Resenha: O Mundo - Um Guia para Principiantes - Göran Therborn

Editora: Contexto
Páginas: 320
Ano: 2013
Gênero: Sociologia/ História
* Recebido de Parceria

Sinopse - Como anda o mundo no século XXI agora que a centralidade do Ocidente já não é mais dada como certa? Como é que as sociedades e culturas atuais, bem como suas respectivas interconexões, formaram-se e quais são os impulsos que movem a sociedade humana de hoje? Em suma, como está o nosso planeta neste início da segunda década do século XXI? Este é o primeiro livro que lida com a sociedade humana como um todo. Trata-se de um guia do mundo - compacto, portátil e com linguagem acessível - para principiantes após a supremacia do Ocidente e após a globalização. Ele revela a geologia sociocultural do planeta, suas principais civilizações, suas ondas históricas de globalização, seus sistemas de família-sexo-gênero e seus caminhos rumo à modernidade. Acompanha as trajetórias de vida de homens e mulheres de todos os continentes, desde o nascimento e a infância até a idade adulta, o funeral e as perspectivas de vida após a morte. Este livro destina-se a todos aqueles que, embora experientes, mantiveram uma curiosidade de principiante com relação ao mundo; àqueles que não sabem tanto quanto gostariam acerca do planeta e desejam aprender mais.
"O mundo: um guia para principiantes" é um ótimo livro de sociologia que abrange a humanidade em um contexto histórico, social, evolutivo e biológico.
O prólogo e a introdução fornecem um cenário geral do que será abordado na obra, mencionado sobre o início da humanidade, explicando um pouco sobre o que virá a seguir no livro (como por exemplo o mapa geológico sociocultural do mundo; os impulsos fundamentais que movem as sociedades humanas e assim por diante). 
A obra é dividida em quatro grandes partes: "Por que somos quem somos? Uma geologia sociocultural do mundo de hoje"; "Dinâmica Mundial: a evolução humana e seus impulsos"; "O palco mundial atual" e "Nosso tempo na Terra: trajetórias de vida".
Em "Por que somos quem somos? Uma geologia sociocultural do mundo de hoje" o autor trabalha temos como as civilizações e origens, sistemas de família-sexo-gênero, religião e modernização.
Em "Dinâmica Mundial: a evolução humana e seus impulsos" alguns dos temas abordados são: capitalismo, ecologia populacional, políticas de poder coletivo, cultura e processos globais e nacionais.
Em "O palco mundial atual" o autor discute sobre os Estados-nações, os países mais populosos do mundo, os maiores em território, as maiores economias, os mais prósperos e assim por diante.
Em "Nosso tempo na Terra: trajetórias de vida", Göran Therborn discute os estágios da vida, a infância, a juventude, a idade adulta, a terceira idade, o envelhecimento e a morte.
O interessante dessa obra é que a linguagem é de fácil entendimento, assim como o seu conteúdo. O autor utiliza ferramentas como tabelas e mapas, assim como referências de trabalhos publicados na área para deixar o leitor completamente informado sobre a trajetória da humanidade.
A Editora Contexto realizou um ótimo trabalho nessa edição, com suas folhas brancas e ótimo tamanho de fonte, além de uma revisão impecável.
"O período de uma única vida humana é muito mais curto, até mesmo na melhor das circunstâncias. No entanto, nós, seres humanos, também carregamos história mundial e geologia global dentro de nós. Todos nós nascemos no seio delas, e foram elas que determinariam, em grande medida, nossas chances de vida. Todos nós aprendemos fragmentos selecionados delas." (p. 194)

Um comentário

  1. Adoro quando encontramos obras que tem a leitura assim mais facilitada, com gráficos e páginas que interagem melhor com o leitor. Assim agrada os adultos e também os iniciantes na leitura.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir