Resenha: O Labirinto do Fauno - Cornelia Funke & Guillermo del Toro

Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2019
Gênero: Fantasia / Ficção / Literatura Estrangeira

Acervo pessoal 

Sinopse: Um dos filmes mais aclamados dos últimos tempos, O Labirinto do Fauno transborda das telas do cinema em obra que expande o universo de fantasia e horror da obra-prima de Del Toro.

Quando estreou nos cinemas, O Labirinto do Fauno encantou público e crítica com sua história que mesclava sonho e realidade, trazendo para o universo da fantasia o cruel cotidiano da Espanha fascista de Franco. Mais de dez anos depois, a produção permanece conquistando fãs e mostrando que boas histórias são atemporais.

Nesta edição mais do que especial, o escritor, diretor e roteirista mexicano Guillermo del Toro — a mente por trás do filme e um dos artistas mais inventivos dos últimos tempos — se une a Cornelia Funke, premiada escritora de contos de fadas modernos e autora da trilogia Mundo de Tinta, para narrar a jornada de uma menina pelo Reino dos Homens e pelo Reino Subterrâneo.

No ano de 1944, Ofélia e a mãe cruzam uma estrada de terra que corta uma floresta longínqua ao norte da Espanha, um lugar que guarda histórias já esquecidas pelos homens. O novo lar é um moinho de vento tomado pela escuridão e pela crueldade do capitão Vidal e seus soldados, dispostos a tudo para exterminar os rebeldes que se escondem na mata.

Mas o que eles não sabem é que a floresta que tanto odeiam também abriga criaturas mágicas e poderosas, habitantes de um reino subterrâneo repleto de encantos e horrores, súditos em busca de sua princesa há muito perdida. Uma princesa que, segundo os sussurros das árvores, finalmente retornou ao lar.

No livro, a narrativa de Ofélia é intercalada com ilustrações e contos de fadas inéditos, baseados em elementos-chave de O Labirinto do Fauno. A obra é uma impactante ode ao poder das histórias, seja em imagens ou palavras, e a sua capacidade de transformar a realidade a nossa volta.





>>>PRIMEIRA FRASE DO LIVRO<<<
"Dizem que há muito, muito tempo, uma princesa vivia no Reino Subterrâneo, onde não havia dor nem mentiras, e sonhava com o mundo dos humanos."


A primeira coisa que tenho que dizer para vocês é o quanto essa edição está linda e deixarei fotos para provar isso! A segunda é que eu amo demais a Cornelia Funke e o Guilherme del Toro.. E não esperaria nada nessa edição que não fosse incrível ou maravilhosa!

Faz anos eu vi o filme e ter a oportunidade de ler o livro foi uma experiência prazerosa e incrível!

Bom, vamos falar do que esse livro, essa história é! Ela nos faz acreditar em magia, que contos de fadas de certa maneira podem ser reais e que nunca é tarde para sonhar e usar a imaginação ou leituras para fugir desse mundo quando ele estiver cheio demais para estarmos nele!

Ofélia é a nossa protagonista e uma menina que acredita na magia, em contos de fadas e dias melhores. Que tem esperança e amor no coração apesar do mundo que a cerca! E com isso, Ofélia descobre que ela não é uma simples menina, mas uma princesa chamada de um reino mágico, em um mundo subterrâneo!

Este é um conto clássico, e apesar de antigo, nunca sai de moda! E estou mais que emocionada em apresentar o livro para minha filha e também o filme!

Vocês devem talvez estar confusos se o livro é de del Toro ou da Cornelia. Ele é da Cornelia, escrito baseado no filme do Toro, porém de maneira fiel. Então vamos por da seguinte maneira... Durante o filme que assisti faz anos e amei, eu tive algumas dúvidas e Cornelia veio para sanar elas e deu um up na história a sua maneira, ainda que fiel, lendo pude entender melhor alguns pontos! A escrita é uma delícia e eu mega recomendo o livro, o filme e todo esse mundo mágico maravilhoso!

A única coisa diferente é que A Cornelia acrescenta alguns detalhes e histórias sobre o submundo que pra mim foram mega interessantes e com isso dando mais vida aos personagens com passado ou presente sabe? Dando uma base melhor para eles!

O livro prende do início ao fim e é merecedor de muitos prêmios e espero que todo mundo que ama esse tipo de enredo leia!!!! Estou muito apaixonada!!!


Vamos as fotos:




Espero que tenham gostado das minhas impressões e queiram muito ler! Vale a pena!

12 comentários

  1. Para quem gosta de psicologia junguiana, esse é O livro. Também próprio para refletir sobre o atual momento político. É uma obra extraordinária que todxs deveriam ter a oportunidade de ler e reler

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Eu achei essa edição extremamente linda quando a vi pela primeira vez, além disso me foi super recomendada pelo amigo Jeffa Koontz que leu a obra em apenas 2 dias, então diante dos elogios e também da beleza eu acabei comprando o livro. Parabéns pela resenha, gostei da suas impressões e serviu para reforçar a minha vontade em ler esse livro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Assisti ao filme pela primeira vez na aula de espanhol. Na época eu não achei tão interessante, mas alguns anos depois quando vi novamente, eu já tive uma visão totalmente diferente.
    Tenho curiosidade para ler o livro e para ter ele na minha estante. Hahaha
    Adorei sua resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Para mim, o filme é um clássico e agora que temos o livro em uma edição dessas, passa a se tornar uma leitura mais que válida! Estou esperando a minha chegar! Aliás, ótima resenha! @yelloobowxluneta

    ResponderExcluir
  5. Oi, essa edição parece mesmo um encanto. Não cheguei a ver o filme, mas amo histórias de fantasia e achei super legal a autora ter levado a trama para um livro.

    ResponderExcluir
  6. Olá

    As fotos mostram o quanto estou vacilando em ainda não ter comprado essa edição maravilhosa dessa obra que marcou minha vida e encantou milhares de pessoas pelo mundo.
    Impossível não amar esses dois autores!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiii Karini

    Que legal quandoa gente lê um livro e ama tanto. Vi o filme há anos atrás também e embro de ter gostado, estou curiosa em conferir o livro, achei essa capa aliás maravilhosa.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Estou vendo tantas pessoas falando dessa obra e dessa edição que estou muito curiosa para conhecer <3 adorei sua resenha e gostei de saber que a autora apresenta alguns detalhes diferentes. Vou colocar na minha wishlist!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  9. Acredita que eu nunca li? eu nem conhecia o livro, mas faz pouco tempo vi posts falando sobre o filme e descobri o livro e já fiquei louca para ler. É muito bom quando a gente apresente um livro que gosta tanto para nossos filhos <3

    ResponderExcluir
  10. Acredita que eu não sabia do filme? Mas eu estou querendo muito saber mais sobre após sua resenha!

    Adorei essa edição linda, adoraria ter na estante.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Eu amo o filme, fico encantada cada vez que assisto! E o que falar dessa edição, está lindissima! Eu sou muito fã da Cornelia e do Guilhermo, por isso tenho certeza que essa obra está maravilhosa, já está na minha lista de desejados.
    Quero conhecer a história, que com certeza nos traz mais detalhes!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Acredita que, apesar de muito ouvir falar, eu nunca vi esse filme? Mas depois de ver a sua resenha sobre o livro, eu fiquei louca pra ler e assistir. Vou já procurar pra sanar minha curiosidade. Amei a dica!

    ResponderExcluir