Resenha: O Milésimo Andar Quanto - O Milésimo Andar #1 - Katharine McGee

Editora: Rocco Jovens Leitores
Série: O Milésim o Andar #1
Páginas: 416
Ano: 2018
Gênero: Ficção científica / Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Romance 

Acervo pessoal 

Sinopse: Quanto mais alto você está, pior é a queda. Com direitos de publicação vendidos para 28 países, várias semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times e adaptação para a TV em desenvolvimento, O milésimo andar é a bem-sucedida estreia de Katharine McGee na literatura. Um romance young adult eletrizante que acompanha a vida de cinco jovens da elite de Manhattan em 2118. Neste “Gossip Girl futurista”, uma torre de mil andares abriga os moradores de uma Nova York radiante, divididos de acordo com a sua posição social – os mais ricos ocupando os andares mais altos. Neste cenário de luxo high-tech, histórias e possibilidades que se esticam até o céu, Leda Cole, Eris Dodd-Radson, Rylin Myers, Watt Bakradi e Avery Fueler, a garota geneticamente preparada para ser perfeita que parece ter tudo o que deseja e vive no milésimo andar, tentam encontrar seu lugar no topo do mundo. Mas quando se chega tão alto assim, não há mais aonde ir além de para baixo.


Olá! Esse livro não foi lançado agora, na verdade o segundo sim. Então resolvi trazer a resenha do primeiro volume, para então poder falar sobre o segundo volume. 

Minha experiência lendo O Milésimo Andar foi excelente, fazia tempo que eu não lia nada do gênero; pra mim, foi uma mistura de Gossip Girls com PLL rsrs. Mas não falo por mal, pelo contrário me agradou bastante, ainda mais por trazer tanta tecnologia ao enredo. 

Se trata de um mundo onde os carros foram automatizados e a vida, de uma maneira geral. Existe uma torre com mil andares e nela tem de tudo que se possa imaginar, parques, restaurantes caros, boates e os luxuosos apartamentos daqueles que estão na nata da sociedade.. Enquanto os andares mais baixos estão a prole, por assim dizer.. 

A história é narrada em terceira pessoa e iremos conhecer diversos personagens com personalidades bem delineadas e muito interessantes, mas dentre eles, temos cinco, que são os que mais irão se destacar na trama.

Quando o livro começa, já sabemos que alguém cai do milésimo andar, quando digo cai é literal e com isso, sabemos que alguém morreu e o livro retrocede a um período anterior a esse fato para que possamos entender como tudo chegou até ali. Afinal a torre era para ser segura e não era para haver um espaço para o telhado. Algo tão perigoso em um mundo onde a segurança é uma das prioridades.

Bom, vamos conhecendo os personagens do enredo e aos poucos nos pegamos absolutamente envolvidos na trama e tentando imaginar quem foi aquela que caiu da torre. Juro que eu não imaginei essa pessoa nem por um segundo. Tinha imaginado duas outras personagens e não foram elas. Isso me deixou bem feliz, pois em geral eu de consigo prever com muita antecedência esses mistérios; mas não dessa vez. 

Dentre dos jovens mais ricos e deslumbrantes que iremos temos Avery, que foi geneticamente selecionada para ser a melhor mistura de dna entre seus pais. Ela foi "programada" para arrancar suspiros e de certa maneira inveja de todos ao seu redor. Quem Lê isso, pensa que ela é esnobe ou horrível como pessoa,  mas ao contrário disso, a seleção incluía tudo de melhor e de fato a Avery é uma personagem incrível. Gentil, linda, carismática, se preocupa com os outros e guarda um enorme segredo. Como se não bastasse toda a sua beleza, ela também vive no milésimo andar com seus pais e seu irmão adotivo. Eles são tipo os top dos top. Atlas, irmão de Avery, nos é apresentado também na história, mas um pouco mais tarde, pois após alguns eventos que ocorreram durante as férias ele simplesmente sumiu. A família insiste em manter as aparências e dizer que ele tirou um ano sabático e que logo logo estará de volta, mas na realidade eles não tem a mínima ideia de onde ele está ou por qual motivo ele está fazendo isso. Ele mantém algum contato com Avery de vez enquanto; através de ligações breves. 
Iremos conhecer Leda, uma das meninas mais insuportáveis e invejosas que já vi nessa história e olha que tem outras que não tem destaque, mas que demonstram ser tipo ela.. Desde o começo não simpatizei em nada com ela. Nas férias rolaram algumas coisas, essas férias tinham Atlas, Avery e outros e depois disso, ela que já estava por um fio se afundou mais nas drogas, tendo ido parar em uma clínica de reabilitação por cerca de dois meses. Quando ela retorna, Avery, que é sua melhor amiga desde sempre, quer saber por onde ela andou, e o que aconteceu.. Mas Leda simplesmente começa a guardar segredos, sobre sua reabilitação e também sobre ter transado com Atlas nas férias, depois que Avery foi levado ao hospital para uma cirurgia por uma queda. Aí as coisas já começam a tomar certa forma.. Já que temos Atlas sumindo após as férias e após transar com Leda, Leda se fundando em drogas e guardando segredos de sua melhor amiga.. e Avery, muito triste com o sumiço de Atlas, guardando seu próprio segredo e se afastando cada vez mais de Leda. Quando ela descobre do envolvimento de Leda e Atlas é que a amizade descamba de vez. Simplesmente não tem mais nenhuma relação normal ou situação normal entre as duas e vocês irão entender o motivo quando ler. Sobre esse assunto, vou parar por aqui. 

Além dos personagens mencionados, vamos conhecer Eris, que é naturalmente deslumbrante e tem um pai e mãe maravilhosos, ela também é da alta sociedade, sua mãe, ex modelo e seu pai um homem muito bem posicionado no ramo da beleza. Existe um sentimento bem gostoso de se lê quando mencionam a família de Eris. Até que tudo desmorona, Eris está prestes a completar dezoito anos e com isso precisa passar por alguns procedimentos para garantir sua herança e essas coisas.. E é quando um segredo é descoberto e há a separação dos pais de Eris; e ela e sua mãe vão parar nos andares mais inferiores, sem dinheiro e sem nada. Uma mudança radical, para alguém que estava acostumada a ter tudo, fama, glamour, dinheiro. Eris estava envolvida em um relacionamento com dos caras mais fechados e também ricos. Mas não vou entrar em detalhes sobre ele, pois apesar de ele aparecer bastante, ele não é o x da questão aqui. 

Vamos conhecer alguns personagens dos andares de baixo, dentre eles os mais importantes nessa trama que são Watt, um jovem de dezessete anos muito inteligente que usa um sistema ilegal e com isso é um hacker bem sucedido e também Rylin, que vive no limite da pobreza para conseguir sustentar sua irmã, pois ambas perderam a mãe e com isso Rylin parou de estudar e trabalha para sustentá-las. Ela tem um namorado traficante e em dado momento acaba se envolvendo com o antigo patrão de sua mãe. Indo trabalhar para ele como sua empregada e aos poucos eles por terem perdido os pais e terem coisas em comum, acabam desenvolvendo um relacionamento amoroso o que leva Rylin aos andares superiores e a conhecer pessoas que nunca tinha conhecido de verdade antes. No caso de Watt, ele é contrato por Leda, ele não, seu codinome Nadia, para executar alguns trabalhos de espionagem sobre a vida de Atlas, pois Leda está obcecada por ele e isso só piora. Ela não assume suas culpas por usar drogas, anterior ao seu envolvimento com Atlas ou qualquer outra coisa, ela sempre tem uma desculpa e acaba pondo a culpa de seus problemas nos outros. Em Avery, em Atlas e por aí vai. Sempre afirmando que não pode confiar em ninguém. 

Tem uma personagem que eu gostei muito, que foi a Mariel, e ela se conecta com a Eris de uma forma muito especial. Foi um casal que torci muito. Eris é conhecida por nunca se aprofundar em relacionamentos e sempre terminar com quem tivesse saindo, antes que ficasse sério e pela primeira vez, ela tem alguém que consegue ultrapassar todas as suas barreiras. 
Vou parar por aqui sobre elas também. 

Bom, a premissa do enredo é essa.. alguém caiu ou pulou ou foi jogado da torre do milésimo andar, onde vive a família de Avery, foi uma mulher e somente no final é que sabemos quem foi e sinceramente me bateu uma tristeza tão grande. Eu realmente tinha esperanças e expectativas imensas para essa personagem. Que não era tão perfeita assim, que estava passando por diversos problemas e que ainda assim parecia haver uma esperança para ela. Mas infelizmente ela morre. 

O livro é cheio de segredos, mistérios, surpresas e nos deixa ávidos por mais a cada página virada e o mais importante, pelo menos pra mim, o final me surpreendeu de verdade e me deixou louca de curiosidade para saber o que viria no próximo volume. E ainda bem que eu não li assim que saiu, se não eu teria ficado louca pela continuação. O meu intervalo entre o final da leitura do primeiro livro para o segundo foi bem pequeno e logo logo conto em outra resenha o que eu achei!

Só posso afirmar e reafirmar que O Milésimo andar é muito bom!
Leiam!

9 comentários

  1. Eu tenho um marcador de páginas desse livro, mas não li ele Ainda e nem sabia que tinha segundo kkkk
    Adorei essa resenha, eu tô numa vibe boa de YA e acho que vou gostar desse livro, vou procurar ele na amazon pra comprar, amei a dica!

    ResponderExcluir
  2. não cconhecia esse livro, achei bastante interessante apesar de nao curtir muito o genero. Vou deixar anotado aqui para quando eu quiser ler algo fora da minha zona de conforto <3

    ResponderExcluir
  3. eu já quero demais o segundo justamente por ter adorado esse, e aquele final foi muito muito bom, eu amei a obra e preciso da continuação na minha mesa kkk.

    ResponderExcluir
  4. Oiii

    Li esse livro há algum tempo, mas pra mim a leitura demorou pra engatar, e apenas duas histórias me interessaram que foi da garota que morava mais abaixo e seu par romântico, os outros personagens não conseguiam captar minha atenção. Ainda assim, o mistério é bem interessante mesmo e achei o final super envolvente, mesmo não tendo sido uma leitura tão boa pra mim eu fiquei curiosa em conferir a segunda parte por conta do final que me deixou super intrigada.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. A proposta do livro parece ser interessante e intrigante, daquelas que te prendem do início ao fim. Fiquei curiosa! Mas é uma pena que seja uma série, já que eu gosto de livros únicos e corro de continuações. Quem sabe um dia eu tome coragem e encare essa história.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    A premissa é muito interessante, isso de colocar as camadas mais ricas nos andares mais altos e as pessoas com menos dinheiro nos andares mais baixos.
    Das personagens que você destacou, fiquei querendo conhecer mais a Rylin.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Menina, você me ganhou quando disse que te lembrou Gossip Girl e PLL, porque são as séries da minha adolescencia e eu as amo até hoje exatamente por isso. Conforme lia a sua resenha, mas certeza tive do que disse e fiquei ainda mais ansiosa pra ler. Já anotei a dica e espero poder conferir em breve!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Lendo a resenha parece ter algumas coisas facilmente encontrada neste tipo de história, porém parece ter aquela SURPRESA que nunca adivinho neste tipo de livro hehehe. Não sabia muito sobre a história e realmente parece ser do tipo que leio.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Ainda não estava familiarizada com essa obra. Se você me mostrasse só a capa eu já aceitaria ler!
    Fiquei curiosa com relação a misteriosa morte e o que há por trás dela, todavia fiquei com um certo receio de ser um livro com personagens e/ou com um universo muito fútil, sabe? Não estou lendo livros com essa vibe no momento.
    Adorei conhecer um pouco dessa obra e de saber a tua impressão da leitura, todavia acho que ainda vou precisar saber mais sobre a trilogia antes de decidir se dou uma chance ou não. Ainda bem que já lançaram a continuação, pois assim como você odeio esperar o lançamento da sequência. Espero que goste da continuação tanto quando gostou dessa leitura.

    Abraços,
    Andy StarBooks

    ResponderExcluir