia de mistérios e um terror bem típico mostrando mortes ao longo da história. Adoro livros assim! Bem filme de terror.
    Vou procurar, não conhecia a obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana, tudo bem?
      Totalmente filme de terror =D
      Bjkas

      Excluir
  4. Oi Carol!

    Tudo bem? Então eu NUNCA, DE JEITO NENHUM, consumo qualquer coisa de terror porque sou uma dessas pessoas bem idiotas que se impressiona facfá e fica dias sem dormir direito esperando alguma coisa ruim acontecer.

    Fico feliz que tenha gostado do livro e é realmente uma pena que tenha faltado aprofundamento para os personagens.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessie, tudo bem sim e com você?
      Eu também me impressiono fácil, mas é exatamente por isso que leio livros e assisto filmes desse gênero durante o dia e sempre acompanhada rs
      Bjkas

      Excluir
  5. Eu costumo fugir desse gênero porque sou extremamente medrosa, nao tive experiencias muito boas, mas a obra me parece ser ótima, apesar dos personagens nao terem o aprofundamento que merecem. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carolina!
    Já vi esse livro vez ou outra na fanpage da editora, mas sempre passava longe pela temática de terror e, depois da sua resenha, agora é que passo mais longe ainda, rs. Não pela sua resenha, mas por ver o quão terror é o livro mesmo, está aí uma temática que não pretendo me arriscar mesmo. Apesar disso, bom que o livro consegue cumprir com sua temática e prender o leitor por entre os acontecimentos sinistros dele, só uma pena que tenha falhado na profundidade de cada personagem em particular, isso conta muito para dar mais realidade à trama, né? Se os personagens soam vagos e apenas adequados para viver a trama, sem nada por trás de cada um, beira o superficial quase, me irrito com isso quando encontro numa leitura ou outra, mas pelo menos isso não tirou o brilho da leitura nesse caso. É uma dica que não vou acatar, mas valeu mesmo assim. ;)
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ Sonhando aos Vinte ♥

    ResponderExcluir
  7. A premissa do livro é clássica, tanto dentro do suspense como no terror e eu adoro!
    Não conhecia o livro, mas em saber de seu tom sombrio já me anima e mesmo que não tenha se conetado por completo com os personagens eu fiquei bem curiosa para conhece-lós e descobrir o que está por trás das paredes desse hotel.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Legal conhecer essa obra, não a conhecia. O enredo parece ser do tipo que me atrai. Mas essa superficialidade ao se retratar os personagens me incomodou um pouco. Amo enredos assim, mas que entram fundo tanto na psiquê quanto na personalidade de cada personagem moatrado. Mas, quem sabe um dia eu dê uma oportunidade ao livro, já que esse lance dos personagens costuma fazer eu me afastar das obras, até mesmo deixar uma leitura de lado, acredita! Bexus :*

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa pra ler com essa pegada de terror que tem algum tempo que não leio. Sempre ouço falar dessa editora, mas ainda não li nada deles. Teria sido legal postar uma foto mostrando esses detalhes que enriquecem a história pra gente ver!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  10. Ola tudo bem ?
    Não conhecia esse livro mais fiquei super interessada em conhecer esse livro deve ser incrível irei da uma pesquisada irei adicionar na lista de próximas leituras.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro e achei bem instigante. Como não tenho muita experiencia em ler livros de terror ou com este tom mais sombrio, acho que seria uma boa oportunidade para ir dando os primeiros passos no gênero.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Já fiquei curiosíssima para ler esse livro e saber se alguém vai conseguir sair vivo desse hotel sinistro. Gostei de conhecer a obra pela sua ótima resenha.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas admito que é uma leitura que certamente eu não faria. Não curto o gênero terror, nem em livros e nem em filmes, então, já descartaria a possibilidade de ler por causa disso. Porém, ainda achei a premissa um pouco batida e não gostei de saber que os personagens são foram muito aprofundados.
    Adorei sua resenha e acredito que pode ser uma boa leitura para quem gosta de livros de terror, mas não é uma leitura que me atraia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Um livro que com certeza NÃO lerei!rsrs Pense em alguém que foge de livros de terror! Evito o máximo que posso. Não suporto terror seja em livros ou filmes e quando tem um tom sobrenatural pior ainda!

    Não é uma história para mim. Seria uma ótima dica para minha irmã que é apaixonada por esse gênero. Embora ela não goste de ler, ama os filmes de terror e acredito que passaria a apreciar a leitura se pegasse algum livro desse gênero que tanto gosta.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Achei bem interessante essa história, principalmente pelo título. Gosto de suspense e terror, me pareceu uma trama bem instigante e surpreendente. Ainda não conheço nada da editora, mas certamente esse vai pra lista de desejados.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Muito terror pro meu gosto, e olha que sou fã assumida de Criminal Minds, mas não consigo ficar bem com leituras do gênero e muito mais impressionada que na televisão. Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha. Obrigada pelo seu feedback. *-* beijos da autora ^^

    ResponderExcluir