Resenha: Uma Mulher No Escuro - Raphael Montes

Editora: Companhia das Letras
Páginas: 256
Ano: 2019
Gênero: Ficção / Literatura Brasileira / Suspense e Mistério

*cedido em cortesia pela Cia das Letras*

Sinopse: Um crime brutal cometido há vinte anos, uma única sobrevivente, o retorno calculado do assassino. Em quem Victoria deve confiar? Neste thriller psicológico, Raphael Montes une romance e suspense em uma narrativa intrincada e sedutora.

Victoria Bravo tinha quatro anos quando um homem invadiu sua casa e matou sua família a facadas, pichando seus rostos com tinta preta. Única sobrevivente, ela agora é uma jovem solitária e tímida, com pesadelos frequentes e sérias dificuldades para se relacionar. Seu refúgio é ficar em casa e observar a vida alheia pelas janelas do apartamento onde mora, na Lapa, Rio de Janeiro.
Mas o passado bate à sua porta, e ela não sabe mais em quem pode confiar. Obrigada a enfrentar sua própria tragédia, Victoria embarca em uma jornada de amadurecimento e descoberta que a levará a zonas obscuras, mas também revelará as possibilidades do amor. Um psiquiatra, um amigo feito pela internet e um possível namorado — qual dos três homens está usando tudo o que sabe para aterrorizar a vida de Vic? E o que afinal ele quer com ela?
Na literatura nacional, Raphael Montes é unanimidade quando se trata de livros de suspense. Uma Mulher no Escuro traz sua primeira protagonista feminina e confirma o autor como um dos mais originais da atualidade — além de deixar o leitor intrigado do começo ao fim.



Olá queridos leitores, a resenha de hoje é nacional!
Estava ansiosa por ler esse livro e mais uma vez pude constatar o quanto a escrita do autor me agrada e é um dos meus autores nacionais preferidos. Recebi o kit de surpresa da Editora Companhia das Letras e fiquei bem contente. Aliás, minha filha também, ela pegou o ursinho para ela! Isso claro, por ela não saber o que ele representa na história!! E o quanto é macabro quando a Victoria encontra seu bichinho pichado, como aconteceu com seus pais. Vocês vão entender melhor mais abaixo!


 
Vamos ao que interessa:

Victoria Bravo acorda na madrugada e quando escuta seus pais no que parece ser uma briga, ela abraça seu ursinho, indo até eles com curiosidade e receio, mas é abordada por seu irmão Eric que a aborda dizendo que tem mais uma pessoa na casa e ela deve se esconder. Mas ela acaba sendo descoberta e durante sua fuga percebe os corpos dos seus pais ...

E é assim que nossa história começa!

Cerca de vinte anos após o assassinato de sua família e da prisão do acusado, que teve notoriedade da mídia, Victoria ainda vive os sintomas de tudo que aconteceu no seu passado. Sendo uma pessoa com dificuldades em se relacionar, a única pessoa com quem ela parece se sentir mais a vontade é sua tia Emília, seu psicólogo; ainda assim, as pessoas com quem tem algum tipo de amizade ou relação ela se mantém distante o máximo que consegue.. Ela não gosta de saber da vida dos outros, para que não queiram saber do seu passado, ainda tão marcante!

Mas algo aterrorizante acontece, Victoria chega em casa e encontra seu ursinho de infância e uma mensagem: "Vamos brincar?"

Bom.. Essa é a premissa do livro e se eu contar mais, perde a graça, então vou me ater a dizer que o autor cria um clima de terror psicológico e suspense que nos faz virar as páginas ávidos por mais e mais. E não esperem palavras e leitura tranquila, pois a característica do autor é chocar e nos sacudir! Se é que me entendem?

Eu amei a história e daria uma nota maior se algumas questões tivessem sido reveladas.. Algumas coisas ficaram em aberto e isso não atrapalhou a leitura, mas me incomodou um pouco! Pois as vezes, "eu preciso saber", ainda que eu não ligue para finais que deixam margem ou não são redondos! Senti falta disso dessa vez!Mas no geral foi uma excelente leitura e continuo querendo ler muito mais história do Raphael Montes!
 
Beijos e até mais!

12 comentários

  1. Oi Karini!
    Tô muito empolgada pra ler esse livro, nunca li nada do Raphael Montes, mas adoro um thriller/suspense! hahah
    Eu sempre gosto qnd o autor explica as coisas tim tim por tim tim, hahah
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. to querendo ler mais livros de suspense pra variar um pouco minhas leituras,adorei conhecer esse autor e esse livro

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Oiii Karini

    Eu estou louca pra ler esse livro, adorei a premisas e tenho muita curiosidade em conferir a escrita do Raphael. Apesar dos pontos que ficaram em aberto, parece ser uma leitura que vale a pena, vou tentar conferir assim que sobrar um tempinho livre

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou tentando ler algo do Raphael, mas todo mundo me indica para ler logo. O Jantar Secreto será minha próxima leitura e esse será o próximo com certeza. Pelo visto vou adorar os livros dele!

    ResponderExcluir
  5. Olá.

    Eu gosto muito de ler suspense e só de ler a resenha já fiquei sem fôlego e curiosa para saber quem está fazendo isso. haha Não li ainda nenhum livro do Raphael Montes, mas sempre vejo comentários positivos sobre a sua escrita. É um autor nacional que eu quero muito ler.

    www.vancarlos.com

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem? Estou vendo muitas resenhas positivas sobre essa obra, fico cada vez mais curiosa pela leitura, bom saber todas as características do livro inclusive que algumas questões ficaram em aberto, eu aprecio muito o gênero estão acredito que iria gostar da leitura.

    ResponderExcluir
  7. Eu também adorei ler esse livro, foi o meu segundo contato com a escrita do autor e ele me enganou direitinho kkkk não consegui ver que ficou alguma coisa em aberto, mas agora fiquei curiosa para saber o que foi que deixei passar. Gostei muito de ver a sua opinião sobre a leitura

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Estou louca para ler esse livro.
    Rapha escreve brilhantemente e merece todo o sucesso que vem conquistando pelo mundo.
    Tem em versão ebook?

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Nunca li nada do Raphael Montes, mas se tem um livro que está me chamando muito a atenção é esse. Suspense/terror/thriller sai muito da minha zona de conforto, no entanto quero muito me arriscar, ainda mais sendo nacional. Não me preocupo muito com finais abertos desde que saibam fazê-los. Dica anotada!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Como vou ler o livro em breve eu dei uma lida somente por cima na sua resenha. Já li outros livros do Raphael e gostei (me choquei com alguns), a escrita dele trás essa aversão a muitas coisas que ignoramos, e lógico todo o terror. Espero gostar também!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Tenho visto muitos elogios sobre o autor principalmente depois do lançamento desse livro. É o tipo de enredo que gosto bastante. Aquelas histórias que nos prendem do início ao fim. Ainda não tive oportunidade de ler nada do autor mas esse será o primeiro. Quem não gosta de suspense que nos tiram o sono não é mesmo? Gostei muito da resenha. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Uau! que capa linda, já me ganhou por ela, tem algumas semelhanças com livros de terror mais pesados. Ainda não conhecia o autor nem essa obra, mas pela sua resenha tem alguns pontos que ele pode ser uma possivel leitura minha. Já irei anotar sua dica e espero poder ter a oportunidade em ler em breve.

    ResponderExcluir