Resenha: Titanic - A história completa - Philippe Masson

Editora: Contexto
Páginas: 272
Ano: 2019
Gênero: História
Sinopse: Aquela viagem prometia. Para alguns era a chance de "fazer a América". Para outros, a oportunidade de desfrutar do navio mais luxuoso já construído. Havia aqueles que apenas queriam fazer a travessia do velho ao novo continente. E uma multidão de tripulantes, responsáveis pela segurança e pelo conforto. Porém, a vida das mais de 2.200 pessoas que deveriam desembarcar em Nova York em 17 de abril de 1912 tomou um rumo inesperado. O Titanic não resistiu ao choque com um iceberg e pereceu nas águas profundas do Atlântico Norte. Quase 1.500 morreram no mais impressionante desastre marítimo já visto. Philippe Masson, um dos maiores especialistas navais do mundo, nos leva a bordo do Titanic. Seguimos com ele os botes salva-vidas, os navios que receberam pedidos de socorro e acompanhamos, também, a agonia dos que estavam em terra esperando informações precisas. Conhecemos, ainda, a vida pós-Titanic e o que mudou depois o desastre. Repleta de mapas, ilustrações, quadros e fotos, Titanic: a história completa surge como a obra definitiva sobre a verdade de uma das maiores tragédias do século XX.



"Titanic - a história completa" é um livro extraordinário que conta uma das maiores tragédias da humanidade e que muitos conhecem apenas a versão romanceada dela (através do filme com o Leonardo di Caprio).

Philippe Masson é um historiador incrível e trouxe em detalhes a história do Titanic. O livro é dividido em uma apresentação e mais 7 capítulos. O leitor realmente embarca no navio e conhece cada cantinho dele. Por exemplo, existe uma tabela com todas as características, como a altura em relação à linha de flutuação, o número de chaminés, do que o casco era feito e como funcionava a sua propulsão. São informações técnicas, mas que nos fazem compreender cada detalhe do navio. Vocês sabiam que a piscina de 10 m x 5 m era uma inovação do transatlântico?

"A decoração é uma prova disso... o Modern Style não foi adotado nos gigantes dos mares e o classicismo reina absoluto, excessivo às vezes, como se constata no transatlântico France, cujo lançamento coincide com o do Titanic." (p. 36)

O que é interessante é que o historiador mescla o texto com imagens, diagramas, mapas e tabelas que tornam a leitura mais dinâmica.

Temos também toda a contextualização histórica e econômica da época, que nos faz compreender as diferenças de instalações de acordo com as classes sociais.

"Uma sombra não deixa de pairar sobre alguns membros da tripulação, ligada ao desprezo dos anglos-saxões em relação aos latinos. Desprezo que não poupa os franceses e que só desaparecerá após a guerra de 1914-1918, quando se constatará que a França do Marne ou Verdun não corresponde à nação corrompida que se imaginava. Esse desprezo vai custar caro ao pessoal do restaurante à la carte, integrado essencialmente por italianos e franceses." (p. 154)

A narrativa detalhada do acidente também ilustra muito bem os acontecimentos e perdas que ocorreram nesse fatídico dia.

"De tempos em tempos, esses túmulos recebem a visita dos últimos sobreviventes. Há um ponto sobre o qual todos eles concordam: o Titanic não deve nunca ser resgatado. Os destroços não devem ser profanados. Não se trata de um sítio de exploração nem de um monumento, mas de um túmulo no qual os desaparecidos, aqueles que ficaram no interior do navio, devem poder continuar a descansar em paz." (p. 213)

13 comentários

  1. Olá, Carolina.

    Assim como eu, para quem é fã do filme com certeza esse livro é um prato cheio, ainda mais por conhecermos mais a respeito do navio através dele.
    Gostei da sua resenha, aguçou minha curiosidade a respeito da leitura!

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?

    Eu sou apaixonada com o filme, e eu amaria ler esse livro, ainda mais pelo autor mesclar o texto com imagens, diagramas, mapas e tabelas, adoro livros nesse estilo, acho bem interessante.
    Já coloquei o livro na minha listinha. Obrigada por compartilhar!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Este último trecho que você selecionou é de arrepiar! :( Por mais que eu tenha assistido a versão romanceada, é impossível não recordar, depois de ler este trecho, o momento em que a Rose morre e todos os que tinham falecido a recebem dentro do Titanic. Meus olhos se enchem de lágrimas só em lembrar desta cena, que foi de partir o coração.

    Eu sempre quis saber mais sobre o Titanic, sobre este desastre que levou tantas vidas e marcou para sempre muitas famílias. É claro que lerei o livro, se Deus quiser. Mesmo sabendo que vou me emocionar muito, recordando as cenas do filme e pensando nas pessoas que não sobreviveram. Mesmo que o filme tenha trazido o romance entre Rose e Jack, utilizando a ficção, ele mostrou muito do desespero de todos ali presos, a falta de botes suficientes, mães que morreram com seus filhos nos braços, pessoas que imploraram por ajuda... é difícil pensar em tudo isso. É muito triste.

    ResponderExcluir
  4. Já quero esse livro pra ontem. Adoro essa história, sempre fui curioso em relação aos acontecimentos do Titanic e desenho demais saber o conteúdo dessa obra agora. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  5. Olá, amei saber da existência do livro, me parece que o autor fez um ótimo trabalho ao reconstituir a história do Titanic.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu sou muito fã de documentários como esse, porque além da gente poder ler, trás muitos detalhes e fatos que a gente desconhece, por conhecer a história somente pelo que foi divulgado e passado no filme. A possibilidade de ver como foi o maior navio daquele tempo, e também o que culminou no maior desastre marítimo é impressionante. Amei conhecer este livro!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  7. Que legal!! Com certeza um aperitivo a mais para quem conhece a história apenas pelas lentes do cinema. Gosto deste tipo de leitura e não sabia que havia traduções para o português. O contexto histórico do Titanic é tão rico, que merece demais ser explorado. Um excelente escolha para resenha. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que tinha um livro contando a história do Titanic. Fiquei muito curiosa e empolgada para ler. Adorei a sua resenha, vou procurar essa obra depois!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Que demais!!! Eu não sabia dessa livro, mas é óbvio que fiquei super interessada. Eu sou fã do filme e amaria conhecer mais sobre o navio. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol, tudo bem? Não conhecia o livro mas já fiquei super animada só de saber que a obra é cheia de imagens, tabelas e mapas, isso além de facilitar a leitura, com certeza dá um ar mais real para o contexto todo, muito interessante. Fiquei curiosa para saber mais detalhes sobre o acidente. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  11. nossa, preciso fazer essa leitura urgente. amo toda a história acerca do Titanic, uma tragédia horrível e desde pequena tinha curiosidade em saber mais a respeito... ai veio o filme com o Leo [meu crush eterno] e o interesse só aumentou...
    dica anotada... essa quote final me deixou baqueada...
    bjs...

    ResponderExcluir
  12. Oi Carolina, como está?
    Um livro histórico sobre o Titanic é algo que a muito tempo eu queria ver! Como amante de História (e historiadora meio que por vocação, já que eu pesquiso muito para os meus livros), uma publicação dessas é um deleite, ainda que soando doloroso porque essa última quote me cortou o coração em dois! Imagina a dor das famílias que nunca puderam enterrar esses mortos que ficaram no navio.
    Abraços e beijos, Lady Trotsky...
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa esse livro está na minha lista de desejados há algum tempinho, eu quero muito ler, parece ser uma obra maravilhosa para quem é fã da história ♥

    ResponderExcluir