Resenha: Ases nas Alturas - Wild Cards #2 - George R. R. Martin

Editora: Suma de Letras
Série: Wild Cards
Páginas: 569
Ano: 2020
Gênero: Ficção científica
* E-book recebido em parceria com a Editora.


Sinopse - Dividida em tríades e quartetos, a série Wild Cards constrói um universo abrangente que atravessa décadas e continentes para contar a história de um mundo transformado por vírus, alienígenas e novas tecnologias, mas que ainda precisa lidar com tudo que há de mais humano: guerra, sexo, dinheiro, amor e sobrevivência. Pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, um vírus alienígena atinge a Terra, dividindo a humanidade entre pessoas com incríveis superpoderes e outras com terríveis deformidades. Agora, mais de trinta anos depois, ases e curingas são parte comum da vida na cidade — mas esse frágil equilíbrio está prestes a ser testado. Depois de séculos vagando pelo espaço, uma poderosa criatura extraterrestre está vindo para a Terra. O que para alguns é uma ameaça mortal, para outros é uma sombria oportunidade: um grupo de ases e curingas começa a se reunir, planejando reinar sobre o caos. Do outro lado, super-heróis, humanos e alienígenas precisam se aliar para combater o mal que paira sobre o planeta.Wild Cards: Ases nas alturas é o segundo livro da Tríade Original e dá continuidade à série Wild Cards, editada por George R. R. Martin, o consagrado autor de A guerra dos tronos. Construído por grandes nomes da ficção científica, como Roger Zelazny, Pat Cadigan, Lewis Shiner, Walter Jon Williams e o próprio George R. R. Martin, Ases nas alturas traz personagens novos e antigos, e explora todas as nuances de um mundo transformado para sempre.

"Ases nas alturas" é o segundo livro da série Wild Cards, que fala sobre um vírus alienígena que afetou as pessoas, causando mutações e habilidades, transformando-as em Ases ou Curingas.

O segundo livro começa em 1979, com Fortunato, que tem poderes de projeção astral, telepatia, consciência ampliada entre outros, com origens tântricas. Ele é um cafetão de mulheres de alto nível, que são treinadas como gueixa e tem uma grande influência e conhecimentos das pessoas locais. 

Fortunato está procurando um indivíduo que acaba morto e que carrega uma moeda de cobre. Diante do que tem acontecido no bairro, Fortunato começa uma investigação para tentar descobrir o significado da moeda de cobre e acaba se deparando com a palavra TIAMAT.
“— Tem mais uma parte. A coisa que está por trás da moeda de Balsam é uma divindade suméria chamada TIAMAT. ”

Essa investigação e todas as respostas que Fortunato consegue dão início a uma trama que irá se desenrolar por alguns anos.

Em 1985, Jube um vendedor de jornais e revistas no bairro dos Curingas é o segundo personagem que terá um grande papel nessa história envolvendo TIAMAT. Conhecido como "A Morsa", Jube esconde de todos a sua verdadeira origem, mas uma mensagem de Ekkedeme, que trabalha para "A Rede" coloca todas as engrenagens para funcionar... Jube, Croyd, Crisálida e até mesmo o jovem Kid pterodátilo vão estar envolvido nessa busca, que será um dos focos centrais da história.

E aqui que podemos dizer que teremos o primeiro grande vilão da série e sua trupe: o líder é conhecido como "O Astrônomo" e assume várias identidades e manifesta vários poderes no decorrer do enredo. Um dos seus objetivos é recrutar o máximo possível de pessoas com habilidades para o seu grupo para conseguir por em prática o seu grande plano de dominação. Fazem parte do grupo: o Matthias, um às que tem o poder de perceber curingas e que é um policial, Kim Toy com o seu poder repleto de ferormônios e o seu marido, o Vermelho, além do Ceifador e tantos outros.

Em outro núcleo temos Maxim Traverck, um cientista desprezado que constrói um andróide de inteligência artificial chamado Modular. Conforme Modular vai atualizando seus dados, vai definindo sua personalidade e assim começa a avaliar os atos do seu criador.. 

Esse segundo livro tem ameaças tanto internas quanto intergalácticas. Aparentemente, todo mundo tem um plano para dominar o planeta Terra.

Do espaço temos uma possível invasão de um inimigo desconhecido: o Enxame. O Enxame tem fama no espaço, pois em todo o lugar que ele passa, deixa rastros de destruição. Seus ataques são rápidos e precisos e os nossos heróis terão muito trabalho nessa batalha.

E temos também os takesianos, mais conhecidos como "os parentes do Dr. Tach". Nesse livro vamos conhecer um pouco mais suas família, suas "obrigações" e as intrigas e mentiras que tornam esse núcleo surpreendente.

A grande sacada dessa série é que os autores pegam vários núcleos, cada um com a sua história e particularidades e que, inicialmente aparentam não ter nada em comum um com o outro e os unem em um história coesa, cheia de altos e baixos e surpreendentes.

É impossível citar todos os personagens que participam do livro sem soltar detalhes significativos da história, mas vou deixar alguns nomes mencionados aqui que participaram dessa continuação: Tartaruga, Peregrina, Darlinfoot, Hiram Worchester, Crisálida, Guimli, Pulso, Uivador e tantos outros. É uma diversidade tão grande de personagens, personalidades e poderes, que impressiona o leitor.

Nenhum comentário