Resenha: Sem Coração - Marissa Meyer

Editora: Rocco
Páginas: 416
Ano: 2018
Gênero: Fantasia / Ficção / Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Romance

*Acervo pessoal*

Resenhista convidada
Andynha

Sinopse: Um dos principais nomes no concorrido segmento de literatura jovem atual, Marissa Meyer recria o passado da famosa Rainha de Copas, personagem do clássico Alice no País das Maravilhas, no aguardado lançamento Sem coração. Conhecida pela série Crônicas Lunares, na qual reconta tradicionais contos de fadas como Cinderela e Branca de Neve com uma abordagem futurista e inusitada, Marissa Meyer alcançou o topo da lista dos mais vendidos do The New York Times com Sem coração, e a preferência dos leitores com suas tramas de ritmo ágil e final surpreendente. Com uma narrativa cinematográfica, Meyer oferece uma visão do País das Maravilhas diferente de qualquer outra já imaginada até aqui ao contar a história de Catherine, garota cheia de personalidade que sonhava ser uma confeiteira famosa e só queria viver seu primeiro amor, mas que diante dos golpes do destino acabou se tornando a temida Rainha de Copas. Marissa Meyer é um dos nomes confirmados para participar da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 3 a 12 de agosto.

Contos de fadas revisitados.

Catherine era uma das garotas mais desejadas do País das Maravilhas e a favorita do ainda solteiro Rei de Copas, mas seus interesses eram outros. Por seu talento na cozinha, ela só queria abrir uma confeitaria em sociedade com sua melhor amiga e oferecer ao Reino de Copas os mais deliciosos doces e bolos.

Porém, de acordo com sua mãe, era uma ideia inaceitável para a jovem que poderia ser a próxima rainha. Em um baile real em que o rei pretende pedi-la em casamento, Cath conhece Jest, o belo e misterioso bobo da corte. Pela primeira vez, sente a força da pura atração. Mesmo correndo risco de ofender o rei e contrariar os pais, ela e Jest iniciam um relacionamento intenso e secreto.

Cath está determinada a escolher o próprio destino e se apaixonar nos seus próprios termos. Mas em uma terra repleta de magia, loucura e monstros, o destino tem outros planos...

A aclamada autora das Crônicas Lunares oferece uma visão do País das Maravilhas diferente de qualquer outra já vista e conta a história de uma garota que viria a ser um dia a famosa Rainha de Copas.



“Três suculentas tortas de limão cintilavam diante de Catherine.”

Este é um livro que tem 2 partes completamente diferentes; a primeira é bem chata, boba e um tanto quanto repetitiva, mas a segunda... ela realmente começa a mostrar o passado da Rainha de Copas e foi onde o livro deu um puta levante, pois se ele ficasse na mesma vibe de antes, ele seria mega chato.

Antes dela ser a Rainha de Copas, ela era Catherine, uma pessoa que amava cozinhar e tinha uma mãe mala que queria casá-la com o Rei e sempre a criticava. O casamento pode fazer seus sonhos ruírem, afinal, ela quer ser uma grande confeiteira, já que todos amam seus doces. Mas, aos poucos e com presença de bons personagens, ela se transforma na Rainha da história da Alice.

Na primeira parte, foi chato, muito chato e repetitivo, a coisa não saia do lugar, bolo pra cá e para lá, Cath era ok demais, boba demais e os outros personagens não foram bem construídos e nem eram interessantes, a história narrava dias e dias com bolos e a tentativa de fugir do Rei.

Mas, quando Jest entra na história e ela meio que começa a se apaixonar por ele, os recantos escuros e as pessoas do reino que ela passa a conhecer, como o Chapeleiro, ela vê a vida com outros olhos e percebe que ela não quer ser Rainha e sim, viver um amor, ser feliz e ter sua confeitaria, mesmo que para isso precise passar pelos pais malucos dela.

As partes com Jest e as histórias que alí se desenrolam são as melhores, e é onde o livro ganhou em ação, aventura e dinamismo. A história muda completamente e começamos a perceber a mudança na meiga Cath, claro que os motivos reais eu vou deixar em aberto porque senão é um mega spoiler, mas vocês podem imaginar...

Como disse, a segunda parte do livro foi onde realmente me agarrei nele, as mudanças, os personagens e suas atitudes, parecia outro livro e confesso ter ficado feliz que realmente mudou o tom, senão, acho que teria desistido. E olha que curto bastante as coisas da Marissa.

Para quem quer saber a origem da Rainha de Copas e algumas outras informações, vale a leitura, no início demora a engrenar, mas aos poucos a gente se apaixona e (quase) entende o motivo do ‘Cortem as cabeças!!”

14 comentários

  1. ah eu AMO tudo que tem a ver com alice no pais das maravilhas, adorei conhecer esse livro que conta a historia da rainha de copas e á quero ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?
    Poxa, eu realmente não conhecia esse livro! Achei bem bacana ele expor a questão da história da rainha de copas e confesso que isso me agrada, pois sempre gostei dela. Pena que a primeira parte tenha sido chatinha e boba. Mas, super leria <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Não conhecia o livro, mas achei interessante a premissa... conhecer o passado da rainha de copas deve ser interessante. Gostei da tua sinceridade, realmente é complicado quando a parte inicial de um livro não agrada e não consegue nos prender, fico feliz que tenha conseguido continuar a leitura. Por enquanto, deixarei a dica passar. Beijos

    ResponderExcluir
  4. OLá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia este livro ainda, mas a verdade e que nao senti grande vontade de fazer a leitura!

    ENfim, acho otimo que a segunda parte te tenha conseguido agradar, e minorar os problemas da primeira...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu nunca li nada da autora, mas sempre tive muita vontade. Achei muito legal você ter ressaltado a questão de o livro possuir duas partes completamente diferentes, uma ruim, uma boa, mas essa revelação me deixou bem receosa de ler, eu não sei se conseguiria superar a "parte ruim", sabe?
    Beijos ♥
    @umoceanodehistorias_

    ResponderExcluir
  6. Olá, como vai?
    Eu ainda não li esse livro, mas morro de curiosidade com ele, acho que devo gostar muito da leitura. Eu não sabia que era dividido em duas partes e achei legal saber que segunda foi melhor que a primeira para você. Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  7. eu tô louca pra ler esse livro! Se tem um universo que eu amo é a Alice. As criticas desse livro são ótimas!
    Sua resenha ficou linda, adorei demais, vou tentar encaixar esse livro na tbr do mês que vem! Valeu o estimulo.

    ResponderExcluir
  8. Oiieee

    Eu achei esse livro super triste, o final foi bemmm emotivo, e acho que me surpreendi com a carga dramática da história. Confesso que não curti a protagonista, achei ela uma chata...rsrs, mas no geral é um bom livro mesmo.-

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu sou apaixonada por releituras e quando vi este livro na bienal não pensei duas vezes antes de comprar! Eu simplesmente adorei demais, mas concordo plenamente que o inicio é um pouco repetitivo, com aquele lance que ela não queria casar e etc mas o restante foi demais e fez a história valer a pena

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Ah estou lendo outra série da autora e estou amando. Primeira vez que vejo em uma resenha do livro falando em duas partes. Espero amar de cara as duas, mas fiquei feliz em saber que a segunda melhora e muito. Gosto muito de alterações em contos conhecidos pela gente, por isso sempre tive altas expectativas para o exemplar. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Não curto muito a escrita da autora, na verdade as poucas coisas que li dela foram bem entediantes. Acho que o livro realmente não é pra mim por nem gostar muito do universo do País das Maravilhas.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem Andynha?
    Eu já li algumas resenhas sobre "Sem Coração" da Marissa Meyer e a grande maioria foram super positivas. Confesso que não li qualquer livro da autora, mas tenho vontade de conhecer a escrita dela. Me chama atenção essa capa, é bem bonita. Adorei a sua resenha! Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Eu amo a Alice. É uma das personagens que mais me encanta. Eu vi esse livro e até pensei em comprar, pois gosto de releituras. Mas agora, lendo sua resenha, já não sei se vale apena.

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem? Ah, gosto muito de Alice no país das maravilhas desde que era criança. Confesso que fiquei bem curiosa para saber mais sobre essa releitura. Alguns autores tem uma criatividade sobrenatural. Gostei muito da resenha e da indicação. Beijos, Érika =)

    ResponderExcluir