Resenha: Dias de Despedida - Jeff Zentner

Editora: Seguinte
Páginas: 392
Ano: 2017

*Acervo pessoal*

Sinopse: "Cadê vocês? Me respondam." Essa foi a última mensagem que Carver mandou para seus melhores amigos, Mars, Eli e Blake. Logo em seguida os três sofreram um acidente de carro fatal. Agora, o garoto não consegue parar de se culpar pelo que aconteceu e, para piorar, um juiz poderoso está empenhado em abrir uma investigação criminal contra ele. Mas Carver tem alguns aliados: a namorada de Eli, sua única amiga na escola; o dr. Mendez, seu terapeuta; e a avó de Blake, que pede a sua ajuda para organizar um “dia de despedida” para compartilharem lembranças do neto. Quando as outras famílias decidem que também querem um dia de despedida, Carver não tem certeza de suas intenções. Será que eles serão capazes de ficar em paz com suas perdas? Ou esses dias de despedida só vão deixar Carver mais perto de um colapso — ou, pior, da prisão?





Tudo bem? Esse livro não é uma leitura recente, li no ano passado, porém ainda não tinha parado para escrever algo sobre ele, pois o ano passado foi bem corrido em vários aspectos, mas estava doida para compartilhar com vocês o que eu senti.
Então, cá estou!

Nesse enredo iremos conhecer Carver Briggs de apenas dezessete anos, morador de Nashville. Sabe aquela sensação de que tudo está ok ou se encaminhando? Então a vida de Carter era comum e até tranquila até que tudo acontece de uma única vez. Um certo dia enquanto esperava seus amigos o buscarem no trabalho, ele envia uma mensagem de sms para um deles, o Mars, enquanto isso Mars está no trânsito acaba batendo em um caminhão e com isso Carver perde seus amigos, pois Eli e Blake estavam juntos no mesmo carro no momento da batida em que morreram imediatamente.

A partir desse dia as coisas mudaram e muito; a mensagem de SMS jamais teve uma resposta e a culpa o incomoda desde então, pois ele não sabe se sua mensagem foi que veio a causar o acidente. Além da imensa perda que Carver está enfrentando, ele também tem de lidar com o pai de Mars, o Juíz Edwards, pois ele poderá vir a abrir um processo que irá responsabilizar Carver pelo acidente dos três amigos. Na escola sua vida não será das melhores também.. Imaginem tudo isso em cima de um jovem de dezessete anos? Para lidar com tudo isso com ele, Carver tem seus pais e sua irmã mais velha, que assim como se espera da família, lhe apoiam totalmente. Sua irmã o faz ir a um psicólogo para que ele possa encontrar ajuda para lhe dar com suas perdas e todo o resto da pressão que se instalou em sua vida.

Dias de Despedidas é uma daquelas histórias que te partem ao meio e também aquecem o coração em inúmeros momentos. Penso em Carter como um velho conhecido e senti junto com ele todas as suas dores, culpas, incertezas e afins, em vários momentos me peguei sentindo uma dor tão profunda que é como se eu mesma tivesse passando por tudo aquilo.

Eu super indico o livro, foi uma das melhores leituras de 2018.

Beijos.

16 comentários

  1. Uau, que drama gostoso de ler! Estar na situação Carver é complicado, eu gostei muito do enredo. Sua resenha ficou maravilhosa!
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  2. Aii o titulo é bem tristinho... A história parece legal!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, parece ser um livro realmente muito forte (exatamente do jeito que eu gosto inclusive). Não tinha ouvido falar nele, mas já quero ler. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  4. Esse é o tipo de livro que geralmente me deixa com ressaca literária, mas parece ser muito bonito. Ótima resenha

    ResponderExcluir
  5. Oi Karini! Esse é um livro sensível, que mesmo sendo triste por se tratar de despedida, acaba trazendo uma realidade impressionante. Tem aquele tipo de leitura que toca, que trás vários sentimentos pra gente, deixa a gente pensando na vida.. Adorei a resenha!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá.

    Ahhh, eu amei sua resenha. Adoro histórias que partem o nosso coração, mas que também aquecem. São poucas resenhas que leio deste livro, mas são sempre maravilhosas. Já vou correndo adicionar na minha wishlist. Fiquei muito curiosa.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  7. Oi Karini.

    Eu tinha visto a capa deste livro nas redes sociais, mas não tinha parado para ler uma resenha sobre ele e gostei bastante da opinião que você deixou. Espero que seja uma leitura bacana como foi com você. Obrigada pela dica.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    É tão bom quando um livro aquece nosso coração, né? Ainda não sabia sobre o que se tratava a história, mas fiquei bem empolgada depois de ler a sua resenha. Além disso, adorei a capa. Seu blog é muito bonito também, parabéns. Obrigada pela dica de leitura.

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Fiquei curiosa para saber o que vai acontecer com Carver. Gosto de leitura com essa pegada de suspense. Que bom que a leitura te agradou. Valeu pela dica.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  10. Oi Karini, sua linda, tudo bem?
    Estava louca para ler alguma resenha dos livros desse autor, depois que saiu o lançamento do seu último. Estou chocada, pois não há como responsabilizá-lo pela morte dos amigos, que juiz é esse? Ele realmente está passando por uma barra. Já vi que irei me emocionar com a história dele. Dica anotada.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  11. Oiii!

    Esse é o tipo de história que eu amo ler, gosto de histórias que me acrescentem algo e acho que é justamente isso que a do Carter vai fazer comigo!!!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Esse livro também foi uma das minhas melhores leituras do ano passado, o único que favoritei em 2018, fico contente que também tenha sido uma leitura que lhe tocou.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Karini!
    Li algumas resenhas do livro e mesmo não sendo um estilo de leitura que costumo fazer confesso que a premissa me deixa curiosa. Não seria uma leitura imediata, mas talvez leia um dia.

    Beijos,

    Rafa - Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir
  14. Oi Kah, acho esse livro muito tocante, nunca li ele mas só o enredo deixa meu coraçãozinho apertadinho e tenho certeza que vou me emocionar demais, espero realizar essa leitura assim que for possivel porque sei que vai ser muito significativa pra mim.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu estou com esse livro há alguns meses na estante e ainda não li por medo de desidratar de chorar. Acredito que seja uma história muito bonita e reflexiva, e que tem uma carga dramática forte. Mas gostei de saber que a trama tem também seus momentos mais leves e que aquecem o coração.
    Adorei a resenha e ainda quero ler esse livro, estou esperando só o melhor momento.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá Karini,
    essa dica é pra mim. Amo histórias que nos fazem sentir a dor do personagem... Só de ler sua resenha me senti comovida com as lutas que o Carver precisa enfrentar e desde já quero deixar registrado que achei meio nada a ver ele ser responsabilizado pelo acidente devido um sms. Enfim, essa é uma leitura que pretendo fazer em breve.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir