Resenha: Cordialmente Cruel - Truly Devious #1 - Maureen Johnson


Editora: Harper Collins Brasil
Série: Truly Devious #1
Páginas: 320
Ano: 2019
Gênero: Ficção / Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério 

Sinopse: O Instituto Ellingham é um famoso colégio privado em Vermont. Fundado por Albert Ellingham, um magnata do início do século XX, é um local maravilhoso, repleto de charadas, caminhos mirabolantes e jardins. “Um lugar”, nas palavras de seu criador, “onde aprender é um jogo.” Porém, em 1936, logo após a abertura da escola, a esposa e a filha de Ellingham são sequestradas.

A única pista digna de ser seguida é uma debochada carta listando métodos para cometer um assassinato, assinada com o pseudônimo “Cordialmente, Cruel”. A polícia não consegue resolver o crime, que se torna um dos grandes enigmas da história dos Estados Unidos. Algo como aquilo jamais poderia acontecer novamente, é claro.

Anos depois, Stevie Bell, aluna e detetive amadora, está pronta para começar seu primeiro ano no Instituto Ellingham, e tem um plano ambicioso: solucionar esse antigo caso. Isto é, depois de lidar com sua exigente vida escolar, seus deveres de casa e seus excêntricos colegas de classe.

Mas algo estranho acontece. Cordialmente Cruel faz um retorno surpresa e a morte revisita a escola. O passado ressurge das cinzas. Alguém que se safou de um assassinato ainda está vivo. Será que Stevie e seus amigos vão conseguir desvendar a identidade do dono da assinatura?

Primeiro livro de uma trilogia, Cordialmente Cruel mostra todo o talento e o amor que a escritora Maureen Johnson tem pela literatura policial, mas sem esquecer do seu público fiel, o que torna este livro uma obra rara, que mistura dois gêneros de maneira inesquecível.





Olá gente!  Hoje trouxe uma dica de leitura que eu amei demais. Se trata do livro Cordialmente Cruel da Harper Collins Brasil!
A escrita da Maureen Johson é maravilhosa e vale muito a pena se embrenhar nessa história 
 recheada de suspenses e situações inusitadas! 

O instituto foi fundado em 1936 por Alber Ellighan um grande magnata que acreditava que aprender era um jogo e que ditava regras e costumes, como qualquer um com dinheiro naquele tempo! Tendo sua localização em uma região bem isolada de Vermont, um terreno de difícil acesso, o instituto tem intenção de ser uma escola diferente, para jovens curiosos, diferentes e que tenham sede por aprender ou ser algo especifico na vida! Verdadeiros prodígios em algo!

Em uma noite de abril, Cordialmente Cruel, deu as caras no instituto, ou melhor, deixou seu rastro, pois ninguém descobriu a identidade ou identidades de Cordialmente Cruel, o que se sabe é que a filha e esposa do Sr. Ellighan foram levadas e um resgate solicitado e que jamais voltaram para casa. Sem saber se estão vivas ou mortas seguimos no enredo para os dias atuais, cerca de oitenta anos após o corrido. E é aí que conheceremos novos personagens, como Stevie Bell que estará iniciando seu primeiro ano no Instituto e com sede por desvendar mistérios, assim como Dottie a menina que viu quem estava na sala secreta no dia em que houve os sequestros! Bell tem intenção de desvendas esse grande mistério que ocorreu anos atrás, sendo apaixonada por Sherlock Holmes e outros autores tal qual Dottie em sua época! 

E claro, que no processo em que Bell estará na escola ela não apenas se empenhará em desvendar esse mistério, mas conhecerá pessoas bem interessantes e que nos darão muita margem para enredos paralelos e especulações sobre outros assuntos, e não será fácil desvendar esse crime, afinal se nesses anos todos ninguém descobriu nada, mas então o inesperado ocorre, Cordialmente Cruel retorna trazendo mais uma visita onde deixará rastro de morte. Trazendo mais mistérios a serem desvendados por Bell e para nós leitores nos deleitarmos nas pistas e no processo investigativo com a personagem!

O livro trás uma separação temporal intercalando duas épocas, a que antecede o sequestro da filha e esposa do Sr. Ellighan e após o ocorrido! 

Impressões:
Nessa história iremos conhecer personagens incríveis, críveis, inteligentes e com uma boa dose de coragem e além disso iremos adentrar na história junto com eles e desvendar alguns mistérios, enquanto outros ficará para a próxima jornada, ou próximo livro, como preferirem chamar! Cordialmente Cruel foi uma assinatura em uma carta deixada para o Sr. Ellighan, seja quem for ele ou ela ou eles, levaram a filha e esposa do dono do Instituto deixando um rastro de morte e promovendo uma tristeza e comoção e também seguindo anos a fio!

Devorei Cordialmente Cruel, ávida pelos mistérios e a escrita da autora nos permite um deleite maravilhoso imaginando os cenários que foram muito bem delineados e cheio de paisagens incríveis e objetos peculiares! A ambientação é um show a parte com certeza! Consegui imaginar com nitidez o Instituto e ficar desejando que em nosso mundo real existisse uma instituição como essa, onde os alunos podem aprender a sua maneira e onde seu idealizador pensa no aprendizado como um jogo onde se pode sempre evoluir e melhorar sua performance em vários quesitos! Todos nos campos da escola precisam jogar alguns jogos, nem que seja uma vez na semana, incluindo os funcionários! 

A personagem inicial, Dottie me conquistou para logo me deixar e isso já foi um fator que me prendeu desde o primeiro instante, a peculiaridade nos personagens, suas particularidades e características tão intrínsecas! O livro te prende do começo ao fim sem desculpas ou brechas desinteressantes! A leitura é muito fluída e os mistérios e personagens te conquistam de cara tornando a aventura ainda mais prazerosa! O enredo investigativo é uma característica da autora que eu já conhecia e na qual eu amo e o livro em questão trás uma inteligência e genialidade em suas características que encanta qualquer leitor que ame ou não o gênero!

Recomendo a leitura e convido vocês a entrarem em um Instituto peculiar e quero saber se você é capaz de desvendar esses mistérios? 



4 comentários

  1. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia este livro ainda, mas a verdade e que nao fiquei propriamente com vontade de fazer a leitura.

    Contudo, achei otimo que tenhas gostado! Especialmente que a protagonista te tenha cativado, bem como os misterios à volta das persoangens.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, gosto muito de enredos com investigações, e sabendo que esse lhe agradou pelos personagens e ambientação, fico bem animada para ler também.

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAAAAAAAAAAAH eu quero muito ler essa obra <3 Mauren não me é um nome desconhecido no meio dos autores, e saber que essa obra tem agradado muita gente tem me animado mais ainda. Amo fantasias, e obviamente essa vai para lista de desejados. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que demais! Eu não conhecia o livro e agora fiquei com vontade de ler. Deu pra sentir que vc realmente amou essa leitura. Adoro personagens inteligentes e elementos de mistério.
    Já quero

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir