Resenha: Tempo de Partir - Jodi Picoult - Verus


Editora: Verus
Autor (a): Jodi Picoult
Páginas: 434
Ano: 2018
Gênero: Ficção / Literatura Estrangeira
Onde comprar: Amazon


* Recebido de Parceria*
Sinopse: Faz mais de uma década que Jenna Metcalf não consegue parar de pensar em sua mãe, Alice, desaparecida em circunstâncias misteriosas logo após um trágico acidente. Jenna se recusa a acreditar que a mãe a abandonaria e continua buscando pistas on-line e nas páginas de seus antigos diários. Alice era uma cientista que pesquisava o sofrimento entre os elefantes e, nos diários, escrevia basicamente sobre esses animais que tanto amava, mas Jenna tem esperança de encontrar alguma pista sobre seu paradeiro.

Desesperada por respostas, ela convoca dois improváveis aliados: uma médium famosa por encontrar pessoas desaparecidas e o detetive que investigou originalmente o caso de Alice, assim como a estranha morte de uma das colegas dela.
Conforme trabalham para tentar descobrir o que realmente aconteceu com Alice, percebem que, ao fazer perguntas difíceis, terão respostas ainda mais duras. E, à medida que as memórias de Jenna se encaixam com os eventos dos diários de sua mãe, a história se encaminha para um hipnotizante desfecho.

Emocionante e surpreendente, Tempo de Partir mostra Jodi Picoult no auge de seu talento.



Oi meus queridos tudo bem? Eu pedi esse livro por impulso, por achar a capa maravilhosa, ter ouvido boas coisas sobre a autora e ter curtido a sinopse. Eu gosto de mistérios, dramas e encontrei nesse livro uma imensa surpresa, pois ele trouxe bem mais do que eu esperava.

Tempo de Partir me surpreendeu de muitas maneiras, pois achei que encontraria um romance mais que um mistério ou qualquer outra coisa.. A história nos apresenta assuntos interessantes como relações dentro de uma família, amizade, fala de sentimentos, sofrimento, aceitação ou a falta dela, e aborda algo que sempre procuro ler, que são relações entre pais e filhos.. A história tem romance? Sim! Mas vai além disso.. Ela tem tragédias, tristezas, sentimentos crus e intrínsecos que pode ser comparado a relações e situações da vida cotidiana. A escrita da autora é incrível e ela consegue nos transportar para dentro de sua história, para próximo aos seus personagens, que são muito bem construídos e nos cativa, nos chama a viver aquele momento com eles. 

Tem vários momentos em que fiquei muito reflexiva e até triste, eu sei que estava lendo uma ficção, mas a coisa toda soa tão real que nos transporta de verdade.. E nos faz sentir. Tenho em mãos um livro que fala um pouco sobre vários sentimentos e momentos da vida.. Encontros, desencontros, decepções, amores e todo resto que já mencionei.. Sem ser chato ou focar com demasia em algo que desmereça a grandiosidade da história que temos em mãos.. Amor de todas as formas.. perdas, tristezas..

A história é narrada em primeira pessoa sendo que alternada entre os personagens Alice, Jenna, Serenity e Virgil. Todas personagens bem delineadas e que nos convida em cada passagem a nos entregar mais à história. 

Confesso para vocês que após o término da leitura fiquei um bom tempo refletindo sobre o conteúdo.. E acredito que ainda vou relembrar na memória por um longo tempo. Não vou, dessa vez, ficar contando sobre a história em si, pois a sinopse é bem explicativa e hoje eu quis trazer para vocês meus sentimentos sobre a leitura. 

Alguém já o leu? Gostou?



17 comentários

  1. É uma história bem interessante que fala sobre um assunto um pouco delicado, um desaparecimento de uma familiar muito amada pela protagonista.
    Também amo histórias que tem mistérios/ suspense livros desse gênero me chamam muito a atenção, gostei da sua resenha 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e a história trás muitos temas interessantes, só lendo para entender o quanto é profundo e como a escrita da autora flui de maneira intensa..
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi, Karini!
    Concordo totalmente com você sobre o fato dessa capa ser muito linda! Também gosto muito de histórias de mistério, então a trama desta me interessou demais. Acho que eu iria adorar ler as partes dos diários da Alice que ela fala sobre os elefantes, pois também acho esses animais incríveis. Além disso, adoro histórias dramáticas e acho que me emocionaria muito pela angústia da Jenna procurando pela mãe. Já quero ler esse livro imediatamente! Adorei a resenha! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse é aquele tipo de história, que quanto mais o protagonista vai procurando evidências, mais fatos surpresas vão vindo a tona e prendendo o leitor na obra. Estou curioso para saber o que Jenna descobriu sobre sua mãe e sua reação. Fiquei curioso e quero ler esse livro já!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi! Não conhecia o livro, nunca tinha visto antes, mas sua resenha me deixou com muita vontade de conhecer a obra. Adoro livros que possuem esse enredo, sempre acabo gostando muito da narrativa. No início eu achei que ia ser um thriller virado pro sobrenatural, não imaginei que ia tomar outro rumo. Fiquei curiosa por conta da médium, mas principalmente se a mãe vai ser encontrada ou o que aconteceu com ela. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  5. não conhecia o livro, mas amei saber seus sentimentos durante a leitura, porque de fato a sinopse já tá bem explicativa. espero poder conferir em breve e me sentir assim como você!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  6. Oi, Karini, tudo bom?
    Não conhecia o livro, gostei de saber que tem mistério, mas também lida com sentimentos. Me lembrou um pouco Objetos Cortantes nesse quesito, mesmo que as histórias sejam bem diferentes.
    Gosto desse tipo de escrita, que consegue trazer o que há de mais humano para suas páginas, fazendo com que o leitor passe a sentir que está ali do lado dos personagens sofrendo e rindo com eles.
    Vou anotar a dica, a história parece ser muito interessante e suas impressões me deixaram curiosa.
    Beijinhos

    http://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá amore,

    Não conhecia o livro, mas já me encantei.
    A começar por essa capa lindíssima.
    Muito bom quando compramos por impulso e o livro nos impressiona né!
    Só me preocupa um pouco essa coisa de em alguns momentos você ter ficado triste.
    Mais acho que vale a pena de ler.
    Dica anotada!


    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Ka, tudo bem? Minha mae ama essa autora, ela diz que o modo como ela escreve é muito instigante e que de fato tira o leitor da história e transporta pra um mundo repleto de reflexões, isso é algo muito interessante, pela sua resenha parece ser realmente verdade, fiquei curiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  9. Olá , não conhecia a autora. E achei bem interessante a drama que foi criada. Fiquei curiosa para saber se ela consegue encontrar algo sobre a mãe. Gosto muito de livros que te fazem teleportar para dentro deles. O ultimo que li me fez sentir assim.

    Adorei a sua resenha e tbm compraria ele pela capa. Achei ela lindíssima!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Esse livro está na minha lista de leituras e apesar de não conhecer a escrita da autora, fiquei com a impressão de ser o tipo de história que nos traz a tona reflexões importante sobre a família. Sempre me emociono com esses enredos, acho que vou gostar.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Oi Karini,
    Ainda não li nenhum livro da autora, mas tenho muita vontade de ler, principalmente, porque todos os leitores falam que as pessoas vivem essa história e têm os mesmos sentimentos que eles. Eu espero que o mesmo aconteça comigo quando ler essa obra e que eu me compadeça nos momentos de tristeza e que eu a sinta. Vou anotar a dica para ontem, obrigada por essa resenha maravilhosa ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Karini,
    A primeira coisa que me chamou a atenção foi a linda capa. Muito mais bonita do que a capa americana. Não conheço a escrita da autora, mas fiquei curioso em saber como essa história se desenrola.
    Obrigado pela dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Ola!!!

    Eu vi esse livro no seu lançamento e confesso que fiquei bem tentada em ler tbm pelos mesmos motivos que você. A capa e a sinopse são fenomenais!
    A sua resenha é a primeira que eu leio sobre e simplesmente adorei! Uma coisa que eu aprendi é que livro bom é aquele que realmente mexe conosco, então essa já pode ocupar esse patamar sem o menor constrangimento!

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Karini, eu sou uma mega fã da Jodi Picoult e a maiorira dos seus livros tem isso que voc~e descreveu aqui: profundidade nas relações e pontos de vista alternados nos dando um panorama completo da trama. Indico que leia outras coisas dela (Dezenove Minutos e Um Mundo à Parte são meus favoritos) e acho que você irpa gostar muito. Ainda não li este aqui, já comprei e será uma das próximas leituras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem Karini?

    Nós também recebemos o livro "Tempo de Partir" da editora Verus e a minha namorada adorou a leitura. Gostei da sua resenha, ficou bem escrita e legal. Gostei dos pontos abordados por você e o quanto a leitura mexeu contigo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Sempre quis ler algo da Jodi, os elogios aos seus livros anteriores são demasiados e me deixaram bastante interessada na autora. A premissa desse novo livro dela, também me deixou curiosa e doida para conferir o que essa trama explorará. Dica anotadissíma.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir