Resenha: A Filosofia de Merlí - Héctor Lozano - Faro Editorial

Editora: Faro Editorial
Páginas: 320
Ano: 2018
Gênero: Ficção
Onde Comprar: Amazon
 
* Recebido de Parceria 
Sinopse: Merlí é um professor fora dos padrões, que com seu jeito controverso e verdadeiro conseguiu despertar em seus alunos a paixão pela filosofia. E neste livro interativo o mesmo vai acontecer com você leitor.
Merlí ensina a lidar com nossas experiências, reconhecê-las, e torná-las positivas. Não existe certo ou errado, existe a sua experiência com o pensamento e o questionamento, e este livro vai te guiar nessa viagem de conhecimento. O livro abre cada capítulo dedicado a um filósofo, de Sócrates, Platão e Epicuro, a Focault, Nietszche, Kant e muitos outros.



Quando vi esse lançamento, fiquei bastante curiosa, pois eu assisto ao seriado de tv e acho fantástico. Então a Faro Editorial trazer esse livro para nós me deixou completamente ansiosa.  

Para aqueles que ainda não sabem nada sobre o que estou falando, procurem o seriado no Netflix ou na internet e corram para assistir, tenho certeza que irão amar!

Merlí é um professor que busca um diferencial em inovar e chamar atenção de seus alunos.. Motivá-los; sinceramente falando, queria ter tido um professor assim. Ele realmente quer fazer a diferença, se preocupa com os alunos e busca inspirá-los e ajudá-los; com isso ele também estimula o aluno a conhecer seu potencial e saber em que podem fazer a diferença no mundo.

Como dito acima, o seriado de tv está no Netflix e foi adaptado para nós leitores podermos ter o prazer de uma imersão na Filosofia Merlí; o livro é bastante reflexivo e inspirador, tal qual a série e estimula esse lado de questionamentos e diferencial, apesar de ser um livro voltado para os jovens, acredito que o tema seja interessante para adultos também, sejam mães, pais ou não. Eu ainda não tenho filhos, trabalho com educação e achei fantástico!

Durante à leitura, podemos ver diversos dilemas que os adolescentes vivem e que muitas vezes os deixam perdidos, e isso faz com que as reflexões sejam feitas principalmente em torno de qual papel a sociedade tem nisso?
Os assuntos contidos no livro são mais atuais que nunca, como por exemplo, sexualidade, preconceito, exposição, álcool, bullying, entre outros temas importantes e que sempre são atuais; até mesmo conversar com os pais e a vivência familiar que tem uma dinâmica diferente de lar para lar.

O livro traz uma mistura de realidade e filosofia que caminham juntas e pode ajudar a resolver diversos problemas do dia a dia desses jovens. Merlí não tem aquele conformismo que estamos acostumados a ver.. "Ha!  Isso é assim, quem sou eu para mudar?", pelo contrário, ele busca inovar, justamente para incentivar, motivar, inspirar e digo mais, ele encanta não apenas os jovens, mas a qualquer um que passe "um tempo com ele".

A história é incrível; seja no livro ou no seriado, vale muito a pena!
Espero que gostem tanto quanto eu gostei. 

Beijos da Danni.



13 comentários

  1. Gosto muito de Filosofia, então esse livro deve ser um prato cheio de conhecimento.

    Gustavo

    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  2. Ola!
    Não conhecia o livro e tenho que dizer que nem o seriado, sou meio limitada quanto a isso. Estou gostando muito do fato de que muitos seriados do netflix hoje estão se tornando livros para nos permitir aprofundar na historia em si. Entretanto, apesar de gostar bastante de livros que nos trazem a reflexão, não sei se esse livro é pra mim :/

    beijos
    Mayara
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Essa série segue na minha lista tem um tempinho, só vejo comentarios positivos a respeito dela e as vezes vejo umas imagens passeando pelo facebook que realmente me prendem a atenção, acho bacana que o livro tenha essa proposta também, espero ao menos ver alguns episódios!

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Já tinha ouvido falar do seriado, mas não sabia que existia um livro.
    Nunca me interessei em assistir mas sua resenha me deixou bem curiosa. Parece ser bem interessante, talvez eu dê uma chance nem que seja para a série!

    Beijos
    Carol
    www.thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Não conhecia esse seriado, mas achei bem interessante a proposta apresentada.
    Fiquei curiosa para conferir, e vou anotar essa dica para conferir futuramente. Bem interessante.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bom?

    Eu não sabia que era um seriado de tv, fiquei curiosa sobre ele agora haha A historia de fato parece ser incrível. Adorei essa de misturar realidade com filosofia. Com toda certeza vou procurar para ler e conferir. Adorei a resenha ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Ainda não conhecia esse seriado e nem tinha ouvido falar no livro. Adorei os conceitos e reflexões que traz e por isso vou procurar pra conhecer.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu não gosto do universo desse livro e não tenho vontade de lê-lo, mas eu acho muito legal ele tratar de temas tão atuais quanto os que você ressaltou em sua resenha.
    Acho que fãs do gênero vão adorar esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Não conhecia o seriado, o que me deixou bem surpresa, pois faço a louca das séries 24/7 hahaha. Não sou muito fã de livros interativos, fico morrendo de dó de usar e acaba ficando parado na estante, por isso deixo a dica passar, mas darei uma olhadinha na série.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já tinha me deparado com a sério no NetFlix,mas nem tinha parado para ao menos saber sobre o que ela tratava. Agora sabendo e sabendo também que tem o livro me interessei. Gosto muito quando essa dessa temática abordada. Grata pela super-dica, dupla dica dica no meu caso! Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderExcluir
  11. Não conheço o seriado mas me interesso pelas abordagens, nunca me interessei muito por filosofia, mesmo nutrindo uma certa admiração por aqueles que detém conhecimentos filosóficos. Acho que acompanhar a série e quem sabe ter uma experiência com esse livro interativo possa abrir minha mente de alguma forma. Por isso vou tentar pelo menos assistir e ver no que dá.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  12. Poxa, não conhecia o livro, mas parece ser muito bom. Achei a mistura com a filosofia muito interessante. Anotei a dica!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?

    Eu tinha visto o livro antes, mas não faz meu estilo. Eu até achei interessante, mas não é uma leitura que eu faria. Não sabia que tinha um série na Netflix, nunca tinha visto por lá, mas, assim como o livro, não faz muito meu estilo, então eu também não veria a série.Mas para quem gosta, quem curte essa parte de filosofia, tenho certeza que é um prato cheio.

    Beijos.

    ResponderExcluir